Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:
Questões com:
Excluir questões:

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...
Exibindo 1 a 15 de 162 questões. Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:

Segundo o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, para se conseguir a impessoalidade (característica fundamental na comunicação oficial) é necessário:

  1. Introduzir nos documentos oficiais juízos de valor a respeito do que está sendo comunicado, dependendo do assunto a ser tratado.
  2. Às vezes, ter um pouco de intimidade na comunicação, pois isso facilita o entendimento das pessoas menos escolarizadas.
  3. Não fazer uso da comunicação oficial com finalidade particular, pois esse tipo de comunicação é feita exclusivamente em nome do serviço público.
  4. Obedecer às regras formais e de padronização textual, tanto para as comunicações feitas em meio eletrônico como para as impressas.

A alternativa que responde CORRETAMENTE é apenas:

Carregando...

Quanto à linguagem dos documentos oficiais, é CORRETO afirmar:

Carregando...

Na Redação Oficial, o emprego dos pronomes de tratamento indicados para o Presidente da República, é:

  1. No endereçamento: A sua Excelência o Senhor Presidente da República.
  2. No vocativo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República.
  3. No corpo do texto: Vossa Excelência.
  4. Nas três partes da redação usam-se abreviaturas.

A alternativa que responde CORRETAMENTE é apenas:

Carregando...

Ao redigir um documento do padrão ofício, o agente administrativo deverá observar que:

Carregando...

Julgue o item. O texto de uma ata apresenta‐se seguidamente, sem parágrafos, ocupando cada linha inteira, sem espaços em branco ou rasuras, para evitar fraudes. É geralmente lavrada em livro próprio, autenticada, com as páginas rubricadas pela mesma autoridade que redige os termos de abertura e de encerramento.

Carregando...

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, os textos oficiais “por seu caráter impessoal, por sua finalidade de informar com o máximo de clareza e concisão, requerem o uso do padrão culto da língua”. Tal preceito está corretamente preservado em:

Carregando...

O Manual de Redação da Presidência da República recomenda o emprego do padrão culto da linguagem nas correspondências oficiais. Assinale a alternativa que apresenta concordância verbal ADEQUADA, conforme tais recomendações

Carregando...

Apesar de ser uma alternativa linguística admissível dentro do contexto poético e na linguagem literária, o uso da ambiguidade não é recomendado em texto oficiais, cuja objetividade revela-se como um fator primordial.

Identifique nos enunciados abaixo quais deles apresentam ocorrência de ambiguidade em sua construção:

  1. Meu terapeuta disse “escreva cartas para as pessoas que odeia e as queime” Fiz isso mas agora não sei o que fazer com as cartas.
  2. Motoqueiro, o capacete é a sua segurança, ponha isso na sua cabeça.
  3. Campanha do Governo do Estado contra a violência entra em nova fase.
  4. Os economistas, que são entendidos em mercado financeiro, descreveram os efeitos arrasadores dos juros que são altos.

Marque a alternativa que apresenta situação de ambiguidade.

Carregando...

Sobre o uso do e-mail nas comunicações oficiais, analise as proposições.

  1. Por ser um meio de comunicação barato, útil e ágil, o e-mail é muito atrativo.
  2. Sua mensagem, nos termos da legislação em vigor, terá valor documental, se existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.
  3. Por ser um recurso tecnológico, relativamente novo, é proibido usá-lo nas comunicações oficiais, pois grande parte do público ainda não domina essa tecnologia.
  4. É um recurso flexível, por isso não há necessidade de se preocupar com a correção gramatical.

É CORRETO o que se afirma em:

Carregando...

Leia as proposições abaixo, que tratam de “comunicações oficiais”, e coloque V para verdadeira e F para falsa.

( ) Quem comunica é sempre o serviço público.
( ) O destinatário é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública.
( ) O destinatário é exclusivamente uma instituição, órgão ou entidade pública.
( ) O que comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETAde preenchimento dos parênteses

Carregando...

Julgue o item considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial. Em atendimento à determinação da Presidência deste Conselho, encaminhamos, em anexo, as informações referentes aos recursos humanos que atuarão no Mutirão do Serviço Social, nos dias 2 e 3 de março de 2019.

Carregando...

De que se trata ato administrativo expedido por autoridade pública por meio do qual instruções são dadas para a execução de um serviço, uma lei, regulamento, nomeação, demissão ou medida disciplinar?

Carregando...

A atividade da Secretaria escolar envolve a preparação, redação e expedição de correspondências administrativas, tais como: ofícios, requerimentos, circulares, relatórios e outros. Ao redigir um ofício o secretário deverá observar que:

Carregando...

Conforme o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, as comunicações oficiais devem possuir os seguintes elementos: I. Pessoalidade. II. Formalidade. III. Linguagem culta. IV. Clareza.

