Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 16 a 30 de 65 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 16 a 30
Questões por página:
Q726684

O Anexo II da NR-17 − Ergonomia, no que se refere ao ambiente de trabalho e à capacitação dos trabalhadores em teleatendimento/telemarketing, estabelece que:

Carregando...
Q718798

Recentemente, foi detectado aumento significativo de casos de LER/DORT em um setor de determinado hospital, em comparação com os dez anos anteriores. Por conta disso, a direção desse hospital contratou um especialista para avaliar as condições ergonômicas de trabalho nesse setor e propor melhorias.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o próximo item.

Caso sejam utilizados os instrumentos e as técnicas da análise ergonômica do trabalho, deverão ser considerados as regulações, as restrições e os limites implícitos ou explícitos impostos pelos próprios trabalhadores desse setor.

Carregando...
Q733753

No exercício de suas atividades laborais desenvolvidas em função de um contrato de trabalho no regime CLT, Arnaldo executa cotidianamente tarefas de maneira contínua que compreendem o levantamento e a deposição da carga, além do transporte de materiais cujo peso da carga é suportado inteiramente e somente por ele. De acordo com as disposições da NR-17, Arnaldo realiza transporte manual de cargas caracterizado como

Carregando...
Q733760

A atenção aos aspectos ergonômicos exige que os profissionais de segurança e saúde do trabalho fiquem atentos a aspectos que envolvem o funcionamento do ser humano, como a preferência pela escolha livre de sua postura, pelo uso alternado de sua musculatura corporal e não somente determinados segmentos corporais, intolerância por tarefas cujo tempo é imposto por uma máquina, pela gerência ou pelos clientes, dentre outros. De acordo com a NR-17, as condições ambientais de trabalho devem estar adequadas a essas características, que são identificadas como

Carregando...
Q752347

Ao conceber o projeto de uma sala de controle onde serão executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, o projetista estabeleceu um determinado valor para que a umidade relativa do ar fique em conformidade legal com a NR 17 (Ergonomia). Sendo assim, o valor fixado para umidade relativa do ar foi de

Carregando...
Q759026

Ao realizar a inspeção de rotina em uma oficina de recuperação de carteiras escolares de uma instituição de ensino, um técnico de segurança do trabalho constatou que:

• os funcionários realizavam, cotidianamente, transporte manual de madeiras pesadas;

• máquina de serra circular sem a devida proteção era utilizada pelos funcionários;

• havia pedaços de madeira e cavacos espalhados no ambiente de trabalho;

• os funcionários utilizavam capacetes durante a jornada de trabalho.

A respeito da situação hipotética apresentada e de aspectos normativos a ela relacionados, julgue o item que se segue.

A presença de pedaços de madeira e cavacos no ambiente de trabalho faz parte da organização do trabalho e, consequentemente, das condições de trabalho da oficina.

Carregando...
Q715910

Determinada empresa pretende construir um escritório de engenharia, projetos e manutenção de equipamentos hospitalares que atenda às exigências da legislação de segurança do trabalho referentes às condições ambientais de higiene adequadas e às características psicofisiológicas dos trabalhadores exigidas pela ergonomia.

Acerca dessa situação hipotética, julgue o item que se segue.

Para atender a condições de conforto, o escritório deverá contar com sistema de controle da umidade relativa do ar, de modo a mantê-la entre 30% e 40%.

Carregando...
Q740170

A ergonomia é definida, segundo a Associação Brasileira de Ergonomia, como sendo o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas e psicológicas do ser humano.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. A ergonomia visa diminuir os custos relativos ao trabalho.

II. A norma relativa à ergonomia estabelece parâmetros de adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores.

III. O estudo da ergonomia considera os indicadores relativos à melhoria contínua dos processos de trabalho.

Está correto o que se afirma em

Carregando...
Q715933

Considerando os conceitos, as causas e consequências dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais e profissionais, bem como da psicologia do trabalho, julgue o item que se segue.

Os fatores que contribuem para a ocorrência de LER/DORT incluem repetitividade de movimentos, posturas inadequadas por tempo prolongado, esforço físico, repetitividade de tarefas, pressão mecânica sobre determinadas partes do corpo, trabalho muscular estático, choques e impactos, vibração e frio.

Carregando...
Q718797

Recentemente, foi detectado aumento significativo de casos de LER/DORT em um setor de determinado hospital, em comparação com os dez anos anteriores. Por conta disso, a direção desse hospital contratou um especialista para avaliar as condições ergonômicas de trabalho nesse setor e propor melhorias.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o próximo item.

Com o objetivo de reduzir o adoecimento dos trabalhadores, a intervenção ergonômica deverá procurar a melhor forma de adaptar os trabalhadores do referido setor do hospital às condições do trabalho ali desenvolvido.

Carregando...
Q633841

Assinale a alternativa INCORRETA sobre o que é citado na NR 17 – Ergonomia.

Carregando...
Q608628

Ao caracterizar a atividade principal executada pelo trabalhador em um laudo técnico de condições de ambiente de trabalho, o engenheiro de segurança do trabalho que elaborou o documento denominou-a de “Transporte manual de sacos”. Isso significa que o trabalhador realizava atividade essencial ao transporte manual de sacos, de modo

Carregando...
Q638205

A "Saúde e Segurança" dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) é uma preocupação permanente das gestões da instituição. As ações referentes às condições de trabalho para os servidores orientam-se pela legislação vigente e, a norma de referência para abordagem dos Riscos Ocupacionais Ergonômicos e a Norma Regulamentadora 17 (N R17), denominada de Ergonomia. Pela natureza educacional da Instituição muitas das "atividades exigem solicitação intelectual e atenção constante", nos locais onde são executadas tais atividades, como por exemplo "salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros" para esses ambientes segundo a NR17 são recomendadas condições de conforto, como:

I. níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no IN METRO;

lI. índice de temperatura efetiva entre 20oC (vinte) e 23oC (vinte e três graus centígrados);

III. velocidade do ar não superior a 0,80 m/s;

IV. umidade relativa do ar não inferior a 40 (quarenta) por cento.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Carregando...
Q608632

Um profissional da área segurança do trabalho foi contratado para elaborar a análise ergonômica do trabalho. Um dos itens analisado por ele foi a condição de conforto no ambiente de trabalho, em particular a velocidade do ar conforme descrita na NR-17 − Ergonomia. O aparelho utilizado foi um anemômetro convencional e que não apresentava a escala na unidade metros por segundos, que no momento da avaliação quantitativa, indicou a velocidade média do vento de 2,7 Km/h em um determinado setor. De acordo com a NR-17, a velocidade do ar resultou em, aproximadamente,

Carregando...
Q515205

Os elementos da ergonomia visam garantir a melhor adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores.
As opções a seguir estabelecem parâmetros para a avaliação ergonômica do ambiente de trabalho, à exceção de uma.
Assinale-a.

Carregando...
GABARITO:

  • 16) C
  • 17) Certo
  • 18) C
  • 19) D
  • 20) A
  • 21) Certo
  • 22) Errado
  • 23) E
  • 24) Certo
  • 25) Errado
  • 26) D
  • 27) E
  • 28) B
  • 29) A
  • 30) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282