Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 117 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

No que se refere à gestão de pessoas, julgue o item.

Na liderança democrática, o líder centraliza as decisões e impõe suas ordens ao grupo, sem incentivar a participação dos membros da equipe.

Carregando...

A respeito da gestão de pessoas, julgue o item.

Uma organização com elevado número de ausências, faltas e atrasos dos colaboradores ao trabalho tem, consequentemente, um elevado índice de absenteísmo.

Carregando...

Assinale a alternativa correta quanto às diferenças entre Grupo e Equipe.

Carregando...

O conflito é um fenômeno comum sempre que se fala de trabalho em grupo. Sempre que há pessoas entrando em
contato com outras, os conflitos aparecem. De certa forma, o conflito é algo comum sempre que indivíduos têm valores, objetivos, interesses ou ideias diferentes uns dos outros. Se até casais brigam, imagine os colegas de trabalho! Naturalmente, existem diversos tipos de conflito. Alguns são derivados de motivos mais “concretos”, enquanto outros são derivados de sentimentos e opiniões. Da mesma maneira, alguns são facilmente resolvidos, enquanto outros são de difícil tratamento.

Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue:

Os conflitos não geram benefícios à empresa. Eles apenas geram desengajamento e má disposição da equipe

Carregando...

Todas as organizações são compostas por grupos de pessoas, reunidas para alcançar um objetivo. Um grupo de pessoas poderia ser definido como um conjunto de dois ou mais indivíduos que estabelecem contatos pessoais, significativos e propositais, uns com os outros, em base de continuidade, para alcançar um ou mais objetivos comuns.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue a respeito de desenvolvimento de equipes de trabalho:

Na fase de normalização, a estrutura do grupo já está plenamente funcional e as energias já são gastas na realização das atividades.

Carregando...

No que se refere ao trabalho em equipe, assinale a alternativa correta.

Carregando...

O adequado desempenho da função controle depende de sistemas de controle organizacional eficazes.
Sistemas de controle eficazes devem atender a alguns critérios gerais, tais como, entre outros:

Carregando...

Sobre a diferença de trabalho de equipe e trabalho em grupo, podemos dizer que no primeiro os componentes trabalham juntos em busca de objetivos comuns de forma compartilhada, enquanto no segundo, os objetivos não precisam ser necessariamente comuns.
Marque a opção que corretamente define os grupos formais.

Carregando...

O trabalho em equipe é benéfico e vantajoso tanto para o serviço público quanto para o servidor, e a colaboração e cooperação são os principais benefícios desse tipo de trabalho. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta fatores positivos do relacionamento no serviço público.

Carregando...

Em uma organização, um grupo de trabalho de oito pessoas apresenta baixa produtividade. Na avaliação do gerente responsável, embora haja metas claras e desafiadoras de desempenho a serem alcançadas pelo grupo, há pouca coesão entre os membros.
Para estimular a coesão do grupo, seria uma iniciativa adequada:

Carregando...

As pessoas são recursos ou parceiros da empresa? As opções a seguir apresentam uma característica de cada uma dessas vertentes. Assinale a opção INCORRETA.

Carregando...

Dentro das organizações, os grupos informais, também chamados grupos de amizade, organizam-se naturalmente por meio de adesões espontâneas de pessoas que com eles se identificam. A hierarquia funcional existente na organização formal nem sempre prevalece nos grupos informais.

Um dos desafios do administrador moderno é transformar grupos de pessoas em equipes eficazes capazes de crescer e de se autogerenciar. A diferença entre grupos e equipes é enorme. Os primeiros trabalham juntos geograficamente, mas separados psicologicamente. Para alcançar essa transformação, os grupos precisam participar de um conjunto de atividades.

Nesse contexto, assinale a alternativa que NÃO está de acordo com a afirmação apresentada:

Carregando...

A ação dos recursos humanos em pequenos grupos é uma estratégia comum na gestão da qualidade. Isso faz com que todos participem do esforço pela qualidade de forma

Carregando...

Leia o fragmento a seguir.

“O gestor, para promover o engajamento da força de trabalho, utiliza a prática conhecida por ____________, que permite maior autonomia de decisão aos colaboradores."

Assinale a opção que apresenta o termo que completa corretamente a lacuna do fragmento.

Carregando...

Com relação à administração geral e pública, julgue o item.

Um dos pilares da gestão de pessoas reside no trabalho em equipe, em que cada setor ou cada equipe tem seus próprios objetivos, independentemente dos demais setores ou das demais equipes, o que estimula a competitividade.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Errado
  • 2) Certo
  • 3) C
  • 4) Errado
  • 5) Errado
  • 6) A
  • 7) A
  • 8) D
  • 9) D
  • 10) E
  • 11) C
  • 12) D
  • 13) B
  • 14) A
  • 15) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282