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O gestor de pessoas de uma instituição pública observou, durante a fase inicial da formação de uma equipe de trabalho para um novo projeto, que precisava exercer um tipo de liderança mais

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O conflito é um fenômeno comum sempre que se fala de trabalho em grupo. Sempre que há pessoas entrando em
contato com outras, os conflitos aparecem. De certa forma, o conflito é algo comum sempre que indivíduos têm valores, objetivos, interesses ou ideias diferentes uns dos outros. Se até casais brigam, imagine os colegas de trabalho! Naturalmente, existem diversos tipos de conflito. Alguns são derivados de motivos mais “concretos”, enquanto outros são derivados de sentimentos e opiniões. Da mesma maneira, alguns são facilmente resolvidos, enquanto outros são de difícil tratamento.

Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue:

Os conflitos não geram benefícios à empresa. Eles apenas geram desengajamento e má disposição da equipe

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Todas as organizações são compostas por grupos de pessoas, reunidas para alcançar um objetivo. Um grupo de pessoas poderia ser definido como um conjunto de dois ou mais indivíduos que estabelecem contatos pessoais, significativos e propositais, uns com os outros, em base de continuidade, para alcançar um ou mais objetivos comuns.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue a respeito de desenvolvimento de equipes de trabalho:

Na fase de normalização, a estrutura do grupo já está plenamente funcional e as energias já são gastas na realização das atividades.

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Quanto à gestão de pessoas, julgue:  

De acordo com a teoria do equilíbrio organizacional, os incentivos são as recompensas oferecidas pela organização a seus participantes.

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No que diz respeito à ética e à responsabilidade social, julgue o item  

A ética está voltada para a atuação do homem, tal como é ou deveria ser, podendo‐se dizer que ela gera normas e regras com o intuito de orientar as condutas humanas em suas relações sociais e organizacionais

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“Para compreender o que são relações de poder, talvez devêssemos investigar as formas de resistência e as tentativas de dissociar essas relações”. Ou seja, o poder é uma relação de forças que se encontra presente, e em constante movimento, em todos os espaços sociais, sejam eles públicos ou privados, gerando tensões que se expressam em toda relação. A resistência comparece, então, como parte constitutiva dessa relação, pois ela está sempre presente, e se configura como o grito do descontentamento anunciando o exercício da liberdade. Poder tem também uma relação direta com a capacidade de se realizar algo, aquilo que se "pode" ou que se tem o "poder" de realizar ou fazer. Segundo estudo realizado por Kipnis, Schmidt, Swaffin-Smith e Wilkinson (1934), existem sete (7) dimensões da tática do poder. Sobre essas dimensões, correlacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

 

1) Razão

2) Amabilidade

3) Coalizão

4) Barganha

5) Afirmação

6) Autoridades superiores

7) Sanções

 

( ) Essa técnica se utiliza do apoio dos demais indivíduos para sustentar uma ideia.

( ) Essa dimensão utiliza uma abordagem mandatória, afirmando a ideia de superioridade àquele que recebe a ordem.

( ) Essa técnica utiliza dados empíricos para dar embasamento ao argumento abordado.

( ) Essa técnica utiliza recompensas e/ou punições àqueles que vão ao encontro de uma ideia, ou de encontro a ela.

( ) Utiliza-se da negociação por meio de troca de benefícios para obter apoio no alcance de determinado objetivo.

( ) Busca o apoio de membros de cargos altos na entidade, ou em um nível acima daquele que possui a ideia.

( ) Utiliza o relacionamento com quem se deseja exercer a influência (subordinado ou superior); elogios, postura humilde e clima amigável são abordados nessa estratégia.

 

A sequência correta, de cima para baixo, é:

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Em um órgão público, um funcionário do setor de TI foi promovido ao cargo de gerente - um cargo de nível tático.
Em um cargo desse nível, o funcionário necessitará, preponderantemente, para seu bom desempenho, de habilidades do tipo:

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O século XXI tem trazido grandes desafios para as organizações, notadamente para suas áreas de Gestão de Pessoas. O conceito de Gestão Estratégica de Pessoas, utilizado de forma quase generalizada por organizações de diversos portes, traz, em si, comportamentos quase obrigatórios e que seriam inimagináveis em boa parte do século passado. Nas alternativas, há uma em que a atitude quanto ao tratamento do ser humano organizacional é tipicamente do século XX. Assinale-a.

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O ponto de partida para entender o comportamento humano no local de trabalho é compreender o relacionamento entre indivíduos nas organizações e a natureza das diferenças individuais. As diferenças individuais são características que variam de pessoa para pessoa e, normalmente, podem ser

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Um funcionário que ocupava um cargo de supervisor declarou que a maior parte do seu tempo era dedicada a interagir com os membros de sua equipe, orientando-os nas suas tarefas e levando-os à realização dos seus objetivos. Posteriormente, o funcionário foi promovido a gerente, e seu tempo passou a ser dedicado a elaborar orçamentos e programar o trabalho dos subordinados.
O funcionário desempenhou essencialmente, nos cargos de supervisor e de gerente, os seguintes papéis, respectivamente:

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Quanto à administração financeira, à administração de pessoas e à administração de materiais, julgue o item

De acordo com a teoria Y, as pessoas têm motivação, potencial de desenvolvimento, padrões de comportamento adequados e capacidade para assumir responsabilidades.

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O gerente está muito satisfeito porque a equipe que liderou evoluiu ao longo do tempo e alcançou o estágio mais avançado de seu desenvolvimento. Nesse momento, o desempenho melhora porque o grupo de trabalho está mais amadurecido e se torna uma equipe eficaz, em pleno funcionamento.

O estágio de desenvolvimento dessa equipe é denominado

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Dentro da perspectiva atual das relações de trabalho, determinados comportamentos dos gerentes e das chefias se tornam intoleráveis e sujeitos a legislação específica para coibir abusos. Entre estes comportamentos, podem-se citar como exemplo os casos de assédio moral, o qual é caracterizado pelo(a)

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Tendo em vista que, entre outras acepções possíveis, personalidade é tida como o conjunto de padrões de comportamento característicos de uma pessoa, que tendem a ser consistentes no decorrer do tempo e a se manifestar nas situações experienciadas por essa pessoa, julgue o item a seguir.

A abordagem biológica da personalidade enfatiza que o comportamento humano é influenciado pela hereditariedade e pela estrutura fisiológica do organismo.

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O departamento de Recursos Humanos de um determinado órgão público necessita elaborar um sistema de remuneração que envolve algumas características básicas que o conjunto de recompensas extrínsecas deve incorporar. No que tange à característica “flexibilidade", o tipo de recompensa MENOS apropriado refere-se a:

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GABARITO:

  • 1) C
  • 2) Errado
  • 3) Errado
  • 4) Certo
  • 5) Certo
  • 6) C
  • 7) E
  • 8) C
  • 9) E
  • 10) B
  • 11) Certo
  • 12) A
  • 13) E
  • 14) Certo
  • 15) C
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