Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 23 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q772551

Com o início da relação entre hospedeiro/ parasito, instala-se o processo de parasitismo. Essa relação caracteriza-se por ser, primordialmente, unilateral e por existirem várias formas de associação entre hospedeiro/parasito. Diante do exposto, é correto afirmar que o Endoparasitismo

Carregando...
Q733887

Considere as afirmações abaixo sobre as Lagoas de Maturação utilizadas no tratamento de esgotos:

I. Seu principal objetivo é a remoção de patogênicos.

II. Possui condições adversas aos microrganismos, como elevada radiação e pH.

III. É empregada principalmente como pós-tratamento aos processos que reduzem a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO).

Está correto o que se afirma em

Carregando...
Q746070

Chove pouco em quase toda a região fitogeográfica da Caatinga, geralmente de 3 a 5 meses por ano, com totais anuais entre 350 e 800 mm/ano em média. Assinale a opção que corresponde a causa(s) da escassez de chuva na maior parte do Nordeste brasileiro.

Carregando...
Q695417

A interceptação que reduz a ação erosiva das gotas de chuva sobre o solo acontece em áreas

Carregando...
Q695412

As consequências da exploração irracional dos recursos hídricos subterrâneos normalmente estão associadas aos seguintes problemas, EXCETO:

Carregando...
Q718067

Os constantes aterros e os despejos de esgoto residencial e industrial são as maiores ameaças aos manguezais brasileiros. Um exemplo recente e de maior impacto foi a construção do porto de Suape, no Recife, que suprimiu aproximadamente 3 hectares de mangue. Uma das consequências mais desastrosas é o grande número de ataques de tubarão na costa pernambucana, além da elevada mortandade dos peixes protegidos por lei. Quanto à importância desse ecossistema, é correto afirmar que os manguezais


Carregando...
Q695429

Uma análise feita por biólogos revelou que a perda de hábitat é a causa mais importante da ameaça de extinção de espécies, mas que os outros fatores também ameaçam as espécies.

Sobre esse assunto, NÃO está correto o que se afirma em:

Carregando...
Q746068

Considerando que os fatores ecológicos limitadores do crescimento populacional são classificados em dependentes e independentes de densidade, analise as seguintes afirmações:

I. Na regulação dependente de densidade a ação de fatores ambientais sobre a população é variável, de acordo com seu tamanho.

II. Na regulação independente de densidade não há relação entre intensidade da ação de fatores ambientais e o tamanho da população.

III. São exemplos de fatores bióticos que regulam a população por dependência de densidade: competição, predação, herbivoria e parasitismo.

IV. São exemplos de fatores abióticos independentes de densidade: temperatura, precipitação, variações climáticas extremas e competição por espaço.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q746043

Considerando as relações tróficas, escreva V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas as seguintes afirmações:

( ) A eficiência na transferência de energia de um nível trófico para o próximo é determinada pela qualidade do alimento e pela fisiologia dos consumidores.

( ) Pirâmides de energia ou de biomassa representam as quantidades relativas de energia ou de biomassa em diferentes níveis tróficos.

( ) Teias alimentares são diagramas que revelam as diversas interações tróficas entre as espécies em um ecossistema.

( ) Mudanças no número e no tipo de consumidores nos níveis tróficos mais altos não influenciam a produção primária.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Carregando...
Q746062

O termo biodiversidade pode ser definido como a variabilidade de organismos vivos de qualquer origem, compreendendo, entre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais eles fazem parte. Os índices que medem a biodiversidade levam em consideração dois componentes, quais sejam:

Carregando...
Q746035

As variáveis que podem ser utilizadas para definir a biodiversidade são as seguintes:

Carregando...
Q746042

Assinale a opção que corresponde a fatores limitantes da produtividade primária em comunidades terrestres.

Carregando...
Q746030

Considerando os processos responsáveis pela perda da biodiversidade, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir.

( ) O processo global de fragmentação de habitats causa redução na área total da floresta e fragmentação progressiva dos remanescentes de florestas naturais em pequenas manchas, isoladas por plantações ou pelo desenvolvimento agrícola, industrial ou urbano.

( ) O efeito de borda promove a diminuição da disponibilidade de luz, dessecação do habitat, menor exposição a ventos, mudanças na abundância e distribuição das espécies; além de alterações nas interações ecológicas.

( ) Devido às vantagens competitivas em relação às espécies residentes e à ausência de predadores, as espécies invasoras conseguem dominar os nichos ocupados pelos organismos nativos, podendo alterar profundamente a estrutura e a composição das populações e comunidades locais.

( ) A monocultura reduz a biodiversidade e favorece o aumento de pragas, doenças e plantas espontâneas nos cultivos, demandando menor uso de agrotóxicos, o que favorece o aumento dos inimigos naturais dos insetos pragas.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Carregando...
Q701627

Este bioma é o maior bioma brasileiro e estima-se que existam 30 mil espécies de plantas. As estimativas situam a região como a maior reserva de madeira tropical do mundo, sendo que entre os serviços ecossistêmicos estão o fornecimento de madeira, borracha, castanha, peixe e minérios. Seu principal rio corta a região para desaguar no Oceano Atlântico, lançando ao mar cerca de 175 milhões de litros d'água a cada segundo. Assinale a alternativa que apresenta o bioma brasileiro descrito:

Carregando...
Q746040

Atente para o que se afirma a seguir sobre Biodiversidade e Funcionamento dos Ecossistemas (BFE).

I. O efeito de complementaridade envolve os conceitos de partição de nicho (cada espécie requer diferentes recursos e condições no ambiente para a sua sobrevivência) e facilitação entre espécies.

II. Os efeitos de amostragem consideram que características funcionais não estão uniformemente distribuídas ao longo das espécies, tornando possível que uma espécie domine as taxas de determinado processo ou propriedade do ecossistema.

III. A facilitação entre espécies é um processo no qual a ocorrência de uma determinada espécie viabiliza a presença de outras através da criação de condições adequadas para a sua sobrevivência.

É correto o que se afirma em:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) E
  • 3) D
  • 4) C
  • 5) C
  • 6) D
  • 7) A
  • 8) A
  • 9) B
  • 10) B
  • 11) C
  • 12) B
  • 13) B
  • 14) C
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282