Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 297 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Os domínios funcionais entre os quais se dividirá o estudo das etapas que a criança percorre serão, portanto, os da afetividade, do ato motor, do conhecimento e da pessoa.

(WALLON, 1995, p. 135.)

A partir desta visão integrada do indivíduo, segundo Wallon, é INCORRETO afirmar que:

Carregando...

Cada gesto e movimento têm significações simbólicas, capazes de contribuir para o desenvolvimento humano referindo-se ao grafismo
infantil.

Em relação às fases do desenvolvimento, a fase que começa por volta dos sete anos, estendendo-se até os nove. Nesse estágio, a criança desenvolve o conceito da forma e seus desenhos simbolizam o que pertence ao seu meio, de maneira descritiva.

Marque a alternativa CORRETA referente ao estágio relacionado ao contexto acima.

Carregando...

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das quatro fases do desenvolvimento da criança:

Carregando...

(MOREIRA, 2009) aponta que ao observar uma criança desenhando aprendemos muito sobre ela, pois o desenho revela o seu desenvolvimento e, também, as proezas do seu coração. Por isso, o desenho significa, para a criança, EXCETO.

Carregando...

As instituições de Educação Infantil devem fazer uso de instrumentos de acompanhamento da aprendizagem do aluno, para o acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento dos alunos, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo, EXCETO:

Carregando...

Levando em conta os marcos de desenvolvimento infantil, é sempre alarmante quando uma criança apresenta contínuos ataques de fúria. Tal situação se torna um problema no desenvolvimento infantil, pois afeta principalmente:

Carregando...

Inicialmente, o pensamento se desenvolve sem a linguagem, ou seja, os primeiros balbucios das crianças são formados sem o pensamento e objetivam atrair a atenção dos adultos, caracterizando a função social da fala, desde o início.
Vygotsky afirma que, por volta dos dois anos de idade ocorre o encontro entre o pensamento e a fala, surgindo um novo tipo de organização linguístico-cognitivo.

A criança passa, então, a entender o propósito da fala e ao sentir a necessidade das palavras, busca apreender os signos, descobrindo a função simbólica da palavra.

Após analisar o texto acima podemos concluir que a partir do encontro entre o pensamento e a fala:

Carregando...

Leia as afirmativas a seguir:

I. Nenhuma criança tem o direito de ser respeitada por seus educadores.

II. A educação ambiental busca criar uma consciência da realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...

Como exposto na BNCC, na Educação Infantil, as aprendizagens essenciais compreendem tanto comportamentos, habilidades e conhecimentos quanto vivências que promovem aprendizagem e desenvolvimento nos diversos campos de experiências.

Em relação aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para bebês (0 a 1 ano e 6 meses), é correto afirmar que se tem, como objetivo de aprendizagem e desenvolvimento,

Carregando...

Leia as afirmativas a seguir:

I. O profissional que trabalha em uma escola deve demonstrar cortesia ao realizar o atendimento do usuário dos serviços públicos.

II. O ensino deve ser ministrado com base no princípio da liberdade de aprender e divulgar a arte e a religião, apenas.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...

Leia as afirmativas a seguir:

I. A vinculação entre a educação escolar e as práticas sociais deve ser tolhida nas instituições de ensino.

II. É vedado ao profissional que atua na Educação Infantil ser assíduo e frequente ao serviço.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...

Leia as afirmativas a seguir:

I. Nenhuma criança tem o direito de ser respeitada por seus educadores.

II. Toda criança tem o direito à igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...

Leia as afirmativas a seguir:

I. Toda criança tem o direito à igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

II. Toda criança tem o direito de ser respeitada por seus educadores.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...

Leia as afirmativas a seguir:

I. A consideração com a diversidade étnico-racial não deve ser uma das bases da prática educacional na instituição de ensino.

II. É vedado ao profissional que atua na Educação Infantil ser probo, reto, leal e justo no exercício das suas atribuições.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...

A diversidade de etnias, crenças, costumes, valores, etc. são características marcantes da população brasileira, presentes também nas instituições de educação infantil, chamado de:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) B
  • 3) D
  • 4) C
  • 5) D
  • 6) C
  • 7) E
  • 8) C
  • 9) C
  • 10) B
  • 11) D
  • 12) C
  • 13) A
  • 14) D
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282