Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 44 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q657690

A Constituição Federal prevê que uma lei deve estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada, denominando-a de

Carregando...
Q283108

No que diz respeito à teoria das finanças públicas, julgue os itens subsequentes.

A teoria das finanças públicas gira em torno da existência das falhas de mercado, que tornam necessários a presença do governo no mercado e o estudo das funções do governo, da teoria da tributação e do gasto público, pois impedem que a economia alcance o estado de bem-estar social por meio do livre mercado, sem a interferência do governo

Carregando...
Q5959

No que diz respeito ao resultado das contas do governo, assinale, abaixo, a alternativa correta.

Carregando...
Q34212

Dados os aspectos relacionados às relações entre receitas e gastos governamentais,


I. Quando o setor público apresenta receita corrente superior aos gastos correntes, chamamos esse resultado de superávit primário.

II. São formas de financiamento do setor público a tomada de empréstimos e financiamentos, a emissão de títulos da dívida pública e a emissão de papel-moeda.

III. As rendas tributárias são compostas apenas de contribuições sociais e taxas cobradas sobre a prestação de certos serviços públicos.

IV. A poupança bruta do setor público é formada a partir da diferença entre as rendas tributárias e as contribuições do setor público.

V. A realização das transferências pelo setor público toma as formas de donativos, subsídios, juros de dívida, previdência social e programas sociais.

verifica-se que estão corretos os itens

Carregando...
Q34220

O orçamento público é um instrumento de importância ímpar na gestão pública brasileira, seja a nível federal, estadual ou municipal. Entende-se o orçamento público como

Carregando...
Q16922

Em relação às finanças públicas, assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...
Q67279

Com relação ao Sistema Tributário e sua relação com a distribuição de renda, analise as afirmativas a seguir:

I. O Brasil apresenta arrecadação tributária centrada em tributos indiretos, em que os mais pobres pagam proporcionalmente mais tributos em relação à sua renda do que os mais ricos.

II. O Imposto de Renda (IR) não apresenta efeito sobre a distribuição de renda por ser um imposto neutro, que impacta pobres e ricos da mesma maneira.

III. A política tributária concede tratamento privilegiado à renda de capital, com tabela regressiva para o Imposto de Renda de Pessoa Física e progressiva para renda de capital e, assim, tem efeito perverso sobre a distribuição de renda.

Assinale:

Carregando...
Q70203

Quanto aos diversos conceitos técnicos utilizados pelos organismos financeiros internacionais para comparar os endividamentos governamentais, assinale a opção correta.

Carregando...
Q89521

Uma das falhas de mercado é a ocorrência de externalidades negativas ou positivas na produção de bens e serviços. Ocorre uma externalidade negativa quando o

Carregando...
Q43902

A respeito do orçamento público no Brasil e os aspectos relacionados aos parâmetros da política fi scal, é correto afi rmar, exceto:

Carregando...
Q54012

É correto afirmar:

Carregando...
Q59389

Um pagamento para a renovação da carteira de motorista, fixado em R$ 400,00 e cobrado igualmente de todos os motoristas, deve ser considerado, distributivamente,como

Carregando...
Q50903

Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta, em matéria de Finanças Públicas.

I. As disposições legislativas relativas às Finanças Públicas deverão ser feitas mediante lei complementar.
II. A União somente pode emitir moeda pelo Banco Central.
III. É vedada a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, salvo exceções expressas na Constituição.
IV. O orçamento estabelecerá o necessário equilíbrio entre receitas e despesas, havendo, portanto, uma vinculação entre a obtenção das receitas de impostos e as despesas previstas.
V. É vedada a utilização de recursos provenientes das contribuições sociais de que trata o art. 195, I, a e II, para realização de despesas distintas do pagamento de benefícios do Regime Geral de Previdência Social de que trata o art. 201, todos da Constituição Federal.

Carregando...
Q174271

A característica do sistema tributário que faz com que ele não provoque uma distorção na alocação de recursos, prejudicando a eficiência do sistema econômico, traduz o:

Carregando...
Q174276

. A representação estilizada que sugere que, a partir de certo nível de alíquota de imposto, qualquer elevação de taxa, em vez de aumentar a arrecadação total do governo, resulta em sua redução em virtude da evasão fiscal denomina-se Curva de:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) Certo
  • 3) B
  • 4) C
  • 5) D
  • 6) C
  • 7) A
  • 8) A
  • 9) B
  • 10) E
  • 11) E
  • 12) D
  • 13) E
  • 14) D
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282