Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 16 a 30 de 40 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 16 a 30
Questões por página:
Q572395

No geral, a desigualdade social ocorre, nos países

chamados subdesenvolvidos ou não desenvolvidos, mediante

falta de uma educação de qualidade, de melhores

oportunidades no mercado de trabalho e também da

dificuldade de acesso aos bens culturais, históricos, pela

maior parte da população. Em outras palavras, a maioria fica

à mercê de uma minoria que detém os recursos, o que gera

as desigualdades.

Internet: (com adaptações).

Tendo o texto como motivação inicial, julgue os itens

subsequentes.

A melhoria efetiva da divisão de renda e de terras nos países em desenvolvimento pode ser uma das alternativas para o fim da pobreza e das desigualdades sociais.

Carregando...
Q622341

" a situação da classe trabalhadora, a transformação da sociedade, a cidade industrial, a tecnologia, e o sistema fabril" são {NISBET, R: 2003; 40) aspectos determinantes para o surgimento de "respostas sociológicas" no decorrer do século XIX. Esses aspectos são típicos da(o):

Carregando...
Q472783

“Atualmente, a relação cidade-campo se transforma, aspecto importante de uma mutação geral. Nos países industriais, a velha exploração do campo circundante pela cidade, centro de acumulação de capital, cede lugar a formas mais sutis de dominação e de exploração, tornando-se a cidade um centro de muitas decisões e aparentemente de associação. [...] A vida urbana penetra na vida camponesa despojando-a de elementos tradicionais: artesanato, pequenos centros que definham em proveito dos centros urbanos (comerciais e industriais, redes de distribuição, centros de decisão).” (Lefebvre. O direito à cidade, p. 74)
Muitos autores procuram enfatizar a relação entre o rural e o urbano não como desejo, utopia ou ilusão, pelos conteúdos expressos num “deve ser”, mas, sim, como evolução de configurações determinadas, analisando as interdependências entre estruturas sociais, o meio ambiente e as instituições a partir de um enfoque em sua evolução de longo prazo. Tendo em vista o pensamento de Lefebvre e a análise da relação entre rural e urbano de uma maneira geral, é correto afirmar que

Carregando...
Q553242

A partir do início do século XX, a organização dos sistemas de produção passou a obdecer os princípios do Taylorismo/Fordismo. Os impactos nas relações de trabalho e consequentemente na organização social foram intensos. Esse sistema consistia basicamente em, exceto:

Carregando...
Q553241

As corporações de ofício na Idade Média regularam todo o processo de distribuição da força de trabalho, da produção de mercadorias. Assinale a alternativa correta que corresponde, em certa medida, na atualidade, à corporação de ofício medieval.

Carregando...
Q472782

“A maneira pela qual se estratifica uma sociedade depende da maneira pela qual os homens se reproduzem socialmente. E a maneira pela qual os homens se reproduzem socialmente está diretamente ligada ao modo pelo qual eles organizam a produção econômica e o poder político.” (Ianni, 1973, p. 11)
A partir do pensamento geral de Octavio Ianni sobre estratificação social, analise as afirmativas a seguir. I. A distribuição desigual das raças ao nível da estrutura socioeconômica não é uma realidade de poucos países, mas é uma realidade presente em países pobres e ricos.
II. No capitalismo, as desigualdades sociais, econômicas, políticas e culturais são permeadas pela discriminação e pelo preconceito racial.
III. Segundo as leis da divisão do trabalho social e da estratificação social, as diferenças de classe e raça são neutralizadas no processo de organização coletiva da sociedade.
IV. Em situação de crise, a estrutura de classes se dissolve totalmente na sociedade, sejam elas classes sociais em formação, amadurecidas ou não.
Estão corretas as afirmativas

Carregando...
Q553240

Entre os gregos antigos não havia uma palavra que correspondesse ao que chamamos de trabalho. Cada atividade era definida conforme a finalidade a qual visava o trabalho de determinado profissional.
Nesse sentido, conforme Arendt, os gregos usavam as concepções labor, poiesis e práxis para definir as relações do ser humano com a transformação do mundo. Assinale a alternativa que representa a poiesis no contexto contemporâneo

Carregando...
Q553245

De acordo com Ricardo Antunes, a partir do Consenso de Washington, o capitalismo no Brasil, de modo especial a partir dos anos 1990 passou por uma série de transformações. Na sequencia desse conjunto de decisões inicia-se uma enorme onda de desregulamentação em estratégicos setores do mundo do trabalho no Brasil. Assinale a alternativa que não é pertinente ao contexto supracitado:

Carregando...
Q472792

2016_04_01_56fe882c6c603.png


“Historicamente a palavra trabalho esteve vinculada a algo ruim, negativo. De certa forma, parte dessa visão ainda se

mantém. O termo TRABALHAR provém do românico tripaliare, que no latim se transformou em tripalium, aparelho de

tortura usado para extrair confissões dos condenados. Ou seja, em sua origem, o termo pode ser associado à ideia de

sacrifício. Na Idade Média a ideia de trabalho estava relacionada ao papel de cada um na sociedade."

(Kupper, 2014, p. 101)

Ao analisar a imagem e o texto e tendo em vista as ideias de Karl Marx sobre o trabalho, infere-se corretamente que

Carregando...
Q553243

Analise as afirmações a respetio do movimento sindical brasileiro:
I. Na era Vargas o Ministério do Trabalho procura expandir as conquistas do operariado para além dos limites do Estado burguês.
II. Na década de 1990, o sindicalismo refluiu para uma ação localizada, fragmentada por setor econômico e por empresa.
III. O chamado sindicalismo propositivo promove nos anos 2000, uma transição de uma postura combativa e conflitiva, para uma postura mais adepta à negociação com empresários e governo.
Assinale a alternativa que representa o julgamento correto das assertivas:

Carregando...
Q358758

Depois que um casal do Zimbábue foi alvo de tiros no distrito de Alexandra — onde mais um imigrante foi morto — a África do Sul decidiu enviar o exército para o distrito, situado na maior cidade do país, Johannesburgo. O objetivo é tentar conter os ataques xenófobos que se alastraram pelo país e já deslocaram 5 mil imigrantes.

O Globo, 22/4/2015, p. 23 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir.

Preconceitos étnicos tendem a ser fator preponderante para gestos de violência contra imigrantes, como se observa na situação registrada no texto, no entanto, paradoxalmente, a defesa do emprego ante a chegada de mão de obra estrangeira não tem figurado como elemento desencadeador dessas manifestações violentas.

Carregando...
Q493553

Uma prova empírica irrefutável que estimulou o reexame das interpretações socioecológicas sobre a vida social urbana norte‐ americana realizadas pela Escola de Chicago, foi

Carregando...
Q165472

Nas sociedades industriais avançadas, o mundo do trabalho caracteriza-se pela

Carregando...
Q440235

Com relação a entrevista na pesquisa social, julgue os itens subsequentes.

Durante as entrevistas, alguns entrevistados recorrem a mecanismos de defesa, tais como colaboração aparente, silêncios ostensivos, esquecimento protetivo, entre outros.

Carregando...
Q440240

Acerca da problemática da divisão sexual do trabalho na sociedade, julgue os itens seguintes.

A reflexão acerca de relações sociais sexuadas inclui a divisão sexual do trabalho.

Carregando...
GABARITO:

  • 16) Certo
  • 17) D
  • 18) A
  • 19) C
  • 20) B
  • 21) B
  • 22) E
  • 23) E
  • 24) D
  • 25) B
  • 26) Errado
  • 27) A
  • 28) A
  • 29) Certo
  • 30) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889