Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 34 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q799825

Além do IMC, dados epidemiológicos demonstram, cada vez mais, a importância da utilização do parâmetro da circunferência abdominal (CA) na avaliação da pessoa com diabetes tipo 2. De acordo com a organização mundial da saúde, é considerado como risco para doença cardiovascular quando a circunferência abdominal é:

Carregando...
Q768282

A via de administração usual da insulina é a subcutânea, podendo ser realizada em braços, abdômen e coxas. As velocidades de absorção, de acordo com esses locais, respectivamente, são:

Carregando...
Q780818

Analise o caso clínico a seguir:

RMNOS, 68 anos, portador de Diabetes melitus tipo 2 há 15 anos, em uso de insulinoterapia com Insulina Regular e NPH, possui diagnóstico médico de hipertensão arterial sistêmica com uso de Captopril 25mg, duas vezes ao dia. Mora com sua esposa e um filho de 32 anos. Conhece seu tratamento e refere saber aplicar as insulinas. Nos últimos anos, vem apresentando parestesia progressiva em membros inferiores, redução da acuidade visual bilateral, edema em membros inferiores e ganho de peso. Deambula com auxílio devido a esse novo sintoma. Chegou à emergência com tremores, pele fria, adinâmico e algo desorientado. PA: 149x92 mmHg. Ao exame físico, o enfermeiro observou distensão de veia jugular e solicitou verificação de glicemia. O enfermeiro deve raciocinar rapidamente e traçar os diagnósticos de enfermagem seguidos de intervenções rápidas. São diagnósticos de enfermagem para o caso, exceto:

Carregando...
Q740197

Nos testes com monofilamento de 10 gramas de Semmes-Weinstem, a percepção da sensibilidade protetora está ausente quando

Carregando...
Q669412

J.L.P., 44 anos, masculino, com diagnóstico recente de diabetes mellitus, iniciou tratamento com insulina há duas semanas. Nos últimos dois dias, não está se alimentando adequadamente e teve dois episódios de tremores, sudorese, taquicardia e visão turva. Quanto ao quadro clínico apresentado por J.L.P., analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Os sinais de tremores, taquicardia e sudorese são manifestações de hipoglicemia.

II. Deve-se administrar ao paciente alimentos contendo açúcar.

III. A hipoglicemia caracteriza-se por níveis glicêmicos superiores a 70 mg/dL.

IV. O exame de hemoglobina glicada (HbA1c) é o mais indicado para a detecção e o controle do diabetes mellitus, porque mensura a glicemia de cerca de três meses anteriores à coleta.

Carregando...
Q720012

No que concerne a diabetes melito, julgue o item seguinte.

Recomenda-se a pessoas portadoras de diabetes melito do tipo II e usuárias de antidiabéticos orais a monitorização da glicemia capilar três ou mais vezes ao dia.

Carregando...
Q742200

O Diabetes Mellitus é comum, de incidência crescente e apresenta alta morbimortalidade com perda importante na qualidade de vida. Essa doença é uma das principais causas de mortalidade, insuficiência renal, amputação de membros inferiores, cegueira e doença cardiovascular. Em relação ao Diabetes Mellitus (DM), associe as duas colunas.

A sequência da associação está corretamente representada em

Carregando...
Q679612

O Diabetes Mellitus (DM) é uma das doenças endócrinas mais comum.

Assinale a alternativa que identifica, atualmente, o DM tipo 2.

Carregando...
Q718787

Julgue o próximo item, relativo ao controle e acompanhamento de pessoas com diabetes melito (DM) ou com intolerância a glicose.

Na rotina do Sistema Único de Saúde, recomenda-se que o manejo clínico do uso de insulina pela pessoa com DM do tipo 2 que necessite de múltiplas doses diárias seja prioritariamente realizado no ambulatório de especialidades.

Carregando...
Q733641

Com relação à atenção à saúde das pessoas adultas com Diabetes Mellitus (DM), assinale a alternativa correta acerca da glicemia capilar.



Carregando...
Q720009

No que concerne a diabetes melito, julgue o item seguinte.

O diabetes gestacional pode ocorrer durante as últimas fases da gravidez, embora geralmente desapareça com o nascimento do bebê. As mulheres com esse tipo de diabetes têm maior propensão a desenvolver diabetes do tipo II em uma fase mais tardia da vida.

Carregando...
Q683707

Mulher de trinta e nove anos de idade, hipertensa e diabética, internada na clínica médica de um hospital, recebe a seguinte medicação: insulina NPH 30 unidades pela manhã, enoxaparina 40 mg e solução fisiológica 0,9% intravenosa a 30 mL/h.

Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens seguintes.

A insulina utilizada é da classe dos hipoglicemiantes e, nesse caso, pode ser administrada pelas vias subcutânea ou intramuscular.

Carregando...
Q700208

Sobre o Diabetes, assinale a alternativa incorreta:

Carregando...
Q699139

Sra. M.C.F, 70 anos, em tratamento medicamentoso para diabetes mellitus, faz uso de insulina subcutânea. Ao examiná-la, o enfermeiro constatou presença de lipo-hipertrofia.

Sobre esse caso clínico, a conduta correta do enfermeiro é

Carregando...
Q720011

No que concerne a diabetes melito, julgue o item seguinte.

A glicemia pós-prandial é o teste recomendado para o diagnóstico de diabetes melito gestacional, por apresentar a melhor relação sensibilidade-especificidade.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) B
  • 3) A
  • 4) A
  • 5) E
  • 6) Errado
  • 7) D
  • 8) B
  • 9) Errado
  • 10) D
  • 11) Certo
  • 12) Errado
  • 13) D
  • 14) E
  • 15) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282