Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 186 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

O fecho das comunicações oficiais, objetiva, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, saudar o destinatário. Tratando-se de um texto dirigido para autoridade de mesma hierarquia, de hierarquia inferior, ou demais casos em que não seja de hierarquia superior a do remetente, o fecho correto a ser utilizado é:

Carregando...

Sobre os atributos da Redação Oficial:

(__) - A linguagem a ser utilizada na Redação Oficial deve ser sempre coloquial;
(__) - Pelo atributo da concisão, entende-se que a redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Sendo assim, os assuntos objetos dos expedientes oficiais não devem ser tratados de outra forma que não a estritamente impessoal;
(__) - A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. Não se concebe que um documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão;
(__) - Pelo atributo da formalidade, entende-se que as comunicações administrativas devem ser sempre formais, isto é, obedecer a certas regras de forma.

Sabendo que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, assinale a alternativa que contém a sequência correta:

Carregando...

Segundo o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, para se conseguir a impessoalidade (característica fundamental na comunicação oficial) é necessário:

  1. Introduzir nos documentos oficiais juízos de valor a respeito do que está sendo comunicado, dependendo do assunto a ser tratado.
  2. Às vezes, ter um pouco de intimidade na comunicação, pois isso facilita o entendimento das pessoas menos escolarizadas.
  3. Não fazer uso da comunicação oficial com finalidade particular, pois esse tipo de comunicação é feita exclusivamente em nome do serviço público.
  4. Obedecer às regras formais e de padronização textual, tanto para as comunicações feitas em meio eletrônico como para as impressas.

A alternativa que responde CORRETAMENTE é apenas:

Carregando...

Leia o texto.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, o trecho final do texto, em destaque, está comprometido quanto

Carregando...

Quanto à linguagem dos documentos oficiais, é CORRETO afirmar:

Carregando...

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, quanto à identificação do expediente, os documentos oficiais

Carregando...

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a redação oficial tem como finalidade básica

Carregando...

O Manual de Redação da Presidência da República prevê a utilização adequada das palavras da língua portuguesa. Assinale a alternativa que associa corretamente as palavras e seus respectivos conceitos.

Carregando...

Julgue o próximo item, com base no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).

Os assuntos objetos dos expedientes oficiais devem ser tratados de forma estritamente impessoal, uma vez que a redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos.

Carregando...

Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem informar o signatário. Assinale a alternativa que traz o padrão a ser seguido para identificação do signatário de acordo com as regras de Redação Oficial:

Carregando...

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue:

O texto de um documento oficial deve seguir a estrutura padronizada de introdução, desenvolvimento e conclusão, exceto em casos de encaminhamento de documentos.

Carregando...

Julgue o próximo item, com base no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).

O MRPR prevê somente dois fechos diferentes para as modalidades de comunicação oficial entre autoridades da administração pública: Respeitosamente, caso o destinatário seja autoridade de hierarquia superior à do remetente; e Atenciosamente, caso o destinatário seja autoridade de mesma
hierarquia ou de hierarquia inferior à do remetente. Ficam excluídas dessa norma as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios

Carregando...

O Manual de Redação da Presidência da República recomenda o emprego do padrão culto da linguagem nas correspondências oficiais. Assinale a alternativa que apresenta concordância verbal ADEQUADA, conforme tais recomendações

Carregando...

Ao redigir um documento do padrão ofício, o agente administrativo deverá observar que:

Carregando...

Julgue o item. O texto de uma ata apresenta‐se seguidamente, sem parágrafos, ocupando cada linha inteira, sem espaços em branco ou rasuras, para evitar fraudes. É geralmente lavrada em livro próprio, autenticada, com as páginas rubricadas pela mesma autoridade que redige os termos de abertura e de encerramento.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) C
  • 3) A
  • 4) E
  • 5) E
  • 6) A
  • 7) C
  • 8) D
  • 9) Certo
  • 10) D
  • 11) Certo
  • 12) Certo
  • 13) E
  • 14) D
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282