Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 46 a 60 de 384 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 46 a 60
Questões por página:
Q658316

Ao ingressar no poder público como servidor, uma das atividades mais recorrentes do cargo de Técnico Administrativo é o de elaborar documentos, sejam comunicados, ofícios, portarias, dentre outros. Diferente do que se pratica cotidianamente, escrever em nome do poder público de acordo com o manual de redação oficial da Presidência da República requer alguns princípios que obrigatoriamente devem ser seguidos. Dentre eles encontra-se a impessoalidade que deve ser utilizada no ato de comunicar em nome de Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:

I. O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre da ausência de impressões individuais de quem comunica, embora trate de um expediente que será assinado por pessoa física.

II. O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre da impessoalidade de quem recebe a comunicação, com duas possibilidades, podendo se dirigir ao cidadão, sempre concebido como público, ou a outro órgão público.

III. O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre do caráter impessoal do próprio assunto tratado, pois se o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural que não caiba qualquer tom particular ou pessoal.

Sobre as afirmativas:

Carregando...
Q687187

Quanto à correspondência e à redação técnico-oficial, considere as afirmações a seguir: I. Entende-se por correspondência a forma de comunicação escrita que se estabelece entre pessoas – físicas ou jurídicas – para tratar de assuntos de interesses mútuos. II. Dependendo do assunto a ser tratado, a correspondência técnico-oficial pode apresentar as mesmas características da correspondência particular, tanto em termos do vocativo a ser empregado como em termos do nível de linguagem a ser utilizado. III. Correspondência oficial é todo tipo de correspondência que se efetiva direta ou indiretamente entre pessoas físicas ou jurídicas ou, ainda, entre órgãos da administração pública civil ou militar, de caráter oficial ou particular. IV. No meio empresarial, a correspondência utilizada tanto pode ser de caráter empresarial como particular, já que ambos estabelecem uma relação, respectivamente, com pessoas jurídicas e físicas. Está (estão) correta(s):

Carregando...
Q702839

O tratamento que deve ser dado aos assuntos próprios das comunicações oficiais decorre da necessária ausência de impressões individuais de quem comunica, pois é sempre em nome do Serviço Público que é feita a comunicação. Essa característica denomina-se:

Carregando...
Q671611

A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. No entanto, a clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende estritamente das demais características da redação oficial. Para ela concorrem:

Carregando...
Q703173

De acordo com as regras de redação oficial, em relação aos destaques e números, é incorreto afirmar que:

Carregando...
Q711614

Julgue o item a seguir no que diz respeito à forma de apresentação de documentos do Padrão Ofício, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República.

Admite-se que ofícios, memorandos e seus anexos sejam impressos em ambas as faces do papel.

Carregando...
Q703147

Redação oficial é o meio utilizado para o estabelecimento de relações de serviço na administração pública e corresponde ao modo uniforme de redigir atos normativos e comunicações oficiais. As comunicações oficiais devem apresentar as seguintes características, exceto:

Carregando...
Q710200

Quanto aos tipos de documentos, às abreviações e às formas de tratamento nas correspondências oficiais e comerciais, julgue o item subsequente.

O documento no padrão ofício deve conter, em seu cabeçalho, o local e a data em que foi assinado, por extenso, com alinhamento à direita.

Carregando...
Q659078

Seguindo os princípios da Constituição Federal, “a administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)". Desse modo, a redação oficial caracteriza-se:

Carregando...
Q713615

Assinale a opção que indica quando o telegrama, tipo de correspondência oficial, deve ser utilizado.

Carregando...
Q750465

A presença de impessoalidade na comunicação da Administração Pública, decorre, principalmente, de três razões, quais sejam:

Carregando...
Q750453

Documento em que o servidor expõe a atividade de um órgão/setor ou presta conta de seus atos a uma autoridade, de nível hierárquico superior. Geralmente produzido para expor situações de serviço, resultados de exames, eventos, cursos, projetos, programas. Fazem parte da forma e estrutura de um relatório:

1- título.

2- vocativo.

3- texto, que deve constar de introdução, análise ou desenvolvimento e conclusão.

4- fecho, utilizando-se as mesmas fórmulas usuais de cortesia como o padrão memorando/ofício.

5- local e data, por extenso.

6- assinatura, nome e cargo ou função do signatário.

7- preâmbulo: nome do requerente (em maiúsculas).

Estão corretos apenas os itens:

Carregando...
Q779857

Relacione a primeira e a segunda coluna de acordo com as qualidades da Redação Oficial:

Selecione a alternativa que apresente a sequência correta da numeração da segunda coluna.

Carregando...
Q645553

De acordo com as regras de redação oficial, a seguinte sigla encontra-se grafada INCORRETAMENTE:

Carregando...
Q665651

A forma de tratamento utilizada para altas autoridades do Governo é Vossa:

Carregando...
GABARITO:

  • 46) D
  • 47) C
  • 48) C
  • 49) C
  • 50) C
  • 51) Certo
  • 52) C
  • 53) Certo
  • 54) C
  • 55) C
  • 56) A
  • 57) A
  • 58) C
  • 59) D
  • 60) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282