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Buscar a superação das situações que distanciam o discurso da ação, implica entender os espaços possíveis de democracia participava no interior da escola.
Para tanto, é premente entender a relação entre a gestão democrática da educação pública determinada pela Constituição Federal/88 e os dispositivos da LDB/96.
Com a democratização da gestão, a escola deve deixar de ser uma instituição meramente burocrática para se tornar um instrumento de efetivação da intencionalidade política e pedagógica norteada por princípios que se fundamentem nos objetivos educacionais pensados pela comunidade escolar.
Neste sentido, a preocupação central da gestão escolar deve ser a de contemplar os interesses e as necessidades da maioria da população, uma vez que democratizar a gestão deve significar promover participação efetiva da comunidade na escola para poder pensá-la para além de seus muros.
Assim, a escola reveste-se de uma dimensão política que lhe é específica, que é:

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A escola possui diversos instrumentos de participação e de informação que têm a finalidade de divulgar o trabalho pedagógico que será realizado, facilitando o entrosamento com as famílias das crianças matriculadas. O coletivo escolar precisa conhecer esses instrumentos, pois eles serão temas do diálogo que irá se estabelecer entre as famílias e a escola, sendo que a essência dos princípios e da prática pedagógica estão presentes:

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A descentralização da educação no Brasil oportunizou a estados e municípios a organização de seus próprios sistemas de ensino, inclusive, incentivando a gestão democrática da escola. Sobre gestão democrática da escola, é CORRETO afirmar:

  1. A gestão democrática da escola traz consigo as dimensões administrativa, burocrática, financeira e pedagógica.
  2. O exercício da gestão escolar democrática implica na coparticipação daqueles que fazem a escola, sendo que o gestor ou diretor da escola deve ter consigo o controle das ações, projetos e programas que a escola desenvolve.
  3. O Conselho Escolar é um órgão colegiado que tem função consultiva na gestão da escola.
  4. As escolas gozam de autonomia pedagógica, administrativa e financeira, tal como prevê a Lei 9394/96.
  5. O Conselho Escolar deve ser composto por representantes da comunidade escolar e local, conforme prevê o inciso II do art. 14 da Lei 9394/96.

Em relação à análise das afirmativas acima, É CORRETO o que se afirma apenas em:

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É importante que a comunidade escolar possa “articular ações com segmentos da sociedade que possam contribuir para a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem”. No âmbito da gestão democrática, essa atribuição:

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É um princípio constituidor da gestão democrática:

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Ao elaborar um projeto político pedagógico, é preciso não esquecer os seus princípios norteadores. NÃO fazem parte desses princípios:

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Para que se possa pensar na atuação do diretor na construção de uma Gestão Democrática, antes é necessário compreender o que é gestão escolar. A gestão escolar é o termo que passou a substituir o termo administração escolar, significando uma alteração conceitual, uma vez que envolve a participação da comunidade nas decisões que são tomadas na escola. Como elementos constitutivos dessa forma de gestão, podem ser destacados: participação, autonomia, transparência e pluralidade. Sobre esses pontos, relacione as informações abaixo:

1. Participação

2. Autonomia

3. Transparência

( ) Quatro dimensões são articuladas e relacionadas entre si, consideradas fundamentais para a escola na organização do trabalho educativo: Financeira, Administrativa, Pedagógica e Jurídica.

( ) Deve ser garantida a todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. A escola, concebida como uma instituição de responsabilidade de todos - professores, pais, agentes educacionais, comunidade e equipe gestora que participam efetivamente nos processos de tomada de decisão, tem maiores possibilidades de diminuir ou evitar o abandono, a evasão e a repetência de estudantes.

( ) Elemento constitutivo da Gestão Democrática, revela-se no livre acesso à informação.

A sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo, é:

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No processo de gestão democrática, o Conselho Escolar se configura como:

I. Segmento externo, responsável pela elaboração e execução da proposta pedagógica da escola.

II. Colegiado que reúne diferentes segmentos da comunidade escolar, com funções deliberativa, fiscal, consultiva e mobilizadora.

