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Um professor de Educação Física, como um educador profissional, pode caracterizar-se como objeto na medida em que, mesmo definindo objetivos, conteúdos e métodos para suas aulas, não percebe que essas aulas, muitas vezes, podem forjar alguns padrões de comportamento desejáveis apenas para determinados seguimentos da sociedade que determinam os rumos da escola. (...)
(BARBOSA, CLÁUDIO Luís de Alvarenga. Educação Física e Didática. Um diálogo possível e necessário. 2ª ed. Vozes. S. Paulo. P. 16/7).

Julgue as considerações feitas por Luckesi, sobre o conteúdo em análise, com o código V (verdadeiro) ou F (falso). Após seu julgamento, marque a alternativa correta.

  1. Mesmo que esse professor “tenha uma didática”, isso não significa que ele perceba os condicionantes sociais e políticos da educação.
  2. Nesse caso, essa didática apenas reproduz um determinado modelo de sociedade, na medida em que prepara os alunos para se
    encaixarem harmonicamente nesse modelo.
  3. Uma didática que se caracterize pela hipertrofia de técnicas, pela negligência na reflexão sobre a relação entre teoria e prática e pelo reducionismo dos fundamentos da prática educacional “tem muito pequeno papel na formação de um educador comprometido com um projeto pedagógico, tradutor e executor de um projeto histórico de desenvolvimento do povo”.
  4. Um professor de Educação Física, como um educador profissional, pode voltar seu foco didático, adaptando-o com adequação às
    técnicas de trabalho, sem comprometer o curso do projeto histórico, tampouco prejudicar o desenvolvimento e formação dos alunos.

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O profissional deve considerar a questão da Educação Física (EF) e sua abrangência cultural, no tangente à natureza prática e aos conceitos que nos deram suporte para que seja considerada área de conhecimento e atividade da cultura. Sobre ambas, é incorreto afirmar:

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Essa concepção tem o movimento como meio e fim importante para a Educação Física, pois os processos de aprendizagem e desenvolvimento
fundamentam o corpo de conhecimento da Educação Física Escolar, a progressão normal do crescimento físico e do desenvolvimento fisiológico, motor, cognitivo e afetivo-social, na aprendizagem motora, sugerindo elementos para a estruturação desse componente curricular.

A abordagem citada acima é:

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Essa concepção procura alcançar o aperfeiçoamento das qualidades físicas na Educação Física e nos desportos, traçando metas da pré-escola à universidade, fundamentando-se no pragmatismo norte-americano, no qual a preocupação com a eficiência técnica é o caminho para uma
esportivização maciça.

A abordagem da educação física citada acima é:

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Nas décadas de 1980 e 1990, a Educação Física (EF) brasileira viveu um momento de elaboração de propostas de renovação teórica e metodológica. Calcadas nas Ciências Humanas e valendo-se de diferentes bases teóricas, elas estabeleceram um contraponto pedagógico para as propostas tradicionais, fundadas em pressupostos biológicos e do treinamento esportivo, e influenciaram a elaboração de proposições didáticopedagógicas para a EF escolar. Sobre o assunto, pode-se afirmar:

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São objetivos a serem alcançados no ensino fundamental, EXCETO:

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O ensino das atividades da cultura corporal pode ter por finalidade última trabalhar com o potencial formativo que foi historicamente materializado na esfera da vida e que pode ser sintetizado nos significados especí9ficos das atividades da cultura corporal. Sobre o tema, assinale a afirmativa incorreta.

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Pode-se afirmar, segundo a concepção histórico-cultural, que a dimensão corpórea do homem se materializa em três atividades produtivas da história da humanidade:

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Hoje a Educação Física (EF) é entendida como uma área de conhecimento da cultura corporal de movimento e deve cuidar do corpo não como algo mecânico visando apenas ao desenvolvimento do aspecto físico, independentemente dos demais como era anteriormente. Sobre a EF é incorreto afirmar que

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Devido a suas origens militares e médicas, a educação física teve por muito tempo o conceito de corpo e movimento, objetos de seu estudo, restritos à aspectos:

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A década de 90 no Brasil foi marcada por intenso debate em torno das políticas e ações voltadas para a garantia de acesso, a permanência e qualidade de atendimento na educação. Entre outros eventos, ressalta-se a Conferência Mundial de Educação para todos, na Tailândia, que influenciou a elaboração do Plano Decenal de Educação, mediante o qual se estabeleceu o compromisso de garantir o direito à educação a todas as crianças, os jovens e os adultos. É correto afirmar que

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Sabe-se da dificuldade que professores enfrentam, nas escolas das redes de ensino estaduais e municipais no Brasil, quando da elaboração de projetos pedagógicos direcionados para atividades concretas de ensino. Sabe-se, também, que é correto afirmar:

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Segundo Medina (1987), existem três concepções de Educação Física, são elas:

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Sobre a Abordagem Desenvolvimentista analise as afirmativas abaixo: I- Habilidade motora é um dos conceitos mais importantes dentro desta abordagem, pois é através dela que os seres humanos se adaptam aos problemas do cotidiano, resolvendo problemas motores. II- Para a abordagem desenvolvimentista, a Educação Física deve proporcionar ao aluno condições para que seu comportamento motor seja desenvolvido através da interação entre o diminuição da diversificação e a complexidade dos movimentos. Assim, o principal objetivo da Educação Física é oferecer experiências de movimento adequadas ao seu nível de crescimento e desenvolvimento, a fim de que a aprendizagem das habilidades motoras seja alcançada. A criança deve aprender a se movimentar para adaptar-se as demandas e exigências do cotidiano em termos de desafios motores. III- Os conteúdos devem obedecer uma sequência fundamentada no modelo de taxionomia do desenvolvimento motor, proposta por Gallahue (1982) e ampliada por Manoel (1994), na seguinte ordem: fase dos movimentos fetais, fase dos movimentos espontâneos e reflexos, fase de movimentos rudimentares, fase dos movimentos fundamentais, fase de combinação de movimentos fundamentais e movimentos culturalmente determinados.Tais conteúdos, devem ser desenvolvidos segundo uma ordem de habilidades, do mais simples que são as habilidades básicas para as mais complexas, as habilidades específicas. As habilidades básicas podem ser classificadas em habilidades locomotoras (por exemplo: andar, correr, saltar, saltitar), e manipulativas (por exemplo: arremessar, chutar, rebater, receber) e de estabilização (por exemplo: girar, flexionar, realizar posições invertidas). Assinale a alternativa CORRETA :

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“O nosso poder pedagógico exprime-se na clareza da linguagem que usamos na tessitura da teia de relações que estabelecemos com os outros, principalmente com os nossos alunos.” (SANTOS, 2017)

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GABARITO:

  • 1) C
  • 2) C
  • 3) A
  • 4) C
  • 5) A
  • 6) E
  • 7) E
  • 8) D
  • 9) A
  • 10) B
  • 11) E
  • 12) C
  • 13) B
  • 14) A
  • 15) E
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