Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 10 de 10 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 10
Questões por página:
Q729485

A administração rural, como ciência social, visa adequar os fatores de produção a fim de otimizar os resultados do empresário rural. Nesse sentido, não é um objetivo da administração

Carregando...
Q636829

Com base nessas informações e nos métodos de extensão rural, avalie as afirmações a seguir.

I. A visita técnica tem como objetivo a troca de informações para a execução do programa de extensão rural, no entanto, é limitada por seu baixo alcance de público.

II. A reunião motiva a comunidade na gestão do seu próprio desenvolvimento.

III. O curso visa atingir um grupo de pessoas com interesses comuns e traz como vantagem a possibilidade de ser aplicado a grupos com distintos níveis de conhecimento, tendo, portanto, um grande alcance de público.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q636835

Um engenheiro agrônomo realiza visita técnica a uma propriedade rural cujo dono recentemente recebeu financiamento de programa que incentiva a redução da emissão de gases de efeito estufa na agricultura. O produtor rural pretende utilizar esse recurso financeiro para a implantação do sistema integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) em sua propriedade. Durante a visita, foram constatadas as seguintes situações:

• o rebanho é mantido em pastagens naturais e pastagens cultivadas, em solo de baixa fertilidade natural, sem receber os corretivos e fertilizantes adequados;

• as pastagens degradadas ocupam grande extensão da propriedade;

• o solo apresenta erosão e perda de água por escorrimento superficial.

Com base nessa situação, e em relação à implantação do sistema ILPF na referida propriedade, assinale a opção que apresenta uma recomendação correta.

Carregando...
Q227652

Em relação às atividades de extensão rural junto às comunidades tradicionais de agricultores, avalie as afirmações a seguir.



I. Os objetivos do trabalho devem ser informados aos agricultores antes do início das atividades.



II. As propostas de trabalho devem ser construídas de forma participativa, envolvendo os conhecimentos tradicionais e técnicos.



III. A adoção de unidades demonstrativas é técnica consagrada de extensão rural.



É correto o que se afirma em

Carregando...
Q227653

O Brasil é um dos maiores exportadores de soja do mundo. Essa cultura está distribuída em todas as regiões do país e com produtividade elevada, o que contribui favoravelmente na balança comercial brasileira.



Sobre esse tema, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.



I - O impacto do frete no custo total da soja é muito diferenciado.



PORQUE



II - O Brasil apresenta infraestruturas ferroviária e hidroviária insuficientes, o que torna necessária a utilização do modal rodoviário para o transporte da produção de soja.



A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q13920

A assistência técnica e a extensão rural são serviços de importância fundamental no processo de desenvolvimento rural e da atividade agropecuária. Sobre a extensão rural no Brasil, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q651172

Atualmente, a discussão sobre dejetos e resíduos ligados às diversas atividades produtivas tem sido frequente e atingido diferentes setores. Na avicultura e na suinocultura, o descarte de animais mortos, entre outros materiais, também tem merecido análise criteriosa. Considerando os diversos sistemas propostos para o destino final dos animais mortos, a compostagem vem, gradativamente, sendo utilizada por muitas empresas, pois, por meio da ação de microrganismos termofílicos, degrada-se a matéria orgânica obtendo-se material semelhante ao húmus. Se a cama e as carcaças estiverem contaminadas com agentes patogênicos, estes serão destruídos, reduzindo-se assim a possibilidade de disseminação de doenças. Pode-se associar ao método de compostagem as seguintes características:

I. Evita o problema de contaminação de lençóis de água, que pode ocorrer quando as carcaças são enterradas.

II. Suprime o custo com combustível, além de evitar a poluição do ar quando se utiliza a incineração.

III. Em algumas situações, é adicionada fonte extra de carbono.

IV. Na presença de agentes patogênicos, o método é viável, pois os microrganismos são inativados pela temperatura atingida no processo.

V. Método prático e de custo reduzido.

VI. Evita o transporte das carcaças e cama para fora do criatório.

VII. É acompanhada da retirada ou deslocamento de todos os equipamentos envolvendo a criação animal.

São vantagens do processo de compostagem aquelas que constam APENAS em

Carregando...
Q651171

"A economia brasileira tem passado por rápidas transformações nos últimos anos. Nesse contexto, ganham espaço novas concepções, ações e atitudes, em que produtividade, custo e eficiência se impõem como regras básicas de sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado. O agronegócio tem tido importante papel na balança comercial do país, considerando que um em cada três reais gerados pela economia brasileira tem origem neste setor." A conscientização dos médicos veterinários, pesquisadores e produtores rurais envolvidos na economia nacional nesse sistema, bem como o ajuste para este novo cenário é primordial para a competitividade da atividade. Como os maiores crescimentos na cadeia produtiva da carne ocorreram nos insumos e no setor primário, o planejamento na propriedade rural passa a ser uma ferramenta fundamental e, portanto, necessária para o sucesso da atividade. Diante do exposto, em termos de administração do agronegócio e os diversos fatores envolvidos, é correto deduzir:

Carregando...
Q655825

O governo vem implantando programas socioeconômicos, como o Programa Nacional de Agricultura Familiar (PRONAF), que financia a agricultura familiar, a reforma agrária para assentar trabalhadores rurais, e o Programa Fome Zero, que visa a aumentar a oferta de alimentos e a segurança alimentar, entre outros. Considerando os objetivos desses programas, como profissional de Agronomia e membro de uma equipe de assessoria, analise as seguintes medidas para reforçar tais programas:

I - aumento no volume de crédito rural, redução dos juros, ampliação do seguro rural e maior diversificação das atividades agrícolas;

II - incentivo à agricultura de larga escala com monoculturas de produtos de exportação, promovendo maior gasto de fertilizantes e defensivos químicos;

III - aumento das exigências cadastrais para obtenção de crédito agrícola, para melhorar as garantias e diminuir a inadimplência;

IV - promoção de sistemas cooperativos de produção e comercialização, bem como associação para aquisição de máquinas e insumos.

São corretas apenas as medidas

Carregando...
Q656124

O Brasil apresenta hoje uma posição de destaque mundial no campo do agronegócio, e, especialmente, na cadeia produtiva da carne. Ao mesmo tempo, o consumidor ganha papel relevante ao apresentar demandas que se referem a um processo produtivo socialmente justo, ecologicamente correto e seguro no que se refere à saúde pública. Os recentes escândalos envolvendo a questão da sanidade animal, tal como a ocorrência da “doença da vaca louca", da influenza aviária nos países orientais e da contaminação dos alimentos pelas dioxinas, colocaram em destaque a necessidade da rastreabilidade. Assim, é possível afirmar que a rastreabilidade

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) C
  • 3) A
  • 4) E
  • 5) A
  • 6) E
  • 7) B
  • 8) E
  • 9) C
  • 10) D
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282