III. Segmento independente da comunidade escolar, com membros exclusivamente externos ao processo.

IV. Órgão que proporciona a participação da sociedade civil em instâncias públicas.

Dentre as definições estão corretas:

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Gutierrez e Catani, no livro Gestão Democrática da Educação:
atuais tendências, novos desafios, afirmam que
a participação na administração da escola pública está,
pelo menos teoricamente, garantida por meio do funcionamento
do Conselho de Escola. Os autores apresentam
o resultado de uma pesquisa realizada por Daniel Flores
que objetivou conhecer as razões do mal funcionamento
do Conselho de Escola ou, porque esse colegiado não
atinge a participação, transparência e democracia que,
do ponto de vista formal, poderia atingir. Dentre outras
questões, a pesquisa citada concluiu que

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Quando se trata de Pedagogia Empresarial, a autora Ribeiro (2010) enfatiza que a formação na empresa é uma parte integrante das mudanças sistêmicas. O ensino e a aprendizagem são indissociáveis, pois tanto quem ensina quanto quem aprende se beneficiam do processo, ocasionando a necessidade de estratégias que permitam uma melhor formação profissional para todos. Nessa perspectiva, as mudanças nos métodos de formação utilizados nas empresas evoluíram, segundo a autora, a partir de diferentes dimensões que decorrem das transformações na cultura organizacional. Com relação a essas diferentes dimensões, é correto afirmar:

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Segundo Libâneo, Oliveira e Toschi (2010), o exercício
de práticas de gestão democrática e participativas a serviço
da organização escolar que melhor atenda à aprendizagem
dos alunos requer conhecimentos, habilidades e
procedimentos práticos. O trabalho nas escolas envolve,
ao mesmo tempo, processos de mudança nas formas de
gestão e mudança nos modos individuais de pensar e
agir. Em razão disso, de acordo com os autores, a formação
docente

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Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

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A seguir foram apresentadas algumas instâncias que têm relação com a Gestão Educacional e a definição (explicação) do que representa cada instância. A partir dos princípios que regem a gestão democrática da escola, preencha as lacunas relacionando a elas os itens a seguir. (1) Projeto Político-Pedagógico (PPP) (2) Grêmio Estudantil (3) Conselho Escolar (4) Reunião Pedagógica (5) Gestão Democrática ( ) Definição coletiva dos objetivos e metas comuns à escola como um todo. Permite a participação de toda a comunidade escolar por meio de relações horizontais no interior da escola. ( ) Princípio norteador da organização escolar. É definida como condição para que a escola ultrapasse os limites técnicos e exerça, também, papel político, sendo a própria participação da comunidade um elemento educativo. ( ) Tem a função de gerir coletivamente a escola, tomando decisões a respeito da administração de pessoal, materiais e recursos financeiros, em uma perspectiva democrática de organização da escola. É formado por membros de todos os segmentos da comunidade escolar. ( ) Órgão de representação dos estudantes sem fins lucrativos, com objetivos cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. ( ) Espaço destinado à discussão de questões relativas a aspectos administrativos e pedagógico. Trata também de conteúdos escolares, bem como do papel da escola perante alunos, família e comunidade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

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“Iniciativas de órgãos de caráter educativo existem, em nível nacional, há pouco mais de 20 anos e voltam-se com maior frequência às crianças de 4 a 6 anos. Só em 1974, o pré-escolar recebeu atenção do governo federal, evidenciado na criação da ________________________________, em documentos e pareceres do Conselho Federal de Educação [...]". (KRAMER, S. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: educação infantil e/ou fundamental, p. 801).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

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É importante considerar os princípios e valores que definem a qualidade de uma gestão democrática no campo educacional, sendo adequada a seguinte afirmação:

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GABARITO:

  • 1) B
  • 2) D
  • 3) C
  • 4) C
  • 5) C
  • 6) B
  • 7) A
  • 8) C
  • 9) C
  • 10) D
  • 11) E
  • 12) B
  • 13) C
  • 14) D
  • 15) A
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