Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 111 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q792989

Sobre a Educação Infantil na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a opção correta:

Carregando...
Q792988

Não é um livro infantil indicado para trabalhar práticas promotoras de igualdade racial no Ensino Fundamental:

Carregando...
Q792987

É uma composição literária em que os personagens são animais que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes, etc. Estas histórias são geralmente feitas para crianças e terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo.

O parágrafo acima se refere aos (às):

Carregando...
Q763675

Leia as afirmativas a seguir:

I. É dever do profissional que atua na Educação Infantil tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público.

II. Reciclar é uma forma de intensificar o lixo depositado no ambiente.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q763674

Leia as afirmativas a seguir:

I. É dever do profissional que atua na Educação Infantil desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo ou função de que seja titular.

II. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente o acesso ao Ensino Fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q789174

Quanto à transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q778982

Uma criança pequena, que ainda não domina a língua falada, consegue resolver problemas cotidianos como, por exemplo, contornar um obstáculo para pegar um objeto do seu interesse. Segundo Vygotsky, isso acontece porque:

Carregando...
Q727633

O desenvolvimento infantil é um processo global, isto é, um processo que engloba todas as habilidades de uma criança. Este processo envolve aprender e dominar habilidades como sentar, andar, falar, pular, amarrar sapatos, fazer amigos, se comunicar, entre outras. Oferecer oportunidades para as crianças de ambos os sexos participarem em todas as atividades de aprendizado é:

Carregando...
Q712792

Quanto menores forem as crianças, mais suas representações e noções sobre o mundo estão diretamente associadas aos:

Carregando...
Q746582

Ana é cuidadora em uma creche e está com uma ferida na mão direita. Nesse caso, tanto para sua proteção como para a proteção das crianças, recomenda-se:

Carregando...
Q729158

Emilia Ferreiro, importante e conhecida estudiosa da Educação, caracteriza os níveis de desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização da criança, conforme categorização apresentada abaixo. Seus estudos se inserem em um conjunto de teorias chamado de “Psicogênese da língua escrita". Quanto aos níveis de desenvolvimento da escrita durante o processo de alfabetização, preencha as lacunas relacionando a elas os itens a seguir.

(1) Nível Pré-Silábico

(2) Nível Silábico

(3) Nível Silábico-Alfabético

(4) Nível Alfabético

( ) A criança começa a identificar as partes da palavra, estabelecendo relações com a sonoridade dessas partes. A criança faz corresponder uma grafia a cada parte.

( ) Caracteriza-se pela correspondência entre fonemas e grafias. Geralmente as crianças já conseguem ler e expressar graficamente o que pensam ou falam.

( ) Fase gráfica primitiva – símbolos e pseudoletras, misturadas com letras e números. As crianças escrevem letras, bolinhas e números, como se soubessem escrever, sem uma preocupação com as propriedades sonoras da escrita.

( ) Nesse nível existem duas formas de correspondência entre sons e grafia. A criança costuma usar somente as vogais, porque combina com uma porção de palavras, mas para ela, em uma palavra, não pode repetir a mesma letra duas ou mais vezes numa escrita, pois assim o resultado será algo “não legível".

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Carregando...
Q746506

Maria tem um filho de 3 anos e está pensando sobre o processo de escolarização de seu filho para o ano que vem, quando ele já estará com 4 anos.

De acordo com a legislação vigente, ela deverá matriculá-lo:

Carregando...
Q753272

Leia as afirmativas que se referem ao trabalho pedagógico desenvolvido na Educação Infantil: I- A Educação Infantil tem fim precípuo na alfabetização, na construção do conhecimento e no desenvolvimento das potencialidades dos alunos. II- A Educação Infantil considera e respeita as individualidades, aposta na coletividade, no desenvolvimento crítico e cidadão de cada um. III- A Educação Infantil busca o desenvolvimento da autonomia, da linguagem, da socialização com o ambiente escolar, da coletividade e do conhecimento. IV- A Educação Infantil busca de forma lúdica e participativa possibilitar que os alunos adquiram os conhecimentos mínimos necessários para frequentarem o primeiro ano do Ensino Fundamental. Para tanto este período tem fins preparatórios para o ano subsequente. Assinale a alternativa que possui a resposta INCORRETA:

Carregando...
Q734828

Os Referenciais Curriculares Nacionais para educação infantil foram idealizados de modo a servir:

Carregando...
Q727632

A satisfação de muitas crianças é realizar algumas atividades. Se quiser que uma criança realize algo que ela já realizou, o professor e seu auxiliar devem:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) E
  • 3) D
  • 4) B
  • 5) A
  • 6) A
  • 7) B
  • 8) B
  • 9) D
  • 10) A
  • 11) C
  • 12) B
  • 13) E
  • 14) A
  • 15) B
  •  

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282