Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 63 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

“A sífilis adquirida é uma doença infectocontagiosa sistêmica, de transmissão sexual, sendo sua evolução dividida nas formas recente e tardia. A forma tardia é considerada após os _________ primeiros meses de evolução.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Carregando...

Em relação às infecções sexualmente transmissíveis, analise os itens abaixo.

  1. A vaginose e a candidíase são infecções endógenas e não são consideradas infecções sexualmente transmissíveis.
  2. As infecções sexualmente transmissíveis não aumentam o risco para a infecção pelo HIV.
  3. O Condiloma Acuminado é uma infecção sexualmente transmissível que possui a presença de verrugas como principal sintoma.

Estão CORRETOS:

Carregando...

Doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pal l idum, muito disseminada entre pessoas jovens, cujo primeiro sinal é uma ferida discreta que pode surgir no pênis, vulva, vagina, colo do útero, ânus ou boca. A ferida não provoca dor e desaparece mesmo sem tratamento, o que sugere cura. Entretanto, a bactéria continua presente no sangue e a doença evoluindo. Essa doença é denominada:

Carregando...

Sobre DSTs, analise as assertivas abaixo:

  1. A Clamídia tem sintomas como ocorrimento parecido com clara de ovo no canal da urina e dor ao urinar.
  2. O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) compromete o funcionamento do sistema imunológico humano, impedindo-o de executar adequadamente sua função de proteger o organismo contra as agressões externas.
  3. A Sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum.

Quais estão corretas?

Carregando...

Qual recomendação do Ministério da Saúde quanto a destinação de leitos para doenças transmissíveis (DT’s) (Isolamento)?

Carregando...

As principais características da sífilis congênita tardia incluem, EXCETO:

Carregando...

Com relação à triagem das Infecções Sexualmente Transmissíveis na gestação, analise as afirmativas abaixo e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS:

( ) A pesquisa para o HIV deve ser feita na primeira consulta do pré-natal, idealmente no primeiro e no terceiro trimestre da gestação. Porém, no caso de gestantes que não tiveram acesso ao pré-natal, o diagnóstico pode ocorrer no momento do parto, na própria maternidade, por meio do teste rápido para HIV.

( ) A pesquisa para sífilis deve ser feita na primeira consulta do pré-natal, idealmente no primeiro trimestre da gravidez, no início do terceiro trimestre (28ª semana), no momento do parto (independentemente de exames anteriores), e em caso de abortamento.

( ) A pesquisa de tricomoníase na gestação é recomendado considerando o risco de parto pré-termo, e a redução dos efeitos adversos perinatais.

( ) No caso da Hepatite B não é recomendada a pesquisa do HbsAg de rotina no pré-natal, devido ao baixo índice de detecção do agravo em gestantes e à ausência de imunoprofilaxia ou intervenção medicamentosa que possam prevenir a transmissão vertical.

A sequência CORRETA é:

Carregando...

A AIDS é uma doença sexualmente transmissível causado pelo vírus HIV, sua transmissão se dá por:

Carregando...

Sobre as doenças infecciosas, leia as alternativas e marque a resposta CORRETA.

I. Coqueluche
II. Febre purpúrica
III. Linfogranuloma venereo
IV.Ancilostomiase
V. Cancro mole

( )Bordetella pertussis
( ) Haemophilus ducrey
( ) Necator americanus
( ) Haemophilus Influenzae aegyptius
( ) Chlamydia tracomatis

Carregando...

A Sífilis, a Donovanose e a Tricomoníase podem ser transmitidas da seguinte forma:

Carregando...

No contexto das infecções sexualmente transmissíveis no Brasil, a sífilis se apresenta como uma doença de importância clínica e epidemiológica. Assim, o teste rápido de sífilis está disponível nos serviços de saúde do SUS. Sobre a sífilis, analise as afirmativas abaixo.


Em relação ao exposto, estão corretas as afirmativas

Carregando...

A Aids é uma doença que representa um dos maiores problemas de saúde da atualidade, em função de seu caráter pandêmico e de sua gravidade. Uma das prioridades do Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids é a redução da transmissão vertical do HIV. Os objetivos da Vigilância Epidemiológica para esse tipo de transmissão são:

I. Conhecer o estado sorológico de gestantes , parturientes, nutrizes e crianças expostas , para iniciar oportunamente a profilaxia e terapêutica da transmissão vertical.

II. Acompanhar o perfil epidemiológico da infecção pelo vírus HIV nesses grupos populacionais, para estabelecimento , acompanhamento e avaliação de impacto das medidas de prevenção, controle e tratamento.

III. Avaliar a operacionalização do protocolo de tratamento da transmissão vertical, visando a implementação de ações de impacto na redução da transmissão vertical.

Está CORRETO o que se afirma em:

Carregando...

A sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica, de evolução crônica, causada pelo Treponema pallidum. Quando não tratada, progride ao longo de muitos anos, sendo classificada em sífilis primária, secundária, latente recente, latente tardia e terciária. Sobre essa doença, avalie as afirmações abaixo: I. A transmissão pode ser sexual, vertical ou sanguínea. II. A transmissão sexual é a predominante. III. O tratamento adequado dos casos diagnosticados promove a remissão dos sintomas em poucos dias, não havendo risco de a pessoa se recontaminar. IV. O diagnóstico pode ser feito por testes treponêmicos, sendo VDRL e Teste rápido os mais utilizados. Estão (estão) correta(s):

Carregando...

A presença de corrimento é o principal sintoma desta Doença Sexualmente Transmissível (DST):

Carregando...

A Doença Sexualmente Transmissível (DST) e seu principal sintoma (síndrome) não está corretamente associada em:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) A
  • 3) A
  • 4) E
  • 5) B
  • 6) B
  • 7) A
  • 8) A
  • 9) D
  • 10) D
  • 11) B
  • 12) D
  • 13) C
  • 14) B
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282