Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 10 de 10 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 10
Questões por página:
Q744548

Sobre a ação das drogas nas divisões simpática e parassimpática do sistema nervoso autônomo (SNA), assinale a alternativa correta.


Carregando...
Q744550

Qual propriedade físico-química inerente à molécula de um fármaco é necessária para que este tenha ação no sistema nervoso central?

Carregando...
Q744966

As interações medicamentosas são responsáveis por uma parcela significativa dos eventos adversos detectados nos serviços de saúde. O ácido acetilsalicílico (AAS) é amplamente utilizado como antiagregante plaquetário em pacientes com risco cardiovascular. A depressão acomete parcela significativa da população, inclusive aquela portadora de cardiopatias e outros espectros da síndrome metabólica. A fluoxetina é um antidepressivo pertencente à classe dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS), administrado por longos períodos e bastante empregado no tratamento da depressão. Um paciente com prescrição de AAS e altas doses de fluoxetina apresenta risco potencial de

Carregando...
Q744960

A biodisponibilidade indica a velocidade e a extensão de absorção de um princípio ativo em uma forma de dosagem, a partir de sua curva concentração/tempo na circulação sistêmica ou de sua excreção na urina. A clorpromazina, antipsicótico de amplo uso, apresenta uma biodisponibilidade em torno de 30%. Outras características farmacocinéticas deste fármaco são a elevada metabolização (inclusive de primeira passagem), 90% de ligação a proteínas plasmáticas e elevado volume de distribuição (VD). Comparando a dose máxima administrada pela via oral (VO) e pela via intramuscular (IM) da clorpromazina, é correto afirmar que

Carregando...
Q748734

O sistema nervoso Autônomo, apesar de sua denominação, não é independente do restante do sistema nervoso. O sistema nervoso autônomo é interligado ao hipotálamo e à formação reticular, responsáveis por coordenar respostas comportamentais e viscerais para garantir a homeostasia do organismo. Sobre as drogas que atuam no sistema nervoso autônomo: I. Os fármacos colinomiméticos, também chamados de parassimpatolítico, atuam como antagonistas muscarínicos, depressores ganglionares e inibidores da colinesterase. II. A neostigmina é um colinomimético de ação indireta, que inibe reversivelmente a enzima acetilcolinesterase, se ligando ao sítio da enzima impedindo a quebra da acetilcolina e consequente aumento da concentração da mesma. III. Os principais fármacos colinomiméticos de ação direta agem sobre um receptor colinérgico e alguns dos seus representantes são o carbacol, a pilocarpina e a Nicotina. IV. A atropina é fármaco parassimpatolítico inibe as secreções nasais, orais, faríngeas e brônquicas e, dessa forma, resseca as mucosas das vias aéreas. Essa ação é especialmente pronunciada se as secreções forem excessivas e constitui-se na base para a utilização da atropina como medicamento pré-anestésico. A sequência que atende ao enunciado da questão é:

Carregando...
Q744546

Paciente está em antibioticoterapia com rifampicina e começa a fazer uso de midazolam, fármaco ansiolítico. Sabendo que a rifampicina é um indutor do sistema microssomal hepático, como será o efeito do midazolam?

Carregando...
Q744964

Os antipsicóticos podem ser classificados quanto a sua afinidade farmacodinâmica em típicos (atuam preferencialmente via bloqueio dopaminérgico) e atípicos (atuam em vários receptores como dopaminérgicos, serotoninérgicos, muscarínicos e histamínicos). Podem ser considerados como antipsicóticos típicos:

Carregando...
Q744545

Homem de 30 anos é admitido em uma Unidade de Pronto Atendimento com quadro de crise convulsiva e precisa de tratamento com emergência. Qual droga e via de administração seriam preferíveis para esse caso?

Carregando...
Q744549

Prestes a entrar em cirurgia, um paciente recebeu atracúrio por via intravenosa como complemento à anestesia. O atracúrio é um fármaco que causa paralisia muscular por bloqueio não despolarizante, ou seja, atua como antagonista competitivo dos receptores de acetilcolina. Qual tipo de fármaco pode ser usado para reverter seu efeito?


Carregando...
Q744556

Após uma festa, mulher de 25 anos é levada inconsciente à emergência de um hospital, sem coordenação motora, com insuficiência respiratória e hálito alcoólico. Acompanhante relata que ela faz uso contínuo de um medicamento para tratar a ansiedade. Quando associado ao álcool, qual fármaco pode levar a uma severa depressão do sistema nervoso central?

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) D
  • 3) D
  • 4) D
  • 5) A
  • 6) A
  • 7) D
  • 8) C
  • 9) C
  • 10) B
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282