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Os tipos de correspondência classificam se em: interna e externa, oficial e particular, recebida e expedida. Analise as assertivas abaixo e marque a opção correta:

I. Classifica-se como interna correspondências mantidas entre as unidades do órgão;

II. Classifica-se com externa correspondências mantidas entre os órgãos ou entidades da administração municipal, estadual e federal;

III. Classifica-se como particular a correspondência de espécie formal de comunicação mantida entre os órgãos ou entidades da administração pública municipal, estadual ou federal ou destes para outros órgãos públicos ou empresas privadas;

IV. Classifica-se como particular a correspondência de espécie informal de comunicação utilizada entre autoridades ou servidores e instituições ou pessoas estranhas à Administração Pública Municipal, Estadual ou Federal;

V. Classifica-se como recebida a correspondência de origem externa recebida pelo protocolo geral do órgão ou entidade.

Estão corretos, apenas:

Podemos considerar que a correspondência é toda e qualquer forma de comunicação escrita. Quanto a sua classificação no ambiente organizacional, que afirmação podemos considerar?

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, “a omissão de certos termos ao fazermos uma comparação, omissão própria da língua falada, deve ser evitada na língua escrita, pois compromete a clareza do texto: nem sempre é possível identificar, pelo contexto, qual o termo omitido. A ausência indevida de um termo pode impossibilitar o entendimento do sentido que se quer dar a uma frase" (BRASIL, 2002).

Em qual sentença a omissão comprometeu a clareza do texto?



Com base no documento hipotético acima, julgue os itens seguintes.

Nesse ofício, deveriam constar do cabeçalho ou do rodapé informações acerca do remetente, tais como nome do órgão ou setor; endereço postal; telefone; e endereço de correio eletrônico.

O emprego do pronome de tratamento Vossa Excelência não é aceito para

Com base no documento apresentado e nos conceitos de redação de correspondências oficiais, julgue os itens a seguir.


Por se tratar de comunicação de assunto oficial entre diferentes órgãos da administração pública, o conteúdo do documento em tela está adequado ao expediente ofício.

Imagem 003.jpg

A respeito das características da redação oficial e do texto acima,
julgue os seguintes itens.

Caso fosse reescrever o texto sob a forma de um memorando, o autor poderia alternar o primeiro parágrafo com o segundo, trocando-os de lugar, sem que houvesse prejuízo para a coerência e a coesão textual.

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