Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 57 questões.

Salvar em Meus Filtros Limpar filtro
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q674714

2018_04_23_5ade26acc79cc.png

Assim, a todos os cidadãos, deve ser garantido:

I. Direito de um tratamento diferenciado, perante os tribunais ou outro órgão que administre justiça; direito à segurança ou à proteção do Estado, contra violência ou lesão corporal cometida, seja por funcionários de Governo, seja por qualquer indivíduo, grupo ou instituição.

II. Direito de participar das eleições - votar e ser votado - de acordo com o sistema de sufrágio universal e igual direito de tomar parte no Governo, assim como na direção de dois assuntos públicos, em qualquer grau, e o direito de acesso, em igualdade de condições, às funções públicas.

III. Direito de circular parcialmente e de escolher residência dentro das fronteiras do Estado; direito de deixar qualquer país, inclusive o seu, e de retornar a seu país.

IV. Direito a uma nacionalidade; direito de casar-se e escolher o cônjuge; direito tanto individual como coletivo à propriedade.

V. Direito ao trabalho, à escolha do trabalho, a condições equivalentes e satisfatórias de trabalho, à proteção contra o desemprego, a um salário igual para um trabalho igual e a uma remuneração equitativa e satisfatória.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Carregando...
Q674721

“A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE)". (Fonte: BRASIL, 2017, p. 7).

Considerando a concepção presente no texto, analise as afirmativas a seguir:

I. A BNCC reconhece que a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender que esse desenvolvimento é linear.

II. A dimensão conceitual da BNCC permite que os estudantes desenvolvam aproximações e compreensões sobre os saberes científicos e os presentes nas situações cotidianas.

III. A noção de competência é definida na BNCC como a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

IV. Ao dizer que os conteúdos curriculares estão a serviço do desenvolvimento de competências, a LDBEN orienta a definição das aprendizagens dos conteúdos mínimos a serem ensinados na proposta da BNCC.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Carregando...
Q735833

No passado, o cuidado e a educação das crianças eram exclusivamente tarefas da família. Posteriormente, as crianças passaram a ser vistas como “pequenos adultos" e tinham que trabalhar logo cedo, quando alcançavam certo grau de independência. Já, nos dias atuais:

Carregando...
Q709268

Quantas são as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular?

Carregando...
Q660080

“Em 1973, o MEC cria o ______________________, responsável pela gerência da educação especial no Brasil, que, sob a égide integracionista, impulsionou ações educacionais voltadas às pessoas com deficiência e às pessoas com superdotação, mas ainda configuradas por campanhas assistenciais e iniciativas isoladas do Estado."
(Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva).

Assinale a opção abaixo que preenche a lacuna de forma correta:

Carregando...
Q656457

“A _____________________________________, de 1948, desencadeou um processo de mudança no comportamento social e a produção de instrumentos e mecanismos internacionais de direitos humanos que foram incorporados ao ordenamento jurídico dos países signatários. Esse processo resultou na base dos atuais sistemas global e regionais de proteção dos direitos humanos". (Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

Carregando...
Q713372

A BNCC menciona a importância de tratar a norma-padrão, dentro de uma perspectiva de diversidade linguística. O docente deve criar situações de aprendizagem que favoreça:

Carregando...
Q735857

A ampliação do Ensino Fundamental de oito para nove anos buscou ampliar e garantir a qualidade do ensino através de certos elementos, exceto:

Carregando...
Q738217

No que se refere à educação popular, julgue o item seguinte.

Ao resgatar canções e manifestações populares, os educadores trabalham com o universo simbólico dos educandos.

Carregando...
Q738534

As mudanças que definiram a política educacional na década de 90, do século passado, foram inspiradas nos ideais de democracia oriunda da Constituição Federal de 1988. Como desdobramento dessa Política, a gestão democrática figura como um princípio educativo que orienta as práticas pedagógicas no interior da escola. Dentre as iniciativas elencadas a seguir, assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...
Q727252

Sobre o calendário escolar e correto afirmar que a Educação Especial para o Ensino Fundamental deverá cumprir um mínimo de:

Carregando...
Q667915

É interessante que o processo de alfabetização e letramento se dê anos iniciais do Ensino Fundamental. No Brasil, os anos iniciais do Ensino Fundamental compreendem:

Carregando...
Q708752

Leia as afirmativas a seguir:

I. A lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, determina que nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punindo-se na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

II. As atribuições do Conselho Nacional de Educação (CNE) são normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro de Estado da Educação, no desempenho das funções e atribuições do poder público federal em matéria de educação. Os conselheiros do CNE exercem função de interesse público relevante, com precedência sobre quaisquer outros cargos públicos de que sejam titulares e, quando convocados, farão jus a transporte, diárias e jetons de presença a serem fixados pelo Ministro de Estado da Educação e do Desporto.

III. O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional. O PNE é uma lei que define metas e estratégias para o desenvolvimento da educação nacional, com vigência de 20 anos.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q713371

A professora Clara, seguindo as orientações da BNCC, organiza as suas aulas com base na perspectiva de projeto de trabalho. Neste sentido necessita escolher a temática com os seus alunos e planejar, no intuito de favorecer:

Carregando...
Q738216

No que se refere à educação popular, julgue o item seguinte.

No modelo de educação popular, o processo de aprendizagem é centrado no educador.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 5) C
  • 9) Certo
  • 13) C
  • 2) E
  • 6) C
  • 10) D
  • 14) B
  • 3) C
  • 7) B
  • 11) A
  • 15) Errado
  • 4) D
  • 8) B
  • 12) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889