Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 13 de 13 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 13
Questões por página:
Q791591

Julgue as assertivas abaixo, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:

 

( ) A questão social - matéria que justifica o fazer profissional — é vista como produto e cria do modo de produção capitalista, portanto, seus efeitos não podem ser enfrentados de forma moralizante e de responsabilidade individual.

( ) O cotidiano é o espaço das respostas imediatas em todas as esferas da nossa sociabilidade, inclusive as relativas ao trabalho.

( ) Uma profissão se legitima a partir das respostas que consegue emitir para usuários(as) dos seus serviços e para seus(suas) contratantes. Essas respostas podem ser maiores ou menores, dependendo da competência do coletivo profissional.

( ) A competência técnico-operativa, conjunto de habilidades técnicas necessárias para o desenvolvimento das ações do profissional, é a principal competência da formação em serviço social, destacando-se, portanto, das demais.

( ) No âmbito da competência ético-política, é importante que o profissional do serviço social, frente à realidade social, mantenha sua neutralidade na intervenção profissional.

 

A sequência correta é:

Carregando...
Q661294

Para entender o Serviço Social na contemporaneidade se faz necessário analisar o Estado neoliberal que redesenha as formas de enfrentamento da “questão social", sobretudo, através de políticas de transferência de renda direcionadas aos pobres e miseráveis, e incentiva a participação do terceiro setor e de organizações privadas no atendimento às demandas sociais. Esse posicionamento repercute diretamente nas políticas sociais e no mercado de trabalho dos assistentes sociais, nos vínculos empregatícios, na formação profissional e na própria condição de trabalhador assalariado. Diante dessa assertiva é correto afirmar que esse cenário traz sérias implicações para,

Carregando...
Q661298

A mediação é uma das categorias centrais da dialética que possui uma dupla dimensão: ontológica e reflexiva. Para Martinelli (1993) as mediações presentes no fazer profissional do Assistente Social são categorias instrumentais pelas quais se processa a operacionalização da ação profissional, é uma forma de objetivar a prática. Tomando por base essa reflexão infere-se que

Carregando...
Q632014

Tomando como base a análise de Charles Toniolo Sousa (2008), os instrumentais técnicos utilizados pelo Assistente Social em seu exercício profissional podem ser diretos ou indiretos. Os instrumentos diretos são aqueles

que permitem o contato direto do profissional com o usuário, seja para conhecimento da realidade que vai intervir ou para definir estratégias de ação a partir das demandas identificadas. A partir do exposto, observe as motivações que levam o profissional a realizar a reunião com grupos de usuários:

I. A reunião é utilizada quando o profissional precisa tomar uma decisão que envolva a coletividade.

II. É utilizada quando se trabalha com grupos em espaços coletivos, na perspectiva de promover mudanças e ampliar os direitos.

III. Quando pretende atender um número maior de pessoas que estejam vivenciando situações diferenciadas.

IV. Quando há a necessidade de construir um sólido conhecimento sobre uma determinada realidade social. Em relação ao caso exposto, analise as alternativas e marque corretamente.

Carregando...
Q651145

A instrumentalidade do Serviço Social é composta pelas dimensões ético-política (poder), teórico-metodológica (saber) e técnico-operativa (fazer), as quais interagem enquanto mediações da prática profissional, em diferentes espaços sócio ocupacionais. Dentre os instrumentais técnico-operativos utilizados pelo profissional existe um documento no qual “constam o registro do objeto de estudo, a identificação dos sujeitos envolvidos e um breve histórico da situação, a finalidade à qual se destina, os procedimentos utilizados, os aspectos significativos levantados na entrevista e a análise da situação" (FAVERO, 2009). Com base nessa descrição assinale o documento que o texto faz referência.

Carregando...
Q631990

Segundo Ana Maria de Vasconcelos (1997) o papel do assistente social está na socialização de um saber que instrumentalize a população para o acesso a seus direitos. Sendo assim, não estamos falando apenas do repasse de informações ou da realização de encaminhamentos. A partir desta prática, o assistente social possui o papel de organizar a população, mas ele não é o agente de transformação: o protagonista é a população. Esse trabalho refere-se a um tipo de prática denominada.

Carregando...
Q631697

Nas ações socioassistenciais, o compromisso de garantia do direito à informação está sustentado pelo pilar:

Carregando...
Q631988

Segundo Guerra (2000, p. 7), “[…] instrumentalidade é uma condição necessária à reprodução da espécie humana; é o momento necessário na relação homem-natureza, em resposta aos seus carecimentos materiais e espirituais […]". Em relação à instrumentalidade no Serviço Social analise as assertivas abaixo.

I. Caracteriza-se como instância de passagem que possibilita passar das abstrações da vontade à concretização das finalidades.

II. É concebida como uma propriedade, qualidade ou capacidade sócio histórica que a profissão adquire e que possibilita o atendimento das demandas e o alcance de objetivos.

III. Busca romper com o tecnicismo no interior da profissão, ou seja, não faz uso das técnicas na concretização das finalidades. A partir do exposto em relação à instrumentalidade no Serviço Social somente é correto o que se afirma em:

Carregando...
Q610582

A entrevista é uma das metodologias de intervenção do Assistente Social. Nesse sentido visando alcançar os objetivos propostos com essa metodologia de ação, há aspectos que devem ser observados pelo profissional no processo de realização dessa abordagem. Magalhães (2006) em suas argumentações aponta uma série de orientações a serem seguidas pelos profissionais quando forem utilizar a entrevista. De acordo com o disposto por Magalhães (2006), julgue as afirmativas abaixo, sobre a entrevista.

I. Em uma boa entrevista, o entrevistador precisa se aproximar do entrevistado e, para isso, precisa falar igual ao entrevistado.

II. Quando, na entrevista, há silêncio por parte do entrevistado, ao entrevistador compete interromper o silêncio já que não deve aguardar o entrevistado recuperar a fala.

III. Para a realização de uma boa entrevista o entrevistador deve direcionar as verbalizações do usuário para os objetivos do trabalho.

IV. Os roteiros de uma entrevista são fundamentais e devem ser utilizados pelo entrevistador como um questionário e que direciona a realização da entrevista rigidamente.

V. Em uma entrevista, as reflexões devem ser estimuladas, e conselhos e críticas devem ser evitados. Estão de acordo com o pensamento de Magalhães (2006) as afirmativas:

Carregando...
Q631696

A atuação interdisciplinar tem sido fortemente requisitada para os assistentes sociais na atualidade. O trabalho interdisciplinar pressupõe:

Carregando...
Q790447

A dimensão do exercício profissional que permite desvendar a realidade social, elaborar o conhecimento dos modos de vida e da cultura da população usuária e que deve ocupar lugar privilegiado no trabalho profissional é tipificada como:

Carregando...
Q231889

Com base na Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social, julgue os itens subsequentes, relativos às atribuições privativas desse profissional.

Estudos, pesquisas, planos, programas e projetos relativos à área de serviço social podem ser realizados unicamente por profissional assistente social.

Carregando...
Q231883

Considerando que profissionalização e trabalho são direitos estabelecidos pelas legislações, julgue os itens subsecutivos no que se refere ao trabalho do adolescente.

Os direitos trabalhistas e previdenciários são assegurados apenas ao adolescente aprendiz com idade igual ou superior a dezesseis anos.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) A
  • 3) D
  • 4) C
  • 5) D
  • 6) A
  • 7) B
  • 8) B
  • 9) C
  • 10) D
  • 11) B
  • 12) Certo
  • 13) Errado
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282