Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 83 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q775219

O advogado X foi preso em flagrante enquanto furtava garrafas de vinho, de valor bastante expressivo, em determinado supermercado. Conduzido à delegacia, foi lavrado o auto de prisão em flagrante, sem a presença de representante da OAB. Com base no disposto no Estatuto da Advocacia e da OAB, assinale a afirmativa correta. 3

Carregando...
Q767866

Maria Lúcia é parte em um processo judicial que tramita em determinada Vara da Infância e Juventude, sendo defendida, nos autos, pelo advogado Jeremias, integrante da Sociedade de Advogados Y.
No curso da lide, ela recebe a informação de que a criança, cujos interesses são debatidos no feito, encontra-se em proeminente situação de risco, por fato que ocorrera há poucas horas. Ocorre que o advogado Jeremias não se encontra na cidade naquela data. Por isso, Maria Lúcia procura o advogado Paulo, o qual, após analisar a situação, conclui ser necessário postular, imediatamente, medida de busca e apreensão do infante.

Considerando o caso hipotético, assinale a afirmativa correta.

Carregando...
Q775224

Milton, advogado, exerceu fielmente os deveres decorrentes de mandato outorgado para defesa do cliente Tomás, em juízo. Todavia, Tomás deixou, injustificadamente, de efetuar o pagamento dos valores acordados a título de honorários. Em 08/04/19, após negar-se ao pagamento devido, Tomás solicitou a Milton que agendasse uma reunião para que este esclarecesse, de forma pormenorizada, questões que entendia pertinentes e necessárias sobre o processo. Contudo, Milton informou que não prestaria nenhum tipo de informação judicial sem pagamento, a fim de evitar o aviltamento da atuação profissional. Em 10/05/19, Tomás solicitou que Milton lhe devolvesse alguns bens móveis que haviam sido confiados ao advogado durante o processo, relativos ao objeto da demanda. Milton também se recusou, pois pretendia alienar os bens para compensar os honorários devidos.

Considerando o caso narrado, assinale a afirmativa correta.

Carregando...
Q775223

A conduta de um juiz em certa comarca implicou violação a prerrogativas de advogados previstas na Lei nº 8.906/94, demandando representação administrativo-disciplinar em face do magistrado. Considerando a hipótese narrada, de acordo com o Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, assinale a afirmativa correta.

Carregando...
Q686860

No que tange à relação entre o desenvolvimento científico e o meio ambiente bem como ao impacto dessa relação na vida humana, julgue o item seguinte.

Os avanços da tecnologia que ocorreram a partir da Revolução Industrial estão associados à degradação do meio ambiente e à exploração insustentável de diversos recursos naturais.

Carregando...
Q747446

Atente para o que se diz a seguir sobre ética e cidadania: “Se a humanidade pode ser reconhecida na ação de cada ser humano, tanto no gesto grandioso, generoso, quanto no ato degradante, aviltante, o grande desafio é construir o humano na medida dos princípios éticos: o respeito, a justiça, a solidariedade. O horizonte da ética é a dignidade humana, a afirmação dos direitos de cada homem ou mulher, a possibilidade de sua participação na construção de uma história em que identidade e alteridade, diferença e igualdade se estabeleçam e se afirmem a cada momento. É esta a verdadeira significação da cidadania".

Considerando a narrativa sobre ética e cidadania, avalie as afirmações a seguir.

I. Ética é um padrão normatizador da conduta dos indivíduos na sociedade, revelador do caráter pessoal de quem a detém, e se estabelece conforme as regras e interesses impostos pelos valores das classes sociais dominantes.

II. Ética está relacionada a valores e tem como horizonte os direitos e existência humana fundada no respeito, no reconhecimento mútuo e na igualdade de participação digna de cada pessoa na sociedade.

III. Ética vislumbra em seu espectro mais amplo a firmação dos direitos e da dignidade da pessoa independentemente de seu lugar na hierarquia das posições sociais. Neste sentido, ética e cidadania são complementares sendo uma a condição de existência da outra.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q767684

O advogado Pasquale integra a sociedade de advogados X, juntamente com três sócios. Todavia, as suas funções na aludida sociedade apenas ocupam parte de sua carga horária semanal disponível. Por isso, a fim de ocupar o tempo livre, o advogado estuda duas propostas: de um lado, pensa em criar, paralelamente, uma sociedade unipessoal de advocacia; de outro, estuda aceitar a oferta, proposta pela sociedade de advogados Y, de integrar seus quadros. Considerando que todas as pessoas jurídicas mencionadas teriam sede na mesma área territorial de um Conselho Seccional da OAB, assinale a afirmativa correta.

Carregando...
Q670589

O advogado Ícaro dos Santos, regularmente constituído para a defesa judicial de certo cliente, necessitou, para o correto exercício do mandato, que o cliente lhe apresentasse alguns documentos. Após Ícaro solicitar-lhe os documentos diversas vezes, realizando inúmeras tentativas de contato, o cliente manteve-se inerte por prazo superior a três meses.

Considerando o caso narrado, assinale a afirmativa correta.

Carregando...
Q720125

Julgue o item que se segue, referente a primeiros socorros e urgências em práticas físicas e esportivas.

Dor local, deformidade óssea, inchaço e incapacidade motora são sinais e sintomas de fratura; nesse caso, o primeiro atendimento deve ter em vista o cuidado para evitar movimentações excessivas na região fraturada e a possibilidade de realizar a imobilização adequada.

Carregando...
Q634996

Conforme o Coletivo de Autores (SOARES, 1992), entendemos a aula como um espaço intencionalmente organizado para possibilitar a direção da apreensão, pelo aluno, do conhecimento específico da Educação Física e dos diversos aspectos das suas práticas na ealidade social. A aula, nesse sentido:

Carregando...
Q719010

Considerando os aspectos éticos do exercício profissional do fisioterapeuta, julgue o item subsecutivo.

É proibido ao fisioterapeuta deixar de comunicar aos conselhos regionais recusa, demissão ou exoneração de cargo, função ou emprego motivada pela necessidade de preservar os legítimos interesses da profissão.

Carregando...
Q719008

Considerando os aspectos éticos do exercício profissional do fisioterapeuta, julgue o item subsecutivo.

É permitido inserir fotos dos pacientes em panfletos para divulgação comercial dos efeitos anteriores e posteriores do tratamento, desde que a foto esteja com uma tarja cobrindo os olhos.

Carregando...
Q720124

Julgue o item que se segue, referente a primeiros socorros e urgências em práticas físicas e esportivas.

Compressão direta, elevação de membro e compressão de pontos arteriais são técnicas importantes no atendimento a casos de hemorragias externas, eventualmente ocasionadas durante a prática esportiva.

Carregando...
Q719007

Considerando os aspectos éticos do exercício profissional do fisioterapeuta, julgue o item subsecutivo.

O Código de Ética da Fisioterapia prevê a necessidade de comunicação aos respectivos conselhos regionais para a realização de atendimentos em grupos.

Carregando...
Q767687

O advogado José Maria celebrou contrato de mandato, há muitos anos, com o cliente Antônio para defendê-lo extrajudicialmente em certa questão. O instrumento não previu, de forma expressa, o prazo de duração do mandato.

Considerando a hipótese descrita, assinale a afirmativa correta.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) A
  • 3) B
  • 4) D
  • 5) Certo
  • 6) A
  • 7) C
  • 8) D
  • 9) Certo
  • 10) E
  • 11) Certo
  • 12) Errado
  • 13) Certo
  • 14) Errado
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282