Carregando...

O documento firmado por servidor em razão do cargo que ocupa, ou função que exerce, declarando um fato existente, mas que não consta em livros, papéis ou documentos em poder da Administração é denominado:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) E
  • 3) B
  • 4) D
  • 5) Certo
  • 6) C
  • 7) E
  • 8) E
  • 9) C
  • 10) C
  • 11) Certo
  • 12) D
  • 13) A
  • 14) B
  • 15) B
  •  

Questões de concurso

Nesse texto você vai saber tudo sobre nosso site de questões de concurso, verá também questões de concurso por assunto, questões de concurso público com gabarito e muito mais! Com toda a certeza se você utilizar uma plataforma online, como a do aprova questões para responder questões de concurso, sua preparação ficará ainda melhor.

Responder questões de concurso

Em resumo é muito importante que ao se preparar para concursos, você comece pela leitura do edital para identificar dentro da bibliografia recomendada quais são os assuntos e temas que deverá estudar para conquistar sua vaga no serviço público. Feito isto, você pode optar por estudar com um curso online, de preferência que possua videoaulas e não apostilas, que expliquem e exemplifiquem todo o conteúdo. Optando por aprender o conteúdo de maneira online e com videoaulas, você poderá se preparar em qualquer lugar, e no horário que achar melhor conforme a sua rotina de trabalho ou de atividades que precisa realizar no dia a dia.

E depois que você já tiver lido e revisado todo o conteúdo, a melhor maneira de fixar tudo, testar e saber quais pontos você precisará dar mais atenção, é responder questões de concurso. Busque por concurso, assunto ou disciplina ou até mesmo pela última prova aplicada pelo órgão que você deseja ingressar. É possível também utilizar o filtro para selecionar tudo que já foi aplicado para o cargo que você deseja conquistar, selecionando ainda pelas bancas, também chamadas de organizadoras dos concursos públicos ou ainda pelo ano de aplicação das provas.

Da mesma maneira, você pode selecionar questões por instituição ou órgão público (por exemplo: Prefeituras, Secretarias Estaduais, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, entre outros); ano de aplicação (desde 1996 até o ano atual); disciplina (Administração, Língua Portuguesa, Matemática, Economia, Antropologia, Artes, Direito do Trabalho, Filosofia, Biologia, e muitas outras); nível de escolaridade (fundamental, médio ou superior); modalidade (múltipla escolha, discursiva e certo/errado) e ainda área de formação (Agronomia, Engenharia Civil, Jornalismo, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Medicina e muitas outras opções).

E ainda, se você deseja ver questões de concursos públicos com vídeo resposta fique sabendo que isso também é possível. Além de você ter acesso ao texto das questões, poderá ver uma explicação sobre o tema tratado, gravada especialmente para a nossa plataforma, por um professor especialista no assunto, tema ou disciplina descrito na pergunta que você selecionou para responder. Com certeza essa ferramenta auxiliará muito no entendimento do tema e contribuirá para você conquistar a tão sonhada vaga de servidor público em qualquer órgão, seja na esfera municipal, estadual ou até mesmo federal.

Questões de concurso por assunto

Primeiramente, é importante ressaltar que nosso banco de dados possui milhares de questões de concurso público com gabarito, perguntas dos mais diversos assuntos, a fermenta é atualizada diariamente! Isso mesmo, todos os dias nossos colaboradores inserem as questões dos últimos concursos públicos realizados. E, além das questões de concurso, você também pode visualizar as questões de todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados (OAB) e Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Por exemplo, se você estuda para concursos de nível fundamental poderá filtrar apenas questões de concurso por assunto que tratem sobre equações de primeiro grau, regra três, conjuntos numéricos e operações, regras de acentuação, pontuação, entre outros temas de matemática e língua portuguesa. Por outro lado, se o seu objetivo são os certames de nível médio, poderá selecionar questões sobre conhecimentos gerais, atualidades, sistemas operacionais, planilhas de cálculos, hardware e software, probabilidade, porcentagem, regência verbal, gêneros textuais, entre outros. E se o seu sonho é uma vaga de nível superior é importante treinar com questões de direito constitucional e administrativo, segurança da informação e da internet, política, economia, estatística, geometria, sintaxe, semântica e muitos outros assuntos.

Por fim, existe ainda a possibilidade de você inserir uma anotação, referente a questão de concurso público que você está respondendo. Isso facilita muito seu aprendizado, você conseguirá gravar com mais facilidade aquele assunto complicado que precisa de atenção. Essa ferramenta foi criada para que você consiga destacar e comentar tudo o que acha importante referente ao tema estudado. E não se preocupe, a anotação é pessoal e sigilosa, somente você terá acesso e poderá visualizar o que escreveu.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282