Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 9 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Acerca da comunicação interna e externa, julgue o próximo item.

São estratégias de ações de endomarketing® as campanhas publicitárias e a promoção de vendas de produtos ou serviços.

Carregando...

O conceito de endomarketing objetiva manter informados todos os integrantes da organização sobre a sua cultura, política, objetivos e diretrizes. Sobre o assunto, considere as afirmativas abaixo:

1.Os projetos de endomarketing são essencialmente sistêmicos.

2.Os projetos de endomarketing diminuem os custos com propaganda e publicidade.

3.Endomarketing é a tarefa bem-sucedida de contratar, treinar e motivar funcionários para atender bem os consumidores.

Assinale a alternativa correta.

Carregando...

Com o advento da economia do conhecimento, em que é superada a importância do capital ou dos ativos de uma empresa, o grande diferencial agora está nas pessoas. Diante disso, torna-se fundamental que a empresa mantenha um alto nível de informação e de comunicação com seu público interno, pois isso será determinante para a empresa caminhar uniformemente em uma só direção. A comunicação deve ser valorizada não só no sentido hierárquico verticalizado, mas também na própria estrutura organizacional, no sentido horizontal. A comunicação precisa ser efetiva em uma área, entre superiores e seus subordinados e entre pares.

BEKIN, S.F. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Prentice Hall, 2004 (adaptado).


Diante desse cenário, identifique as situações que resultam em comunicação interna eficiente em uma empresa.


I. Divulgação de notícias aos funcionários através da rádio da cidade em que está localizada a empresa.


II. Divulgação de aspectos da cultura organizacional da empresa aos funcionários através de manuais de integração.


III. Divulgação de notícias e informações aos funcionários através de um portal com homepage customizada e contínua.


IV. Divulgação de encartes das áreas de recursos humanos, projetos e produção aos funcionários através do jornal da cidade em que está localizada a empresa.


É correto apenas o que se afirma em

Carregando...

Acerca da gestão de serviços, é correto afirmar:

Carregando...

Uma empresa moderna caracteriza–se por uma organização complexa, e esse tipo de organização requer uma interdependência estreita entre seus setores, entre todas as suas atividades e operações. Essa interdependência ou a coesão interna é fator essencial para sua eficiência. Sobre esse assunto, analise as assertivas abaixo.

I. O endomarketing possui uma importância estratégica dentro das organizações, pois motiva, incentiva o bom relacionamento e gera comprometimento.
II. Os pioneiros no desenvolvimento de projetos de endomarketing foram os ingleses, logo após a Revolução Industrial, uma vez que precisavam “vender” a ideia industrial para uma mão de obra ainda rural.
III. O endomarketing, hoje, é visto como um meio de diminuir o isolamento departamental.
IV. Deve–se partir da premissa de que o público–alvo dos processos gerenciais de endomarketing e, por conseguinte, dos seus programas, são os parceiros externos, pois esses precisam ser conquistados e retidos com serviços e produtos de qualidade.

É correto o que se afirma em

Carregando...

A Gestão da Comunicação com o público interno, ou Endomarketing, busca melhorar o entendimento das ações administrativas e mercadológicas da organização direcionadas aos funcionários, seus familiares e canais de distribuição. Ela é desenvolvida para estabelecer canais que possibilitem o fluxo de comunicação e relacionamento dos níveis superiores (a direção) para com o público interno e no sentido inverso, possibilitando a comunicação da base para os níveis acima. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o fluxo dos canais de comunicação que o comunicador deve buscar.

Carregando...

Diante de um cenário de constantes mudanças e concorrência altamente acirrada, conquistar, manter e satisfazer os clientes são desafios para as empresas que desejam expandir-se no mercado. Nesse contexto, os gestores devem compreender que o sucesso da empresa também depende dos recursos humanos que nela trabalham e, para tanto, os profissionais devem estar satisfeitos e motivados, de forma a responderem com alto nível de envolvimento e comprometimento com os objetivos da organização. Nesse sentido, a comunicação interna, baseada nas ações de endomarketing, é fundamental para se criarem e manterem níveis elevados de satisfação humana e clima organizacional saudável.


Considerando que a comunicação organizacional está diretamente relacionada à qualidade de vida das pessoas que atuam em organizações, avalie as afirmações abaixo.


I. As ações de endomarketing desenvolvem os Programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), que efetivamente garantem a melhoria do clima organizacional.


II. O endomarketing reforça a noção de cliente interno e proporciona o fortalecimento das relações entre empresa e colaboradores.


III. O alinhamento dos Programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e as ações do endomarketing convergem para resultados de uma gestão efetiva e bem-sucedida.


É correto o que se afirma em

Carregando...

Acerca de endomarketing, julgue os itens a seguir.

De acordo com os preceitos do endomarketing, a tarefa da administração, mais do que fabricar produtos, é a de proporcionar satisfação aos seus empregados para que estes conquistem, cada vez mais, melhores cargos na empresa.

Carregando...

Qual dos conceitos abaixo não corresponde ao de endomarketing?

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Errado
  • 2) C
  • 3) C
  • 4) C
  • 5) D
  • 6) B
  • 7) D
  • 8) Errado
  • 9) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282