Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 44 questões.

Salvar em Meus Filtros Limpar filtro
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q765607

Com relação à administração de materiais, julgue o item. A concorrência internacional constitui uma das modalidades de compra para efeito de administração de materiais.

Carregando...
Q711888
Provas: Quadrix - 2018 - CRN - 10ª Região (SC) - Técnico Administrativo
Disciplina: Administração de Recursos Materiais - Assuntos: Classificação de Materiais Administração de Materiais e Logística Estoque Curva ABC Armazenagem e movimentação Compras Gestão de Materiais Cadeia de suprimentos Fornecedores Avaliação de Estoques Departamento de Compras Controle de Materiais Inventário Ciclo de Compras Instalações físicas Almoxarifado Codificação Custos de Estoque Previsão de Demanda Gestão de inventário Métodos FIFO e LIFO Métodos de Armazenamento Avaliação de estoques pelo método PEPS Níveis de Estoques Ponto de Pedido Média móvel exponencialmente ponderada (MMEP) Estratégia - sequenciamento de tarefas Modelo da cadeia de valor de Porter Estoque de segurança Transporte e distribuição Ciclo de vida do produto Gestão de Estoques Aquisição de Materiais Licitações Planejamento Margem de Contribuição Consumo Tombamento Administração da produção just-in-time Distribuição de Materiais Gestão financeira Administração de Materiais Logística Layout Ponto de Equilíbrio Embalagens Classificação dos Estoques Etapas da Classificação e Codificação de Materiais Administração de Estoques Classificação ABC Materiais Críticos, Permanentes e de Consumo Estratégias do Setor de Compras Armazenagem, Distribuição e Transporte Previsão e Custos dos Estoques Just-In-Time e Kanban Conceitos Básicos Atividades da Área de Materiais Avaliação e Indicadores de Estoques Classificação Pela Importância Operacional – Classificação XYZ Cadastro e Seleção de Fornecedores objetivos da Área de Materiais Classificação por Tipo de Demanda Objetivos do Setor de Compras Administração dos Almoxarifados Materiais Permanentes e de Consumo Movimentação, Armazenagem e Distribuição Armazenagem, Distribuição e Transporte de Materiais Recebimento dos Materiais Área de Materiais Dentro da Organização Níveis de Serviços Logísticos Lote Econômico de Compras – LEC

A respeito de classificação de materiais, julgue o item que se segue.

O produto intermediário é utilizado no processo de fabricação/produção, sem que se incorpore ao produto final.

Carregando...
Q751288

Francischini e Gurgel (2013) definem que a função básica do recebimento de materiais é assegurar que o produto entregue esteja em conformidade com as especificações constantes no Pedido de Compra. Nesse sentido, analise as seguintes assertivas relativas aos procedimentos adequados para o recebimento de materiais: I. Pessoal treinado para os procedimentos de entrada de fornecedores na empresa. II. Redução, ao mínimo possível, da burocracia para o preenchimento das autorizações de entrada na empresa. III. Disponibilidade, no local do recebimento, de equipamentos de pesagem ou outra inspeção especificada, evitando deslocamentos desnecessários. IV. Estacionamento adequado para os veículos que estão aguardando a entrada na empresa. Quais estão corretas?

Carregando...
Q757700

Em relação a compras, julgue o item a seguir.

Entre os fatores que o setor de compras pode utilizar na formação do cadastro de fornecedores, a capacidade produtiva e a reputação no mercado não são fatores relevantes.

Carregando...
Q758246

Considerando que o objetivo do setor de compras de uma universidade seja melhorar a administração de recursos materiais na instituição, desde a sua aquisição até a sua efetiva utilização, julgue o próximo item, relativo a compras e contratações públicas, coleta de preços, gestão e controle de estoques.

A execução de um contrato de fornecimento de alimentos perecíveis permite a dispensa do recebimento provisório.

Carregando...
Q688703
Provas: CESGRANRIO - 2018 - Petrobras - Técnico de Logística de Transporte Júnior - Controle
Disciplina: Administração de Recursos Materiais - Assuntos: Classificação de Materiais Estoque Curva ABC Armazenagem e movimentação Compras Gestão de Materiais Cadeia de suprimentos Fornecedores Sistema just-in-time - método de gestão de estoques Avaliação de Estoques Lead Time Departamento de Compras Controle de Materiais Recebimento Inventário Ciclo de Compras Instalações físicas Almoxarifado Codificação Custos de Estoque Previsão de Demanda Gestão de inventário Métodos FIFO e LIFO Métodos de Armazenamento Avaliação de estoques pelo método PEPS Níveis de Estoques MRP Ponto de Pedido Média móvel exponencialmente ponderada (MMEP) Modelo da cadeia de valor de Porter Estoque de segurança Dimensionamento de estoques Transporte e distribuição Ciclo de vida do produto Gestão de Estoques Aquisição de Materiais Licitações Planejamento Tombamento Administração da produção just-in-time Distribuição de Materiais Gestão financeira Administração de Materiais Logística Layout Ponto de Equilíbrio Embalagens Classificação dos Estoques Etapas da Classificação e Codificação de Materiais Administração de Estoques Classificação ABC Materiais Críticos, Permanentes e de Consumo Administração de Compras Estratégias do Setor de Compras Armazenagem, Distribuição e Transporte Previsão e Custos dos Estoques Atividades da Área de Materiais Sistemas de Controle de Estoques Avaliação e Indicadores de Estoques Classificação Pela Importância Operacional – Classificação XYZ Cadastro e Seleção de Fornecedores Classificação por Tipo de Demanda Administração dos Almoxarifados Materiais Permanentes e de Consumo Movimentação, Armazenagem e Distribuição Armazenagem, Distribuição e Transporte de Materiais Recebimento dos Materiais Tipos de Classificação Área de Materiais Dentro da Organização Lote Econômico de Compras – LEC

