Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 16 a 30 de 352 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 16 a 30
Questões por página:
Q738990

No que diz respeito à economia da cultura e à preservação do patrimônio cultural, julgue o próximo item.

Cada segmento cultural tem uma ou mais cadeias produtivas, isto é, sequências de etapas de produção, até que o produto esteja pronto e possa ser colocado à venda. Essas etapas podem ser realizadas por diferentes agentes econômicos, desde que relacionados uns aos outros.

Carregando...
Q787500

Com a inflação piorando mês a mês, o presidente lançou, no fim de 1962, um plano preparado por Celso Furtado, ministro extraordinário para assuntos de desenvolvimento econômico. O objetivo era conciliar crescimento com reformas sociais e combate à inflação. Segundo Furtado, o desafio era demonstrar, “contra a ortodoxia dos monetaristas, esposada e imposta pelo FMI, que era possível conduzir a economia com relativa estabilidade sem impor-lhe a purga recessiva”. (…)

   [O plano] adotava a visão estruturalista da CEPAL. Enfatizava a substituição de importações como meio de ampliar o processo de industrialização. Furtado acreditava que a crise econômica derivava do modelo de desenvolvimento, mas a solução não estaria no abandono, e sim no “aprofundamento do modelo, ou seja, com a ampliação do mercado interno, através da reforma agrária e de outras políticas voltadas à redistribuição de renda”

M. da Nóbrega. O futuro chegou. São Paulo: Globo, 2005, p. 265 (com adaptações)

 

Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue (C ou E) o item subsecutivo, acerca da história da economia brasileira no período de 1962 a 1967.

As reformas enumeradas na parte final do texto foram anunciadas pelo presidente, à época, como reformas de base.

Carregando...
Q787517

Uma das principais preocupações da análise econômica é com a precificação no mercado. Muitas vezes, ela ocorre de maneira ineficiente e isso acarreta importantes consequências no funcionamento da economia. A respeito desse assunto, julgue (C ou E) o item a seguir.

 

Curva de demanda de mercado com módulo da elasticidade preço da demanda inferior a um pode ser indicativa da presença de barreiras à entrada.

Carregando...
Q787497

A partir dos conceitos e das teorias usuais de concorrência perfeita, monopólio e oligopólio, julgue (C ou E) o item que se segue.

 

Um mercado com apenas dois ofertantes que seja contestável com base nos pressupostos de Baumol tem, apesar do pequeno número e grande tamanho das firmas, eficiência e preço de equilíbrio iguais aos do mercado sob concorrência perfeita.

Carregando...
Q787492

Trecho 1: Caso Cooke versus Forbes. Um dos processos na tecelagem de tapetes de fibra de cacau [Cooke] era imergi-lo em um líquido alvejante e, depois, pendurá-lo para secagem. Vapores de um produtor de sulfato de amônia [Forbes] tinham o efeito de transformar a cor brilhosa do tapete em uma cor escurecida e fosca.

(…) Uma ação foi ajuizada para impedir a manufatura de emitir tais vapores. Os advogados do réu argumentaram que, se o autor “não usasse um líquido alvejante específico, as fibras não seriam afetadas; que seu método de produção era atípico, contrário ao costume do comércio (…)”. O juiz explanou: “parece-me claro que uma pessoa tem o direito de, na sua propriedade, realizar um processo de manufatura em que se usa cloreto de estanho, ou qualquer outro tipo de corante metálico, e que seu vizinho não tem a liberdade para inundar o ambiente com gás que vai interferir na sua manufatura. Se isto pode ser imputado ao seu vizinho, então, compreendo eu, claramente ele terá o direito de vir aqui e pedir ajuda”.

 

Trecho 2: (…) Com efeito, as propostas de solução do problema da poluição causada pela fumaça, bem como de outros problemas similares, feitas por meio da tributação, se sustenta com dificuldades advindas dos problemas relativos ao cálculo, da diferença entre dano médio e dano marginal e das inter-relações entre os danos causados a diversas propriedades etc.

 

R. H. COASE. O problema do custo social. In: Journal of Law and Economics. 1960 (traduzido e adaptado).

Com referência ao que é apresentado nos trechos 1 e 2, julgue (C ou E) o item a seguir, acerca da análise de custo-benefício, com base na teoria dos tipos de mercados e de bens.

O teorema de Coase permite inferir que, eliminados os custos de transação, seria possível Cooke vender para Forbes o seu direito a ter ar limpo, de modo que este pudesse emitir os vapores de sulfato de amônia.

Carregando...
Q704349

Julgue os itens seguintes, acerca de inflação, emprego e renda.

Em uma análise sobre como o consumo pode ser afetado pelo nível de preços, percebe-se que o efeito riqueza é o responsável por um resultado inusitado: a curva de demanda é positivamente inclinada.

Carregando...
Q704375

Suponha que o preço de x seja 200 UM (unidades monetárias), que o preço de y seja 50 UM, e que a restrição orçamentária seja igual a 1.000 UM. Nesse caso, João irá demandar 20 unidades do bem y e nenhuma unidade do bem x.

Carregando...
Q704382

Se w pode assumir o valor 9 com 50% de chance ou o valor 25 com 50% de chance, então o equivalente seguro do consumidor será igual a 16.

Carregando...
Q704387

A produtividade média da firma será igual a 18L2 ! L3.

Carregando...
Q704440

Pela teoria do Ciclo-Produto, a produção de um novo modelo de veículo, com tecnologia inovadora, tende a migrar para país com baixo custo de mão de obra logo que essa se torne padronizada e pouco intensiva em pesquisa e trabalho qualificado, mesmo que esse país não possua demanda interna pelo veículo que justifique o investimento em novas plantas produtivas em seu território.

Carregando...
Q714451

Considere que u(x1, x2) = 4x11/2 + 8x21/2 seja a função utilidade do consumidor, em que xi (p1, p2, w) é a demanda do consumidor em relação ao bem i, i = 1,2, p1 é o preço do bem 1, p2 é o preço do bem 2 e w é a riqueza do consumidor. Nessa situação, em relação ao comportamento do consumidor, é correto afirmar que a demanda marshalliana do consumidor pelo bem

Carregando...
Q714475

Conforme a teoria das finanças públicas, falhas de mercado impediriam uma situação ótima de Pareto. Tal teoria considera falhas de mercado a existência de

Carregando...
Q715764

Com relação à teoria do consumidor, julgue o item que se segue.

A curva de Engel é uma representação gráfica que relaciona o montante arrecadado pelo governo por intermédio de impostos com as diferentes alíquotas que podem ser aplicadas.

Carregando...
Q715771

Julgue o item subsequente, a respeito de estruturas de mercado.

A análise da competitividade permite interpretar alguns resultados observados pelas empresas, como, por exemplo, situações da ausência de equilíbrio estável em oligopólios porque as empresas ameaçam uma guerra de preços.

Carregando...
Q747623

Determinada economia é descrita pelo seguinte sistema de equações:

Nessa economia, o produto de equilíbrio é igual a

Carregando...
GABARITO:

  • 16) Certo
  • 17) Certo
  • 18) Certo
  • 19) Certo
  • 20) Certo
  • 21) Errado
  • 22) Certo
  • 23) Certo
  • 24) Errado
  • 25) Errado
  • 26) D
  • 27) A
  • 28) Errado
  • 29) Certo
  • 30) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282