Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 46 a 60 de 80 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 46 a 60
Questões por página:
Q716152

Os indivíduos afetados possuem a doença de Tay-Sachs, uma grave doença autossômica recessiva. O defeito leva acúmulo de ácidos graxos nas células nervosas, causando paralisia seguida de morte precoce. Com base no heredograma, calcule a probabilidade do casal III-1 e III-2 terem uma criança com a doença, considerando que os indivíduos II-3 e II-4 são homozigotos.

Carregando...
Q717046
Provas: CESPE - 2018 - EBSERH - Biólogo
Disciplina: Biologia - Assuntos: Genetica

Considerando os dados da tabela antecedente, que representa as reações sorológicas ao se incubarem diferentes tipos sanguíneos com os soros anti-A; anti-B; anti-A e anti-B e anti-Rh, julgue o item que se segue.

O indivíduo 2 pode receber sangue de doadores dos tipos sanguíneos B e O, uma vez que ele expressa aglutininas do tipo anti-A.

Carregando...
Q717065
Provas: CESPE - 2018 - EBSERH - Biólogo
Disciplina: Biologia - Assuntos: Genetica

A partir da leitura do texto precedente e de aspectos relacionados ao assunto nele tratado, julgue o seguinte item.

A secreção que contém as referidas enzimas é drenada para o duodeno, e sua saída, juntamente com a bile da vesícula biliar, é controlada pela abertura de um mesmo esfíncter.

Carregando...
Q717072
Provas: CESPE - 2018 - EBSERH - Biólogo
Disciplina: Biologia - Assuntos: Genetica

Com relação a informações do texto e a aspectos relacionados ao assunto nele tratado, julgue o item a seguir.

Indivíduos do sexo masculino com fibrose cística possuem 21 pares de cromossomos homólogos e 2 pares de cromossomos heterólogos.

Carregando...
Q685173

Considerando essa afirmação, julgue o próximo item, a respeito da genética.

O nucleossomo é formado por um filamento de DNA que envolve um octâmero de histonas, entre as quais a H2, presente no centro da hélice da cadeia DNA-nucleossomo para agir como estabilizadora da molécula.

Carregando...
Q685178

Tendo o texto apresentado anteriormente como referência e considerando que, em um ecossistema hipotético, existam plantas geneticamente modificadas, plantas silvestres, animais herbívoros e carnívoros, insetos, como formigas e abelhas, e microrganismos decompositores, julgue o item a seguir.

Os seres vivos citados no ecossistema hipotético mantêm entre si uma relação de predatismo, a qual é intraespecífica e harmônica.

Carregando...
Q729748

Uma determinada doença autossômica recessiva afeta alguns indivíduos da família de Joana, que também possui a doença. Ela se casa com José, um homem normal, filho de pais normais, mas que tem um irmão que possui a doença. Qual a probabilidade do casal José e Joana terem uma menina afetada por essa doença?

Carregando...
Q716151

O gene CCR5 codifica o receptor de citocina que serve como porta de entrada para certas amostras do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), enquanto o gene mutante ΔCCR5 torna a proteína não funcional e resistente ao HIV. Desta forma, os homozigotos para a mutação são resistentes ao HIV. Considerando uma população de 788 indivíduos, sendo 647 CCR5/CCR5, 134 CCR5/ΔCCR5 e 7 ΔCCR5 /ΔCCR5, a frequência do genótipo heterozigoto e a frequência do alelo recessivo é:

Carregando...
Q596742

De acordo com a Primeira e a Segunda Leis de Mendel:

Carregando...
Q619275

O crescimento excessivo de cabelos no nariz e nas orelhas é um problema enfrentado por muitos homens. Essa condição genética, presente em várias populações, é conhecida como hipertricose e, curiosamente, atinge apenas pessoas do sexo masculino. Nas famílias acometidas pelo problema, sempre, todos os homens herdam esta característica do pai, enquanto as mulheres estão livres do problema.

Esse é um caso clássico de herança restrita ao sexo, cujo gene determinante encontra-se no cromossomo

Carregando...
Q622660

Uma mulher ARh +, cujo pai é ORh-, possui um filho ABRh-. O pai dessa criança pode ser um indivíduo:

Carregando...
Q622646

O heredograma a seguir mostra casos da FOP em uma família.


O indivíduo 4 casou-se com um homem normal. A probabilidade desse casal vir a ter uma menina normal é de:

Carregando...
Q640446
Provas: IF-SC - 2017 - IF-SC - Biólogo
Disciplina: Biologia - Assuntos: Genetica

A intensidade da cor vermelha em alface varia de acordo com o teor de antocianina. Suponha que estas variações na cor da folha sejam condicionadas por três alelos em um único /ocus: A1 (cor vermelha), A2 (manchas avermelhadas) e a (vermelho-claro). E que a cor vermelha é dominante sobre as manchas avermelhadas e vermelho- l aro, e a característica manchas avermelhadas é dominante sobre a cor vermelho-claro (A1 > A2 >a).

Um agricultor resolve semear no campo variedades homozigóticas para a cor vermelha e heterozigóticas para manchas avermelhadas, deixando-as cruzarem livremente. Caso este agricultor plante as sementes obtidas deste cruzamento, quais seriam as possíveis proporções fenotípicas observáveis?

Carregando...
Q607483

Um casal normal para a doença de Tay-Sachs, cujo irmãos de cada um apresenta a doença, foi a um serviço de aconselhamento genético. A probabilidade de nascimento de criança afetada para o casal em questão é:

Carregando...
Q607490

Um caso onde o cruzamento de um cavalo branco com uma égua branca dá origem à um filhote de cor preta. Sendo a cor branca dominante, assinale a alternativa correta sobre quais os genótipos dos pais.

Carregando...
GABARITO:

  • 46) C
  • 47) Certo
  • 48) Certo
  • 49) Errado
  • 50) Errado
  • 51) Errado
  • 52) D
  • 53) E
  • 54) C
  • 55) B
  • 56) C
  • 57) B
  • 58) B
  • 59) E
  • 60) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282