Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 100 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Embora os três elementos básicos constituintes do Estado Moderno sejam o território, a população e o governo soberano, os sociólogos propuseram outras formas de analisá-lo. Uma destas propostas era a de que “devemos conceber o Estado contemporâneo como uma comunidade humana que, dentro dos limites de determinado território (...), reivindica o monopólio do uso legítimo da violência física”. Tem-se como autor dessa proposta 

Carregando...

Leia atentamente as assertivas abaixo e identifique os seus respectivos autores - se Weber, Durkheim ou Marx.

I. “O concreto é concreto porque é a síntese de múltiplas determinações, isto é, unidade do diverso. Aparece no pensamento como processo de síntese, como resultado, não como ponto de partida, ainda que seja o efetivo ponto de partida e, em consequência, o ponto de partida também da intuição e da representação”
II. “No campo das ciências sociais, [...] o que nos interessa é o aspecto qualitativo dos fatos. [...] Nas ciências sociais, se trata da intervenção de fenômenos espirituais, cuja compreensão por revivência constitui uma tarefa especificamente diferente da que poderiam, ou quereriam, resolver as fórmulas do conhecimento exato da natureza.”
III. “Muitas vezes se pensou que tais fenômenos [sociais], por causa de sua extrema complexidade, ou eram refratários à ciência, ou só poderiam entrar nela reduzidos a suas condições elementares, sejam psíquicas, sejam orgânicas, isto é, despojados de sua natureza própria. Procuramos estabelecer, ao contrário, que era possível tratá-los cientificamente sem nada retirar-lhes de seus caracteres específicos.” 

Carregando...

“Não existe qualquer análise científica puramente “objetiva" da vida cultural, ou – o que pode significar algo mais limitado, mas seguramente não essencialmente diverso, para nossos propósitos – dos “fenômenos sociais", que seja independente de determinadas perspectivas especiais e parciais, graças às quais estas manifestações possam ser, explícita ou implicitamente, consciente ou inconscientemente, selecionadas, analisadas e organizadas na exposição, enquanto objeto de pesquisa. Deve-se isso ao caráter particular do alvo do conhecimento de qualquer trabalho das ciências sociais que se proponha ir além de um estudo meramente formal das normas – legais ou convencionais – da convivência social".

A clássica reflexão de Max Weber sobre a objetividade do conhecimento destaca que as Ciências Sociais são ciências que

Carregando...

Max Weber é considerado um dos autores mais influentes entre os grandes pensadores da Sociologia. Seus trabalhos possuem enorme abrangência de assuntos, envolvendo temas do pensamento político, do Direito, da História e da Economia.

Em relação ao pensamento sociológico de Weber, é CORRETO afirmar:

Carregando...

Com base nas análises de Karl Marx e Max Weber acerca das classes sociais, das formas de produção e de reprodução de desigualdades e dos tipos de estratificação, julgue o próximo item.

Em A ética protestante e o espírito do capitalismo, Max Weber afirma que a Reforma protestante foi o fator mais relevante para a consolidação do capitalismo, na medida em que disseminou uma nova ética que visava ao acúmulo de riquezas materiais.

Carregando...

Considerando as reflexões acerca da estrutura e da organização da sociedade com base na divisão do trabalho e na dominação social, julgue o item seguinte.

No que se refere aos tipos puros de dominação, a questão mais fundamental para Max Weber é distinguir entre as formas legais e ilegais de seu exercício.

Carregando...

Assinale a afirmativa correta.

Carregando...

Sobre as noções ligadas ao conceito de racionalização em Max Weber, é correto afirmar que

Carregando...

Quanto aos fundamentos propostos por Max Weber, vinculados à noção de tipo ideal, é correto afirmar:

Carregando...

Em relação à orientação da ação no pensamento de Max Weber, é correto afirmar que

Carregando...

Com base nas análises de Karl Marx e Max Weber acerca das classes sociais, das formas de produção e de reprodução de desigualdades e dos tipos de estratificação, julgue o próximo item.

Para Max Weber, toda classe pode ser portadora de uma das possíveis e numerosas formas de ação de classe, embora isso não aconteça necessariamente.

Carregando...

Considerando as reflexões acerca da estrutura e da organização da sociedade com base na divisão do trabalho e na dominação social, julgue o item seguinte.

Segundo Max Weber, a forma de dominação por ele denominada de dominação carismática caracteriza-se, entre outros aspectos, pela existência de um líder.

Carregando...

O texto acima remete ao pensamento sobre o Estado de

Carregando...

Max Weber, considerado um dos "pais da Sociologia", adotou o método compreensivo, que se destaca por sua abordagem qualitativa, em contraposição à abordagem quantitativa de Durkheim. Esse método de pesquisa proposto por Weber foi responsável por inaugurar uma nova categoria, que será usada para a interpretação da sociedade: o tipo ideal. Ele permitirá a comparação do fenômeno particular com o tipo ideal, destacando semelhanças e diferenças. Assinale a alternativa que contém características do tipo ideal, segundo Weber.

Carregando...

Uma noção contida no pensamento de Max Weber, é que

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) B
  • 3) D
  • 4) A
  • 5) Errado
  • 6) Errado
  • 7) C
  • 8) B
  • 9) E
  • 10) C
  • 11) Certo
  • 12) Certo
  • 13) A
  • 14) D
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282