Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 17 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q746032

Os plastos ou plastídeos são organelas específicas das células vegetais e de determinados protistas. São exemplos de plastos:

Carregando...
Q746063

Em relação à taxonomia do peixe conhecido nos rios costeiros do Nordeste Brasileiro como o curimatã, relacione corretamente as categorias taxonômicas com seus respectivos táxons, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

A sequência correta de cima pra baixo é:

Carregando...
Q685211

No que se refere a competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de biologia, julgue o item subsequente.

Espera-se que um estudante de ensino médio, ao se defrontar com um tema específico em biologia, seja capaz de obter uma boa quantidade de informações de diferentes fontes, como textos publicados em livros, análise de imagens e leitura de entrevistas.

Carregando...
Q685122

A classificação dos organismos vivos em cinco reinos tem como base as características desses seres e objetiva agrupar as espécies de determinado reino de acordo com caracteres específicos. Acerca desse assunto e da diversidade da vida, julgue o item que se segue.

Insetos e aranhas possuem um sistema excretor único, que consiste em túbulos de Malpighi, os quais operam em conjunto com glândulas especializadas localizadas na parede do reto.

Carregando...
Q746067

O sangue pode ser dividido em uma porção plasmática composta de água, sais e proteínas e uma porção celular, composta de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. É função dos glóbulos vermelhos

Carregando...
Q733513

Considere: I. Ciclo de vida, ou seja, nasce, cresce, se reproduz, envelhece e morre. II. Corpo formado basicamente pelos elementos químicos Carbono, Hidrogênio, Oxigênio, Nitrogênio, Fósforo e Enxofre, substâncias orgânicas, como glicídios, proteínas e lipídios, e inorgânicas como água e sais minerais. III. Corpo formado por uma ou mais células, possuir metabolismo e apresentar crescimento. IV. Movimento próprio e sofrer evolução. V. Capacidade de perceber e reagir a estímulos, e de se reproduzir. As características para se considerar um organismo como ser vivo estão corretamente expressas APENAS em

Carregando...
Q746054

As células são unidades da estrutura e da função biológica. Atente às seguintes afirmações sobre os tipos celulares, sua organização, estrutura e função:

I. Embora estruturalmente menos complexas do que as células eucarióticas, as células procarióticas são funcionalmente complexas, realizando milhares de transformações bioquímicas.

II. Organismos pertencentes aos domínios Bacteria e Archaea possuem organização celular procariótica e isso significa que eles apresentam compartimentos internos limitados por membranas.

III. Organismos pertencentes aos reinos Protista, Fungi, Plantae e Animalia possuem organização celular eucariótica e possuem DNA contido em um compartimento delimitado por membrana – o núcleo.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q746061

Em relação ao sistema reprodutor humano masculino e feminino, é correto afirmar que

Carregando...
Q746039

No que diz respeito aos níveis de diversidade, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.

( ) A diversidade filogenética considera que a diversidade é maior em uma comunidade na qual as espécies são filogeneticamente mais distintas.

( ) A diversidade funcional é a maneira com que a variação dos ecossistemas e das características das espécies influenciam no funcionamento das comunidades.

( ) Segundo a diversidade orgânica, possuir a mesma história evolutiva faz com que cada espécie apresente características únicas, não compartilhadas com outros seres.

( ) A diversidade genética é gerada, principalmente, pela seleção natural, recombinação e mutações genéticas.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Carregando...
Q746058

Existem códigos internacionais que regulam a nomenclatura dos organismos vivos e fósseis, e permitem a estabilidade das denominações científicas. O Código Internacional de Nomenclatura Botânica ‒ CINB ‒, por exemplo, é um documento composto por princípios, regras e recomendações. Considerando o CINB, atente para o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) São princípios do CINB que a nomenclatura botânica seja independente da zoológica e que cada táxon tenha apenas um nome válido.

( ) São princípios do CINB que a aplicação de nomes seja determinada por tipos nomenclaturais e que a nomenclatura seja baseada na prioridade de publicação.

( ) São regras do CINB que os nomes dos táxons sejam latinos independente da sua origem e que as regras são retroativas, salvo indicação contraria.

( ) São regras do CINB que o nome científico seja um binômio e que gênero e espécie não tenham terminações fixas.

( ) São recomendações do CINB que o nome da espécie deve ser acompanhado do nome do autor e que os nomes de autores podem ser abreviados de acordo com normas específicas.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q746060

Estima-se que atualmente existem entre 5 e 50 milhões de tipos de animais, plantas e microorganismos no planeta Terra. Essa estimativa é discrepante, pois apenas pouco menos de 2 milhões foram registradas formalmente como espécie.

Considerando a taxonomia dos seres vivos, assinale a opção que preenche correta e respectivamente as lacunas do seguinte enunciado:

“Para classificar um ser vivo são necessárias três etapas fundamentais: 1) ________ , que consiste em reconhecer um táxon como igual ou semelhante a outro, normalmente utilizando ilustrações, fotografias e/ou descrições; 2) ________ , que consiste em empregar corretamente os nomes dos táxons obedecendo a um conjunto de regras e recomendações; e 3) ________ , que consiste em ordenar os táxons dentro de um sistema de classificação enquadrando-a num determinado gênero, que faz parte de uma família, que pertence a uma determinada classe e assim por diante".

Carregando...
Q685213

No que se refere a competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de biologia, julgue o item subsequente.

Um estudante de ensino médio deve ser capaz de descrever características dos seres vivos observados a olho nu, dada a dificuldade em manter microscópios nos laboratórios das escolas, o que impede a abordagem das características microscópicas dos seres vivos.

Carregando...
Q685124

A classificação dos organismos vivos em cinco reinos tem como base as características desses seres e objetiva agrupar as espécies de determinado reino de acordo com caracteres específicos. Acerca desse assunto e da diversidade da vida, julgue o item que se segue.

Após a dessecação, as sementes de determinadas plantas entram em estado quiescente (de repouso), enquanto as de outras plantas tornam-se dormentes.

Carregando...
Q746038

Relacione, corretamente, os domínios listados a seguir com suas respectivas características, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q570359

No que se refere à parede e à membrana celular, julgue os itens que se seguem.

A parede celular é uma estrutura presente em plantas,

fungos e microrganismos celulares procariontes.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) A
  • 3) Certo
  • 4) Certo
  • 5) B
  • 6) A
  • 7) D
  • 8) C
  • 9) C
  • 10) A
  • 11) D
  • 12) Errado
  • 13) Certo
  • 14) D
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282