Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 110 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Acerca da função de organização, julgue o item.

Os pressupostos são o nível mais profundo da cultura organizacional e consistem nas pressuposições, nos sentimentos e nas crenças inconscientes dos colaboradores da empresa.

Carregando...

No que se refere ao clima e à cultura organizacional, julgue o item.

De acordo com Edgar Schein, a cultura organizacional se apresenta em três níveis ou camadas, do mais visível ao mais profundo: artefatos; pressuposições básicas; e valores compartilhados.

Carregando...

A respeito da gestão de pessoas, julgue o item.

O índice de turnover indica o grau de horas extras por colaborador em uma organização e é um importante instrumento para medição do clima organizacional.

Carregando...

No que se refere ao clima e à cultura organizacional, julgue o item.

A cultura organizacional pode ser definida como um conjunto de normas não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia.

Carregando...

Com relação ao conceito de cultura organizacional, é correto afirmar que a organização informal caracteriza-se, entre outros fatores, por

Carregando...

Acerca de organização, julgue:  

Na cultura organizacional, os valores compartilhados representam valores importantes para as pessoas e que definem as razões por que elas fazem o que fazem, funcionando como justificativas aceitas por todos os membros.

Carregando...

No que se refere ao clima e à cultura organizacional, julgue o item.

Os sucessos e os fracassos anteriores não exercem influência sobre a formação da cultura organizacional.

Carregando...

O conjunto de características-chave que uma determinada organização valoriza e que representa uma percepção comum compartilhada pelos membros dessa mesma organização é

Carregando...

No que se refere ao clima e à cultura organizacional, julgue o item.

A motivação das pessoas, o nível de satisfação, o respeito e a camaradagem são variáveis que podem ser utilizadas para a mensuração do clima organizacional.

Carregando...

No que se refere ao clima e à cultura organizacional, julgue o item.

A vestimenta, os móveis, a linguagem e as crenças são exemplos de artefatos da cultura organizacional.

Carregando...

No que se refere ao clima e à cultura organizacional, julgue o item.

A cultura organizacional manifesta-se na maneira como os integrantes de uma organização interagem entre si e com o mundo externo.

Carregando...

De acordo com Teixeira et.al (2010), a Cultura Organizacional pode ser entendida como um conjunto de ideias, conhecimento, forma de
agir, pensar e sentir expressas em termos materiais ou não, que são partilhados por um grupo ou uma organização, com certa regularidade no tempo e no espaço. Sobre a Cultura Organizacional, analise as afirmativas abaixo.

  1.  A Cultura se caracteriza como um fenômeno organizacional de caráter mais profundo e de maior permanência e surge das tradições,
    dos costumes e da forma como as coisas são feitas.
  2. Embora seja fácil implementar a Cultura no início da constituição de uma organização é importante conduzir os colaboradores a adotá-la rapidamente para que as alterações na Cultura deixe de ocorrer no futuro.
  3. O conjunto de padrões valorativos, técnicos e comportamentais, construídos ao longo da história de uma organização, são fortes indícios para definição de uma Cultura Organizacional.

Assinale a alternativa correta.

Carregando...

Existem várias formas de transmitir a Cultura Organizacional dentro das organizações. Assinale a alternativa que apresenta as mais comuns.

Carregando...

Sobre Cultura Organizacional, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Define a maneira como os integrantes da organização devem interagir entre si e com o mundo externo, que tratamento devem dar-se, como devem resolver conflitos.

( ) A análise da cultura organizacional é uma tarefa relativamente fácil, pois todos os seus componentes são observáveis.

( ) Artefatos, linguagem, comportamentos habituais, tecnologia, símbolos, mitos, histórias, crenças e valores são todos componentes da cultura organizacional.

( ) Disfunções na cultura organizacional são desvios no comportamento coletivo, que fazem o papel de degenerações sociais, como entender e processar mudanças ambientais, resiliência à mudança interna, subestimar outros grupos, aceitar outros pontos de vista, passíveis de ocorrer sem causar danos ao ambiente organizacional.

Assinale a sequência correta.

Carregando...

“As organizações são vistas como fenômenos culturais. O desenvolvimento das sociedades organizacionais é acompanhado por uma desintegração dos padrões tradicionais de ordem social, em termos de ideais comuns, crenças e valores, dando lugar a padrões mais fragmentados e diferenciados de crença e prática baseada na estrutura ocupacional da nova sociedade. Importantes dimensões da cultura moderna estão enraizadas na sociedade industrial, cuja organização é em si mesma um fenômeno cultural.” Os indivíduos numa cultura têm diferentes personalidades enquanto compartilham de muitas coisas comuns. Isso também acontece com grupos e organizações. Diz-se que esse fenômeno é de:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Certo
  • 2) Errado
  • 3) Errado
  • 4) Certo
  • 5) A
  • 6) Certo
  • 7) Errado
  • 8) B
  • 9) Certo
  • 10) Errado
  • 11) Certo
  • 12) A
  • 13) D
  • 14) D
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282