Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 31 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q781259

O calorímetro é um instrumento utilizado na medição de calor - também chamado de energia térmica - envolvido em uma mudança de estado de um sistema, que pode envolver uma mudança de fase, de temperatura, de pressão, de volume, de composição química ou qualquer outra propriedade associada com trocas de calor.

No calorímetro da figura abaixo, que opera em volume constante, 1000 moléculas de glicose foram queimadas.

O calor do processo foi da ordem de 6397,5 KJ em temperatura igual a 25 °C. Dados: R = 8,314 JK-Mol- A variação de entalpia nesta reação foi igual a

Carregando...
Q785883

   Para realizar o desentupimento de tubulações de esgotos residenciais, é utilizada uma mistura sólida comercial que contém hidróxido de sódio (NaOH) e outra espécie química pulverizada. Quando é adicionada água a essa mistura, ocorre uma reação que libera gás hidrogênio e energia na forma de calor, aumentando a eficiência do processo de desentupimento. Considere os potenciais padrão de redução (E0) da água e de outras espécies em meio básico, expressos no quadro.

Qual é a outra espécie que está presente na composição da mistura sólida comercial para aumentar sua eficiência?

Carregando...
Q785903

   Grupos de pesquisa em todo o mundo vêm buscando soluções inovadoras, visando a produção de dispositivos para a geração de energia elétrica. Dentre eles, pode-se destacar as baterias de zinco-ar, que combinam o oxigênio atmosférico e o metal zinco em um eletrólito aquoso de caráter alcalino. O esquema de funcionamento da bateria zinco-ar está apresentado na figura.

No funcionamento da bateria, a espécie química formada no ânodo é

Carregando...
Q782758

A multiplicação de uma meia-reação por qualquer número não modifica o valor do potencial-padrão de redução, E°.” Esta afirmação está correta porque

Carregando...
Q717139

A proteção catódica é um método utilizado para a proteção de estruturas. Com isso, tubulações e tanques de estocagem, entre outros, são protegidos por esse método. Em uma aula de química, deseja‐se estudar a proteção da corrosão de um equipamento constituído basicamente por ferro, empregando‐se o método da proteção catódica com o uso de um metal de sacrifício. Nesse contexto, a tabela a seguir mostra os potenciais‐padrão de redução (E°) de algumas espécies.


Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta um metal de sacrifício adequado e a explicação correta de seu funcionamento.

Carregando...
Q733902

Nos eletrodos comerciais de vidro combinado, normalmente utilizados nas determinações de pH de soluções aquosas, são utilizados como eletrodo indicador e eletrodo de referência, respectivamente:

Carregando...
Q699659

Com relação à potenciometria, marque a alternativa incorreta.

Carregando...
Q745988

Em 1938 o arqueólogo alemão Wilhelm Konig, diretor do Museu Nacional do Iraque, encontrou um objeto estranho na coleção da instituição, que poderia ter sido usado como uma pilha, similar às utilizadas em nossos dias. A suposta pilha, datada de cerca de 200 a.C., é constituída de um pequeno vaso de barro (argila) no qual foram instalados um tubo de cobre, uma barra de ferro (aparentemente corroída por ácido) e uma tampa de betume (asfalto), conforme ilustrado. Considere os potenciais-padrão de redução: ; ; e .

Nessa suposta pilha, qual dos componentes atuaria como cátodo?

Carregando...
Q756307

Acerca de eletroquímica e de processos de oxidação e redução, julgue o item a seguir.

As espécies capazes de fixar elétrons são agentes redutores e as capazes de doar elétrons são agentes oxidantes. Um agente redutor age recebendo elétrons de uma espécie. Com isso, ele reduz essa espécie e ele próprio é oxidado.

Carregando...
Q733209
Provas: FCC - 2018 - SABESP - Químico
Disciplina: Química - Assuntos: Eletroquímica

Considere os seguintes potenciais de redução, a 25,0 °C:

Quando um fio de cobre (Cu) é imerso numa solução aquosa de nitrato de prata (AgNO3), ocorre uma reação de óxido redução devido a

Carregando...
Q699660

Em potenciometria, os eletrodos indicadores devem apresentar a seguinte característica:

Carregando...
Q733905

A massa de cobre metálico, em gramas, que será depositada no cátodo de uma célula eletrolítica contendo solução de CuSO 4, submetida a uma corrente de 2,0 Amperes, durante 10 minutos, considerando rendimento eletrolítico de 100%, é igual a

Carregando...
Q746011

Células solares à base de TiO2 sensibilizadas por corantes (S) são promissoras e poderão vir a substituir as células de silício. Nessas células, o corante adsorvido sobre o TiO2 é responsável por absorver a energia luminosa (hv), e o corante excitado (S*) é capaz de transferir elétrons para o TiO2. Um esquema dessa célula e os processos envolvidos estão ilustrados na figura. A conversão de energia solar em elétrica ocorre por meio da sequência de reações apresentadas.

A reação 3 é fundamental para o contínuo funcionamento da célula solar, pois

Carregando...
Q617148

A invenção do LED azul, que permite a geração de outras cores para compor a luz branca, permitiu a construção de lâmpadas energeticamente mais eficientes e mais duráveis do que as incandescentes e fluorescentes. Em um experimento de laboratório, pretende-se associar duas pilhas em série para acender um LED azul que requer 3,6 volts para o seu funcionamento. Considere as semirreações de redução e seus respectivos potenciais mostrados no quadro.

Qual associação em série de pilhas fornece diferença de potencial, nas medições-padrão, suficiente para acender o LED azul?

Carregando...
Q617135

A eletrólise é um processo não espontâneo de grande importância para a indústria química. Uma de suas aplicações é a obtenção do gás cloro e do hidróxido de sódio, a partir de uma solução aquosa de cloreto de sódio. Nesse procedimento, utiliza-se uma célula eletroquímica, como ilustrado.

No processo eletrolítico ilustrado, o produto secundário obtido é o

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) A
  • 3) E
  • 4) C
  • 5) D
  • 6) E
  • 7) A
  • 8) D
  • 9) Errado
  • 10) B
  • 11) D
  • 12) C
  • 13) B
  • 14) C
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282