A atividade realizada dentro da armazenagem, cuja função é separar os pedidos, e que representa cerca de 1/3 do tempo total das demais atividades realizadas dentro de um armazém denomina-se atividade de

Carregando...
Q757697

Em relação a compras, julgue o item a seguir.

A estrutura centralizada do setor de compras possui maior flexibilidade na negociação com fornecedores regionais.

Carregando...
Q670754

Com base nas normas e práticas aplicáveis à administração de recursos materiais, julgue o item subsequente.

Nas compras parceladas de bens, quando se comprovarem viáveis, deverá haver uma única licitação, na modalidade pertinente à execução do objeto em licitação.

Carregando...
Q602916

A empresa ALFA, presente há 15 anos no mercado, abrirá uma nova fábrica e com isso precisará de novos insumos para sua operação. A equipe de compras precisará estruturar o processo para adquirir esses novos insumos visando atender essa nova necessidade. Assinale a alternativa que representa a sequência ideal do processo de compras a ser estabelecido.

Carregando...
Q602918

Com relação aos contratos de fornecimento e sua gestão, considere as seguintes afirmativas:

1.O objetivo do setor de diligenciamento de contratos visa a prevenção de eventuais desvios entre o que foi formalmente acordado e o que está sendo executado.

2.Ao gestor de contrato cabe a prerrogativa de decidir sobre eventuais demandas extracontratuais.

3.A unilateralidade é princípio a ser preservado nos contratos de fornecimento.

4.A adjudicação refere-se à última etapa do processo de aquisição, por meio da celebração de um contrato entre contratante e contratada, estabelecendo-se as condições de fornecimento.

Assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q455930

A administração de materiais no setor público é fortemente regulada e contempla as funções de compras governamentais e contratação de serviços, de armazenamento e administração de estoques, de distribuição e de administração patrimonial. A função de compras governamentais e contratação de serviços deve ser realizada através de licitações. Assinale a alternativa que apresenta algumas das modalidades de licitação para compras e contratações pela administração pública brasileira.

Carregando...
Q520726

Vários são os tipos ou critérios de classificação de materiais, determinados em função das informações gerenciais desejadas pelo gestor de materiais. A possibilidade de fazer ou comprar é um desses critérios e tem por objetivo prover a informação de quais materiais poderão ser produzidos internamente pela organização e quais deverão ser adquiridos no mercado. As categorias de classificação podem ser assim listadas: . materiais a serem produzidos internamente; . materiais a serem adquiridos; . materiais a serem recondicionados (recuperados) internamente; . materiais a serem produzidos ou adquiridos (depende de análise caso a caso pela organização). A decisão sobre produzir ou adquirir um item de material no mercado é tomada pela cúpula da organização, considerando os custos e a estrutura envolvida. Nesse contexto, há duas estratégias possíveis: a verticalização e a horizontalização.
Podem ser apontadas como desvantagens da verticalização: I. perda de flexibilidade;
II. maior investimento (custos maiores);
III. dependência de terceiros.
Pode-se afirmar que:

Carregando...
Q268686

No que se refere à atividade de compra, julgue o item subsecutivo.

Em um pedido de compra, deve constar preço, prazo, reajustes,

e demais condições gerais. Assim, basta que o comprador

esteja ciente de todas as cláusulas e requisitos, dos

procedimentos que regem o recebimento das peças ou

produtos, dos controles e das exigências de qualidade, para que

o pedido possa ser considerado legalmente válido.

Carregando...
Q272629

Julgue os itens que se seguem, relativos à classificação de materiais.

Os registros de compra, de preço e de fornecedores constituem

etapas do processo de compras de uma empresa.

Carregando...
Q281680

Acerca das etapas do processo de compra, do perfil do comprador

e das modalidades de compra, julgue os itens seguintes.

O comprador detém autoridade e autonomia para representar

a empresa, no entanto ele não pode ser responsabilizado por

acordos estabelecidos e não cumpridos pelos fornecedores.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Errado
  • 5) Certo
  • 9) A
  • 13) Errado
  • 2) Errado
  • 6) D
  • 10) C
  • 14) Certo
  • 3) E
  • 7) Errado
  • 11) A
  • 15) Certo
  • 4) Errado
  • 8) Errado
  • 12) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889