Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 117 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

No que diz respeito ao controle, julgue:

O controle burocrático possui ênfase no alto desempenho e uma orientação dinâmica para o mercado e as recompensas são baseadas no resultado do grupo ou da organização.

Carregando...

No que diz respeito ao controle, julgue:

A primeira fase do controle consiste no estabelecimento de padrões e critérios para desempenho.

Carregando...

A comunicação interpessoal é um processo de enviar e receber mensagens de uma pessoa a outra. Assinale a alternativa que mostra uma atitude que pode dificultar a transmissão das mensagens.

Carregando...

Sobre as características da Redação Oficial, assinale a alternativa correta.

Carregando...

O servidor público é um agente do Estado a serviço da sociedade e compete a ele atendimento direto e pessoal ao cidadão, bem como a disponibilização dos serviços demandados. Em relação à comunicação no ambiente organizacional, assinale a afirmativa INCORRETA.

Carregando...

Com base no texto e considerando as ideias e conceitos fundamentais da administração geral, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, de acordo com a teoria de Henry Mintzberg a respeito dos diferentes papéis dos gestores. João iniciou recentemente seu trabalho de gestor no setor de comunicação de uma universidade federal. Dentre as suas principais responsabilidades estão: a) transmitir, por meio de relatórios, discursos e entrevistas coletivas, informações à comunidade externa à universidade; b) direcionar informações para outros membros da universidade, por meio de correspondências, relatórios, e-mails e outras formas de comunicação; e c) levantar e receber informações de interesse da universidade, seja da mídia ou de pessoas e agentes externos à universidade. I. João é responsável por desempenhar os papéis interpessoais. II. João desempenha os papéis de porta-voz, disseminador e monitor, respectivamente. III. João desempenha predominantemente o papel decisional.

Carregando...

Julgue o item. A palavra Sisu pode ajudar na comunicação com os finlandeses, mas não com pessoas de língua inglesa. Essa palavra não tem tradução em inglês e significa algo semelhante à “coragem” ou à “extrema persistência”. Tal fato é um exemplo de barreira semântica da comunicação.

Carregando...

A comunicação tem aplicação em todas as funções administrativas, mas é particularmente importante na função de direção. Ela envolve o intercâmbio de ideias, informações e pensamentos. O processo de comunicação envolve os seguintes componentes:

Carregando...

A comunicação empresarial é a maneira que a organização se comunica com o público interno, com seus clientes e fornecedores, sendo fundamental para o bom funcionamento e sobrevivência da empresa no mercado. Associe as colunas relacionando os elementos da comunicação com suas respectivas definições em seguida assinale a alternativa que contêm a sequência correta.

Coluna 1

1 - Emissor.

2 - Receptor.

3 - Mensagem.

4 - Código.

5 - Canal de comunicação.

6 - Contexto.

7 - Ruído na comunicação.

Coluna 2

( ) Conjunto de sinais que são utilizados para transmitir a mensagem, podendo ser de várias formas.

( ) Elemento fundamental da comunicação, utilizado para transmitir informações, ou seja, representa o conteúdo anunciado pelo locutor.

( ) Quando a mensagem não é identificada de forma correta pelo interlocutor; representa qualquer elemento que interfira na transmissão de uma mensagem.

( ) É a pessoa que enuncia a mensagem para um ou mais receptores, no ato da comunicação.

( ) A situação comunicativa em que estão inseridos o receptor e o emissor.

( ) Meio físico ou virtual onde a mensagem será transmitida.

( ) Também chamado de interlocutor ou ouvinte, recebe a mensagem emitida.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Carregando...

Julgue o item. O fluxo transversal de comunicação abrange todos os níveis sem se ajustar às direções tradicionais. Surge e se desenvolve muito mais nas organizações informais e favorece a efetividade no trabalho.

Carregando...

Com relação à administração, julgue o item. Para ter uma correta avaliação do desempenho da empresa, seu administrador não deve medir esforços na implementação de todos os controles que possam fornecer alguma informação adicional sobre as atividades realizadas.

Carregando...

A escuta ativa é essencial na comunicação interpessoal pois:

Carregando...

A comunicação é um processo social e no ambiente organizacional pode influenciar no alcance dos objetivos. Sobre fluxo de comunicação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) No fluxo de comunicação descendente, são encaminhados normas, procedimentos, métodos e processos.

( ) No fluxo de comunicação ascendente, as pessoas interagem moderadamente e sem distinção de níveis hierárquicos, e o objetivo da mensagem enviada é fornecer a sinergia do grupo.

( ) A comunicação horizontal caracterizada pela formalidade proporciona a socialização de informações e coordenação de atividades interdependentes.

( ) No fluxo de comunicação transversal, a equidade entre os níveis hierárquicos caracteriza a gestão centralizada, bem como a ausência de interação entre os pares.

Assinale a sequência correta.

Carregando...

Os Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) apoiam os gerentes no monitoramento e no controle organizacional, fornecendo informações estruturadas sobre o seu desempenho. Já os Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) apoiam os gerentes por meio de modelos analíticos aplicados a grandes quantidades de dados necessários para decisões estruturadas ou semi-estruturadas (Laudon e Laudon, 2010). Tendo em vista as características dos sistemas de informação e de apoio à decisão necessários em uma organização, considere as seguintes afirmativas:

1- Um gerente sênior deve utilizar um SAD para determinar metas de longo prazo.

2- Um gerente de nível médio deve utilizar um SAD para um orçamento departamental.

3- Um gerente operacional deve utilizar um SIG para aprovar um orçamento de capital.

4- Um gerente sênior deve usar um SAD e um SIG para determinar a elegibilidade de horas extras de um funcionário.

Assinale a alternativa correta.

Carregando...

As atividades desempenhadas dentro da Organização são bastante diversificadas em sua natureza e impulsiona às Organizações o investimento de sistemas de controle que abordem de forma integrada as atividades e operações realizadas por ela. Desta forma, os gestores utilizam diferentes métodos e instrumentos de controle para lidar com as atividades da Organização. Assinale o item INCORRETO a respeito dos instrumentos de controle de desempenho nas organizações:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Errado
  • 2) Certo
  • 3) D
  • 4) A
  • 5) A
  • 6) D
  • 7) Certo
  • 8) B
  • 9) B
  • 10) Errado
  • 11) Errado
  • 12) C
  • 13) A
  • 14) B
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282