Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 60 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q782633

Leia atentamente as assertivas abaixo e identifique os seus respectivos autores - se Weber, Durkheim ou Marx.

I. “O concreto é concreto porque é a síntese de múltiplas determinações, isto é, unidade do diverso. Aparece no pensamento como processo de síntese, como resultado, não como ponto de partida, ainda que seja o efetivo ponto de partida e, em consequência, o ponto de partida também da intuição e da representação”
II. “No campo das ciências sociais, [...] o que nos interessa é o aspecto qualitativo dos fatos. [...] Nas ciências sociais, se trata da intervenção de fenômenos espirituais, cuja compreensão por revivência constitui uma tarefa especificamente diferente da que poderiam, ou quereriam, resolver as fórmulas do conhecimento exato da natureza.”
III. “Muitas vezes se pensou que tais fenômenos [sociais], por causa de sua extrema complexidade, ou eram refratários à ciência, ou só poderiam entrar nela reduzidos a suas condições elementares, sejam psíquicas, sejam orgânicas, isto é, despojados de sua natureza própria. Procuramos estabelecer, ao contrário, que era possível tratá-los cientificamente sem nada retirar-lhes de seus caracteres específicos.” 

Carregando...
Q686769

Considerando as discussões a respeito da constituição da sociologia e seu estabelecimento como conhecimento científico, julgue o item a seguir.

As obras O 18 Brumário de Luís Bonaparte, O Manifesto do Partido Comunista, O capital e A ideologia alemã abordam problemas específicos, refletindo a ausência de diálogo entre as ideias desenvolvidas por Karl Marx e a fragmentação de sua teoria.

Carregando...
Q704686

Com relação à sociologia política, julgue os itens subsequentes.

Formulada no final do século XIX e início do século XX, a teoria das elites concebe a história das sociedades como a história da substituição de uma elite no poder por outra e considera que, por meio de uma revolução, é possível romper esse ciclo e instituir, de forma duradoura, um governo de massas.

Carregando...
Q705300

A relação de Karl Marx com a questão da propriedade tem contornos bem específicos: A respeito desses contornos, é correto afirmar que

Carregando...
Q705297

Sobre o conceito de relações de produção em Karl Marx, é correto afirmar que

Carregando...
Q705296

A respeito da análise dos processos sociais feita por Karl Marx, é correto afirmar que a(as)

Carregando...
Q747425

Analise o seguinte trecho sobre o conceito de alienação, de Karl Marx: “O trabalhador se torna tanto mais pobre quanto mais riqueza produz, quanto mais a sua produção aumenta em poder e extensão. O trabalhador se torna uma mercadoria tão mais barata quanto mais mercadorias cria. Com a valorização do mundo das coisas aumenta em proporção direta a desvalorização do mundo dos homens. O trabalho não produz somente mercadorias; ele produz a si mesmo e ao trabalhador como uma mercadoria, e isto na medida em que produz, de fato, mercadorias em geral." (MARX, Karl. I. O Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo, 2010).

A partir do texto apresentado sobre o conceito de alienação desenvolvido por Karl Marx, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.

( ) Descreve o distanciamento e o estranhamento na relação entre o trabalhador e o produto do seu trabalho, que não mais se reconhece nele.

( ) Refere-se ao momento em que os homens, alijados do produto do seu próprio trabalho, toma consciência de seu papel na sociedade e busca reencontrar-se consigo mesmo.

( ) A criação de valor se dá no momento em que as mercadorias os produtos produzidos pelos trabalhadores transformam-se em mercadorias e passam a circular no mercado pelo esforço direto dos que atuam na circulação.

( ) A produção capitalista, ao transformar o produto do trabalho em mercadoria, transforma o próprio trabalhador também em mercadoria, desumanizando-o.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Carregando...
Q747456

“O produto do trabalho é, em todas as condições sociais, objeto de uso, mas o produto do trabalho só é transformado em mercadoria numa época historicamente determinada de desenvolvimento: uma época em que o trabalho despendido na produção de uma coisa útil se apresenta como sua qualidade “objetiva", isto é, como seu valor. Segue-se daí que a forma de valor simples da mercadoria é simultaneamente a forma-mercadoria simples do produto do trabalho, e que, portanto, também o desenvolvimento da forma-mercadoria coincide com o desenvolvimento da forma de valor". MARX, Karl. O Capital. São Paulo: Boitempo, 2011.

A partir do texto apresentado, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo sobre a concepção de mercadoria trabalhada por Karl Marx.

( ) A mercadoria pode ser compreendida como coisa, pois tem uma objetividade inerente a sua existência como objeto do trabalho humano.

( ) O produto do trabalho só é transformado em mercadoria numa época historicamente determinada de desenvolvimento.

( ) O caráter misterioso da forma-mercadoria consiste no fato de ela refletir às pessoas os caracteres sociais do seu próprio trabalho.

( ) O caráter fetichista da mercadoria expressa formas subjetivas criadas por produtores que retratam suas ideologias como princípios universais.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Carregando...
Q675359

São características do pensamento político de Karl Marx, EXCETO:

Carregando...
Q704677

No que concerne às abordagens teóricas em ciências sociais, julgue os itens que se seguem.

Conforme a teoria clássica marxista, a consciência dos homens é que determina a realidade material, e não a realidade material que determina a consciência dos homens.

Carregando...
Q675358

Segundo Karl Marx, as desigualdades sociais são provocadas pelas relações de produção que, no sistema capitalista, dividem a sociedade em duas grandes classes sociais: os proprietários e os não proprietários dos meios de produção.

Em relação ao conceito de classes sociais em Marx, NÃO é correto afirmar:

Carregando...
Q729725

"[...] é o trabalho, por isso, uma condição de existência do homem, independente de todas as formas de sociedade, eterna necessidade natural de mediação do metabolismo entre homem e natureza e, portanto, da vida humana."

MARX, K. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1985. p. 50.

O conceito de trabalho tem muita importância no pensamento de Karl Marx e, segundo o filósofo, essa atividade tem a capacidade de emancipar o ser humano. Porém, com a consolidação do capitalismo, essa condição emancipadora do trabalho desaparece, e ele assume uma nova roupagem. De acordo com Marx, no capitalismo o trabalho

Carregando...
Q705299

De acordo com o constructo teórico de Karl Marx:

Carregando...
Q705298

Quanto ao conceito de alienação na sociedade capitalista, proposto por Karl Marx, é correto afirmar:

Carregando...
Q705301

Sobre a dinâmica das mudanças sociais, está de acordo com o pensamento de Karl Marx afirmar que

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) Errado
  • 3) Errado
  • 4) E
  • 5) C
  • 6) E
  • 7) C
  • 8) C
  • 9) B
  • 10) Errado
  • 11) D
  • 12) D
  • 13) D
  • 14) B
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282