Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 16 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q791860

A canção Sobradinho, cantada pelo trio Sá, Rodrix e Guarabyra, protesta contra a construção da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, que foi instalada na década de 70 no rio São Francisco, no estado da Bahia. Sobre os impactos negativos causados pela construção de grandes barragens, que afetam a sociedade e o meio ambiente, assinale a alternativa incorreta.

Carregando...
Q769279

Leia as afirmativas a seguir:

I. A reciclagem não contribui para a preservação do meio ambiente.

II. Na cartografia, as representações de área podem ser acompanhadas de diversas informações, como símbolos, cores etc.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q746215

A energia nuclear é um recurso estratégico e ao mesmo tempo controverso quanto a sua utilização. Contudo, continua sendo um importante recurso que apresenta, dentre suas limitações,

Carregando...
Q778775

Observe o mapa para responder à questão.

A leitura do mapa permite concluir que

Carregando...
Q746214

A energia é um bem fundamental à vida do homem e ao desenvolvimento da sociedade global. Dentre os recursos naturais energéticos renováveis estão as energias

Carregando...
Q665463

O uso dos rios tem sido intenso na produção de energia elétrica. No Brasil, 90% do total de eletricidade provêm de fontes hidráulicas, diferente de muitos países ricos, onde 80% desse total é fornecido pelo carvão ou pelo petróleo. Pois, apesar de ser uma fonte de energia renovável, pode trazer muitas desvantagens na construção de uma usina, destacando-se entre muitas delas:

Carregando...
Q746220

A camada pré-sal no Brasil fica abaixo de uma extensa camada rochosa, posicionada abaixo do substrato marinho e que guarda grandes reservas de petróleo.

Atente para o que se diz a seguir sobre essa camada e as reservas de petróleo que ela abriga.

I. Está presente nos estados de Santa Catarina e Espírito Santo, e também nas bacias sedimentares de Santos e Campos.

II. A extração de óleo do pré-sal tem se demonstrado inviável e ineficiente nos últimos anos, e ainda é pequeno o volume de petróleo extraído, devido às limitações técnicas e o elevado custo de exploração.

III. O avanço e consolidação das tecnologias e o conhecimento geológico aumentaram a eficiência da exploração de petróleo nesta região.

IV. A exploração de petróleo no pré-sal brasileiro é cada vez mais low cost, fato que pode deixar o nosso petróleo mais competitivo no mercado internacional.

Está correto somente o que se afirma em

Carregando...
Q704184

No que se refere ao aproveitamento dos recursos naturais brasileiros, julgue os seguintes itens.

Os episódios recentes de diminuição do índice pluviométrico e de estiagem prolongada nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil colocaram em xeque a produção de energia hidrelétrica, setor estratégico para a economia nacional que, em tempos de estiagem, necessita do auxílio da produção das usinas termoelétricas, o que encarece o custo da energia no Brasil tanto para grandes quanto para pequenos consumidores.

Carregando...
Q704183

No que se refere ao aproveitamento dos recursos naturais brasileiros, julgue os seguintes itens.

Apesar do enorme potencial das regiões Norte e Nordeste para a produção de energia eólica, a produção dessa energia limpa ainda é limitada no Brasil devido à distância entre as áreas potenciais de produção e os centros de consumo, o que representa uma barreira para a expansão da produção.

Carregando...
Q621392

Julgue o próximo item, acerca da formação territorial e de questões ambientais brasileiras.

O fato de o Brasil ocupar uma posição de destaque no debate internacional a respeito do uso de combustíveis fósseis se justifica pelo seu potencial hidroelétrico e de produção de fontes alternativas de energia, como a biomassa.

Carregando...
Q622573

0 Brasil é um dos países com a maior exploração mineral. A região em destaque, no mapa, é uma importante área de recursos minerais, denominada:


Carregando...
Q603565

Tendo o texto anterior como referência inicial e considerando os múltiplos temas por ele evocados, julgue o item.

No Brasil, o setor sucroalcooleiro, além da produção de açúcar e álcool, tem intensificado a geração de energia a partir da queima da biomassa da cana, o que representa uma alternativa ao tradicional modelo de energia hidrelétrica.

Carregando...
Q651721

Criada em 14 de setembro de 1960, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) é uma organização intergovernamental, que tem como objetivo a centralização da elaboração das políticas sobre produção e venda do petróleo dos países integrantes. Atualmente, os países membros da OPEP são: Argélia, Angola, Equador, Irã, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria, Catar, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Venezuela. A Indonésia suspendeu a sua adesão em janeiro de 2009. A sede da OPEP está localizada em Viena, capital da Áustria. A OPEP desenvolve estratégias na produção de petróleo, estabelecendo cotas de produção para os países membros, diminuindo a oferta, fazendo o preço de o produto atingir valores elevados, proporcionando maior lucratividade para os países exportadores de petróleo. Com base nas informações do texto, pode-se afirmar que a Opep:

Carregando...
Q761107

Se as fontes de energia não renováveis trazem problemas graves ao meio ambiente, porque a humanidade não adota, de uma vez por todas, fontes de energia renováveis? Nesse contexto, e com base nos conhecimentos sobre fontes de energia renováveis e não renováveis, é correto afirmar.

Carregando...
Q607646

Eficiência energética e fontes renováveis são opção para energia brasileira.

Sobre o assunto tratado no trecho acima, assinale a alternativa incorreta:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) C
  • 3) C
  • 4) E
  • 5) D
  • 6) E
  • 7) C
  • 8) Certo
  • 9) Errado
  • 10) Certo
  • 11) B
  • 12) Certo
  • 13) E
  • 14) C
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282