Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 37 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q663534

Na 4ª. edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o DSM-IV, estão descritos os principais sinais e sintomas do transtorno de humor. Assinale a alternativa que expõe aspectos em comum entre este transtorno e a esquizofrenia que podem dificultar o diagnóstico diferencial entre ambos.

Carregando...
Q749269

A variável “traço repassado”, do Teste Palográfico (ALVES; ESTEVES, 2009), significa:

Carregando...
Q731615

Consta no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais − DSM-5 que a característica comum dos transtornos depressivos é a presença de humor triste, vazio ou

Carregando...
Q715132

Um adolescente de 14 anos procura por atendimento psicológico, acompanhado de seus pais, com os sintomas de falta de sono, falta de cuidado consigo e nas tarefas cotidianas, tristeza, dificuldade de estabelecer vínculos sociais, estresse em decisões corriqueiras e ansiedade situacional, especialmente relacionada à ausência de estímulos de natureza tecnológica. O relato dos familiares enfatizou a necessidade do jovem de estar conectado à internet e navegar em redes sociais por um período médio de 8(oito) horas diárias. Também, houve o relato, por parte dos pais, sobre o desconhecimento acerca de outros conteúdos de navegação e sobre o afastamento do adolescente das atividades esportivas, as quais lhe proporcionavam satisfação e entusiasmo. Quanto à alimentação, os pais afirmaram que continua adequada e balanceada. O profissional da Psicologia entende que os sintomas apresentados no caso podem estar relacionados à dependência tecnológica. Porém, no Manual de Diagnóstico e Estatístico de Saúde Mental (DSM-V) aborda-se de modo vago e restritivo o adoecimento, com a classificação denominada de Transtorno do Jogo pela Internet, no capítulo dos adoecimentos que necessitam de maior aprofundamento por meio de pesquisas. Diante do contexto, nos atendimentos subsequentes, o profissional da Psicologia passa a relacionar aspectos do desenvolvimento humano na adolescência às queixas apresentadas, com vistas a melhor análise do caso e ao estabelecimento de intervenções. Acerca do caso fictício relatado e das teorias sobre o desenvolvimento humano na adolescência, identifique a assertiva incorreta:

Carregando...
Q727360

De acordo com o DSM-V, não é considerado um Transtorno de Ansiedade:

Carregando...
Q726583

Delirium, não induzido por álcool e outras substâncias psicoativas, segundo a CID-10, é uma síndrome etiologicamente não específica caracterizada por perturbações simultâneas de consciência e atenção, percepção, pensamento, memória, comportamento psicomotor, emoção e ciclo sono-vigília. O estado deliroso é transitório e de intensidade flutuante. Um estado deliroso pode estar sobreposto ou progredir para

Carregando...
Q731614

Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, a Reação aguda a estresse (F43.0) é um transtorno transitório de gravidade significativa, o qual se desenvolve em um indivíduo sem qualquer outro transtorno mental aparente em resposta à excepcional estresse físico e/ou mental e o qual usualmente diminui

Carregando...
Q646318

Na psicossomática, o termo que significa a “ausência de palavras para definir emoções” é

Carregando...
Q686109

O luto está incluído no DSM-IV-TR, com o código V62.82, entre as condições que podem ser focos de atenção clínica, embora não configure um transtorno mental. Segundo os critérios para o diagnóstico, não se deve definir depressão relacionada ao luto até que se tenham passado quantos meses desde a perda?

Carregando...
Q699791

O pathos e suas manifestações plurais têm criado, ao longo de toda a história, impasses dentre as diversas bases de trabalho em Psicopatologia. É possível destacar o Manual de Diagnóstico e Estatística da Associação Psiquiátrica Americana (DSM-5) e a Classificação Internacional de Doenças (CID-10) como recursos que tentam homogeneizar as leituras e as práticas frente aos chamados transtornos mentais.

A lógica de organização e alcance do conhecimento, nestes recursos, se dá a partir da _______________.

A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é

Carregando...
Q648320

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos: DSM-5 I American Psychiatric Association, a deficiência intelectual (Transtorno do Desenvolvimento Intelectual) é um transtorno com início no período do desenvolvimento que inclui déficits funcionais, tanto intelectuais quanto adaptativos, nos domínios:

Carregando...
Q726581

Segundo o DSM-5, a presença de grandiosidade e busca de atenção é necessária, mas não é suficiente para um diagnóstico de transtorno da personalidade narcisista no modelo dimensional. Para fazer um diagnóstico é preciso encontrar evidências de

Carregando...
Q734407

Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID−10, é/são característica(s) do Transtorno da personalidade anancástica:

Carregando...
Q663535

O sistema de classificação diagnóstica psiquiátrica do DSM-IV descreve as diferenças entre a esquizofrenia e os transtornos delirantes. A esse respeito, assinale a afirmativa INCORRETA.

Carregando...
Q668472

Segundo o Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais DSM-5, “Está associado a desempenho escolar e sucesso acadêmico reduzido, rejeição social e, nos adultos, a pior desempenho, sucesso e assiduidade no campo profissional e a maior probabilidade de desemprego, além de altos níveis de conflito interpessoal. Crianças apresentam uma probabilidade significativamente maior do que seus pares para desenvolver transtorno da conduta na adolescência e o risco subsequente para transtornos por uso posterior de substâncias é alto, especialmente quando se desenvolve transtorno da conduta ou transtorno da personalidade antissocial”. Assinale a alternativa correta para o transtorno mencionado acima, em suas consequências funcionais.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) D
  • 3) B
  • 4) D
  • 5) D
  • 6) C
  • 7) C
  • 8) D
  • 9) A
  • 10) D
  • 11) B
  • 12) D
  • 13) D
  • 14) D
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282