Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 9 de 9 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 9
Questões por página:
Q769539

Leia as afirmativas a seguir:

I. Os cuidados com a higiene na manipulação de alimentos são fundamentais para controlar a contaminação dos mesmos.

II. A gestação é um período crítico durante o qual a nutrição materna não é um fator essencial na determinação da saúde da mãe e do bebê.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q770462

No Brasil, este indicador é utilizado no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) que recomenda refeições com valores de NdpCal entre:

Carregando...
Q712033

O alimento tem grande potencial de modificação e transformação, capaz de contribuir para um exercício profissional eficiente e amplo do nutricionista, principalmente no contexto da elaboração de cardápios. No que se refere a planejamento de cardápios, julgue o item a seguir.

O nutricionista responsável pela elaboração do cardápio de uma Unidade de Alimentação e Nutrição cadastrada no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) deve atentar-se ao total de calorias ofertadas nas refeições principais (almoço, jantar e ceia), que deverão corresponder à faixa de 30 - 40% do VET diário.

Carregando...
Q694332

O Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT é um programa governamental de adesão voluntária que busca estimular o empregador a fornecer alimentação nutricionalmente adequada aos trabalhadores, por meio da concessão de incentivos fiscais, tendo como prioridade o atendimento aos trabalhadores de baixa renda.

Um nutricionista fiscal do CRN foi convidado para assumir a responsabilidade técnica do PAT em três empresas. Sobre o PAT e o convite recebido acima, julgue os itens a seguir e marque a opção incorreta:

Carregando...
Q663363

A Portaria Interministerial nº 66, de 25 de agosto de 2006, que altera os parâmetros nutricionais do Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT, determina que os cardápios deverão fornecer pelo menos:

Carregando...
Q665267

O Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT busca estimular o empregador a fornecer alimentação nutricionalmente adequada aos trabalhadores, por meio da concessão de incentivos fiscais, tendo como prioridade o atendimento aos trabalhadores de baixa renda. Nele o empregador pode conceder aos trabalhadores, a seu critério, as seguintes opções:

Carregando...
Q694350

Em relação às recomendações do CFN sobre o óleo de coco, é correto afirmar que:

Carregando...
Q227989

O secretário de saúde de um município em que havia oito equipes da Estratégia de Saúde da Família, uma equipe do Núcleo de Assistência à Saúde da Família e vários equipamentos sociais, contratou um nutricionista, com o objetivo de organizar a atenção nutricional da população do município. Segundo a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN, 2012), o processo de organização e gestão dos cuidados relativos à alimentação e nutrição na rede de atenção à saúde deverá ser iniciado pelo diagnóstico.

Nesse contexto, considerando a PNAN (2012), faça o que se pede nos itens a seguir.

a) Cite dois sistemas de informação em saúde que podem ser utilizados no diagnóstico de alimentação e nutrição da população e justifique sua resposta. (valor: 5,0 pontos)

b) Identifique possíveis determinantes e condicionantes da situação alimentar e nutricional da população, considerando o processo de territorialização das equipes de atenção básica. (valor: 5,0 pontos)

Carregando...
Q66874

O Ministério do Trabalho por meio da Portaria Interministerial nº 66, de 25 de Agosto de 2006, alterou os parâmetros nutricionais do Programa de Alimentação do Trabalhador. Com relação a essas alterações, analise as sentenças abaixo e classifiqueas como VERDADEIRAS ou FALSAS:

I. (__) O percentual de calorias proteicas derivadas de proteínas utilizáveis considerado ideal é de 5 a 10.

II. (__) A realização de educação nutricional tem caráter optativo nas unidades de alimentação e nutrição .

III. (__) As refeições devem apresentar uma porção de frutas, no mínimo três vezes por semana.

IV. (__) Podem ser responsáveis técnicos pelo programa de alimentação do trabalhador nutricionistas e engenheiros de alimentos.

V. (__) O valor máximo a ser descontado do trabalhador não deve ultrapassar 20% do valor da refeição.

VI. (__) O percentual de proteínas, lipídeos e carboidratos recomendado nas grandes refeições é respectivamente de 15%, 25% e 60%.

VII. (__) As principais refeições devem conter de 600 a 800 kcals (30-40%) do VET diário e as pequenas refeições de 300 a 400 Kcals (15 a 20%) do VET diário, sendo que nos dois casos é permitido um acréscimo de até 400 Kcals (20% das calorias).

Assinale abaixo a sequência CORRETA:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) D
  • 3) Certo
  • 4) C
  • 5) E
  • 6) A
  • 7) C
  • 9) C

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282