Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 244 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q768120

As estruturas em concreto armado devem ser executadas em rigorosa observância ao disposto no projeto estrutural e às normas técnicas específicas. Considerando os requisitos gerais para execução de estruturas de concreto, é CORRETO afirmar:

Carregando...
Q766609

Sobre os efeitos da ação do meio ambiente sobre as estruturas de concreto, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q766610

Assinale a alternativa que corresponde a métodos de proteção e de aumento da durabilidade do concreto armado.

Carregando...
Q766622

Com relação à NBR 6118, especificamente sobre a abertura de fissuras, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q770899

Na aplicação do concreto devemos efetuar o adensamento de modo a torná-lo o mais compacto possível. O método mais utilizado para o adensamento do concreto é por meio de vibrador de imersão, para isso devemos ter alguns cuidados que inclui, EXCETO:

Carregando...
Q766619

Sobre o adensamento do concreto com vibrador elétrico de agulha, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q760135

Acerca da analogia de treliça de Mörsch para vigas de concreto armado e do dimensionamento da referida armadura transversal, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q791111

Conforme a classificação de estruturas pré-moldadas, segundo a sua deslocabilidade, apresentada pela ABNT NBR 9062/2017 – Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado, analise as assertivas abaixo:

  1. Considera-se, para efeito de cálculo, que uma estrutura apresenta deslocabilidade reduzida quando os deslocamentos horizontais dos nós são pequenos e os efeitos globais de 2ª ordem são
    inferiores a 10% dos respectivos efeitos de 1ª ordem.
  2. Em todos os tipos de deslocabilidade que a estrutura pode apresentar, a análise estrutural deve obrigatoriamente considerar os efeitos da não linearidade geométrica e da não linearidade física,
    e no dimensionamento devem ser obrigatoriamente considerados os efeitos globais, locais e localizados de 2ª ordem.
  3. São consideradas estruturas com deslocabilidade moderada aquelas em que os efeitos de 2ª ordem estão no intervalo entre 10% a 30% dos respectivos efeitos de 1ª ordem. Nesses casos,
    devem ser considerados os efeitos de 2ª ordem global na estrutura.
  4. Quando a deslocabilidade da estrutura for reduzida ou moderada, basta considerar os efeitos locais e localizados de 2ª ordem.
  5. As estruturas com deslocabilidade acentuada são aquelas em que os deslocamentos horizontais são significativos (efeitos de 2ª ordem são superiores a 30% dos respectivos efeitos de 1ª ordem).

O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é:

Carregando...
Q768139

Foi solicitado ao engenheiro civil que realizasse uma vistoria em uma obra que apresenta algumas manifestações patológicas. Depois de concluída a vistoria, o profissional emitiu seu parecer técnico em que continha as imagens seguintes.

Podemos afirmar que as manifestações identificadas nas imagens são:

Carregando...
Q766620

Com relação a NBR 6118, especificamente sobre o tema mecanismos de envelhecimento e deterioração, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q667339

A norma ABNT NBR 6.118:2014 se aplica aos concretos de massa específica normal, que são aqueles que, depois de secos na estufa, têm massa específica compreendida entre 2000 kg/m3 e 2800 kg/m3. Se a massa específica real não for conhecida, para efeito de cálculo, pode-se adotar para o concreto armado o valor de

Carregando...
Q672388

Observe a Figura 5. Ela mostra um diagrama de interação entre força normal e momento fletor para o dimensionamento de uma seção circular de concreto armado submetida à flexão composta.

Em um projeto de fundações com estacas pré-moldadas, um engenheiro escolheu utilizar uma estaca circular com diâmetro (db) de 50 cm confeccionada com um concreto de resistência à compressão, valor de cálculo (fcd), igual a 25 MPa. Essa estaca é solicitada no seu topo por uma força normal de compressão com valor de cálculo (Nd) igual a 2500 kN, atuando conjuntamente com um momento fletor com valor de cálculo (Md) igual a 390 kNm. Qual é a área de aço longitudinal que deve ser colocada no topo dessa estaca se ela for armada com um aço com resistência ao escoamento (fyd) de 400 MPa?

Carregando...
Q724982

A respeito de concreto para fins estruturais (cujas classificações são definidas em norma pela ABNT), leia o fragmento a seguir.

“Os concretos normais, misturados em canteiro de obra e utilizados em elementos de estruturas de concreto armado, são classificados conforme a _____. Os concretos com classe de resistência inferior a _____ não são estruturais."

Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

Carregando...
Q733255

O estudo de dosagem do concreto é o conjunto de procedimentos necessários à obtenção do traço para atendimento aos requisitos especificados pelo projeto estrutural e pelas condições de obra. Para uma estrutura de concreto submetida a condições especiais de exposição, como uma caixa d’água em que o concreto tenha baixa permeabilidade, o estudo de dosagem de um concreto produzido com agregados normais deve prever a obtenção de um valor mínimo de fck e uma máxima relação água/cimento iguais a, respectivamente,

Carregando...
Q706093

Com relação aos elementos e à estabilidade de estruturas de pontes de concreto armado, julgue os próximos itens.

Transversinas são vigas transversais cuja função é ligar as vigas principais e servir de apoio às lajes.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) C
  • 3) A
  • 4) B
  • 5) A
  • 6) A
  • 7) C
  • 8) C
  • 9) A
  • 10) C
  • 11) D
  • 12) A
  • 13) D
  • 14) A
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282