Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 155 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q766302

Com base no texto a seguir e considerando as teorias administrativas, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. Gabriel é chefe em um dos setores de uma pró-reitoria de uma universidade federal. Com o objetivo de melhorar a produtividade da equipe, conseguiu junto à administração central que todo o mobiliário do setor fosse trocado por móveis e equipamentos de trabalho mais adequados. Acreditava que, juntamente com o aumento salarial obtido no mês anterior, a produtividade almejada seria alcançada. I. Segundo a Teoria dos Dois Fatores, de Frederick Herzberg, a iniciativa de Gabriel não será capaz de melhorar a produtividade de sua equipe, pois está relacionada a um fator higiênico. II. Segundo a Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Abraham Maslow, a iniciativa de Gabriel está relacionada às necessidades mais básicas dos indivíduos. III. Considerando as contribuições dos estudos de Hawthorne para a Escola de Relações Humanas, é possível afirmar que a iniciativa de Gabriel de fato aumentará a produtividade de sua equipe.

Carregando...
Q769154

A perspectiva comportamental da liderança tem como foco o comportamento dos líderes. Sobre essa abordagem, é correto afirmar que

Carregando...
Q768751

Com relação à compreensão sobre a evolução do pensamento administrativo, assim como suas teorias e abordagens, analise as seguintes assertivas e assinale a alternativa correta: I. A Teoria Clássica da Administração não se aplica aos dias atuais; seu valor é meramente teórico e histórico. II. As condições ambientais são suficientes para induzir o estado de motivação para o trabalho, considerando o papel dos fatores motivacionais. III. O valor dos resultados, a associação entre o desempenho e a recompensa e a associaçãoentre o esforço e o desempenho são os componentes principais da Teoria da Expectativa. IV. Arbitrariedade, despotismo e tirania, que representam violências contra os liderados, são exemplos de comportamentos de líderes autocráticos. V. Na passagem para o século XXI, o estudo da liderança focaliza o estilo motivacional, identificando um tipo de líder carismático que, além de ser inspirador, oferece recompensas materiais.

Carregando...
Q779013

Escolha a opção que corretamente se refere à liderança em seu aspecto.

Carregando...
Q769153

A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, sendo essencial em todas as funções da administração.

Para Chiavenato (2012), a liderança pode ser reconhecida de várias formas, EXCETO, como


Carregando...
Q768410

"O poder diz respeito à capacidade que A tem de influenciar o comportamento de B, de maneira que B aja de acordo com a vontade de A (...). Os líderes utilizam o poder como meio de atingir os objetivos do grupo". Sobre os tipos de poder definidos por Robbins, Judge e Sobral (2011), associe a segunda coluna com a primeira:

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo:

Carregando...
Q770376

Uma das formas de liderança mais louvadas na atualidade, principalmente porque tem surgido em empresas de setores novos que englobam negócios totalmente inusitados, formados por projetos, objetos, aplicativos, etc, se contrapõe aos objetivos de liderança no século passado que eram basicamente, e quase que exclusivamente, para a manutenção da estabilidade, do crescimento orgânico, da preservação dos lucros. O tipo de liderança desse novo líder, bastante desejável nesses setores dinâmicos e contemporâneos, é denominado

Carregando...
Q783449

A motivação no ambiente organizacional envolve diferentes abordagens, ora estudando os fatores motivacionais, intrínsecos ou extrínsecos, denominadas Teorias de Conteúdo, ora estudando o processo que conduz à motivação, denominadas Teorias de Processo. Nesse contexto, constitui exemplo dessa última abordagem a Teoria

I. da Hierarquia das Necessidades Humanas, de David McClelland, que destaca três motivos que orientam as necessidades humanas: preservação, pertencimento e autorrealização.
II. das Necessidades Adquiridas, de Abraham Maslow, que apresenta as necessidades humanas segundo uma escala de atendimento representada por uma pirâmide.
III. da Expectância, de Victor H. Vroom, que advoga que o comportamento humano é orientado para resultados e apresenta como elementos desse processo: valência, instrumentalidade e expectativa.

Está correto o que se afirma APENAS em

Carregando...
Q761778

No que se refere aos diferentes enfoques da administração, julgue o item. As teorias motivacionais de conteúdo defendem a priorização das necessidades internas das pessoas como fatores capazes de alavancar o processo motivacional.

Carregando...
Q768767

O Total Quality Management - TQM é entendida como uma filosofia que é abordada pela administração da qualidade. Essa filosofia acima de tudo, enfatiza o “total" de TQM. É um método que coloca qualidade (e na verdade, melhoramento de maneira geral) no coração de tudo o que é feito por uma operação incluindo todas as suas atividades. Acerca dos assuntos enfatizados pela TQM, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:

I. Atendimento das necessidades e expectativas dos consumidores.

II. TQM é substituta das responsabilidades da liderança gerencial normal.

III. Inclusão de todas as partes da organização.

IV. Inclusão de todas as pessoas da organização.

V. Exame de todos os custos relacionados com a qualidade, especialmente custos de falhas.

Carregando...
Q767264

Com relação às teorias da motivação, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas abaixo. Na teoria da hierarquia de necessidades de ________, comumente representada graficamente por uma pirâmide, apresentam-se, na base, as necessidades ________ e, no topo, as necessidades de ________. Já na teoria ________, proposta por ________, a satisfação e a insatisfação estão relacionadas a fatores ________ e motivacionais.

Carregando...
Q766317

Com base no texto e considerando a temática do poder nas organizações, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. Miguel é funcionário do setor de Tecnologia de Informação e Comunicação de uma universidade federal, sendo o único que conhece com detalhes o funcionamento do software de gestão acadêmica da universidade. Isso ocorre porque seus colegas de setor são todos funcionários mais novos, que não acompanharam a implementação do software. Miguel está prestes a se aposentar, mas enquanto isso não acontece é o mais requisitado quando algum problema acontece. I. A fonte de poder de Miguel na universidade, dado o conhecimento que possui sobre o software, pode ser classificada como formal, tendo como base o poder referente. II. A fonte de poder de Miguel na universidade, dado o conhecimento que possui sobre o software, pode ser classificada como pessoal, tendo como base o poder da especialização. III. Pode-se afirmar que, sempre que um funcionário recorre a Miguel para que ele resolva um problema do software, configura-se uma relação de dependência na qual Miguel é detentor de poder.

Carregando...
Q779012

Analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta.

I - Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização.
II - Segundo Chiavenato (2006, p.142), a comunicação é a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informação.
III - Segundo Chiavenato, Motivação "É tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma, ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão a um comportamento específico".

Carregando...
Q762125

A respeito de organização, direção e controle, julgue o item. Os fatores motivacionais que influem no comportamento de trabalho das pessoas são também chamados de fatores extrínsecos.

Carregando...
Q761657

Julgue o item. A maior responsabilidade pela resolução de conflitos cabe ao líder do grupo, mas esta não é uma regra enrijecida. Aguçar as divergências em um conflito é uma técnica utilizada pela liderança para solucioná‐lo.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) B
  • 3) B
  • 4) A
  • 5) A
  • 6) D
  • 7) D
  • 8) C
  • 9) Certo
  • 10) C
  • 11) D
  • 12) E
  • 13) E
  • 14) Errado
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282