Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 46 a 60 de 486 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 46 a 60
Questões por página:
Q686062

Uma boa seleção de conteúdos de ensino deve atender alguns critérios. O conteúdo atende o critério de validade quando:

Carregando...
Q674663

Com relação à avaliação externa ou sistêmica, analise as seguintes afirmativas:

I. A avaliação externa visa aferir habilidades e competências que, espera-se, tenham sido ensinadas em certo momento da escolarização.

II. Quando apropriada com ênfase em sua função reguladora, ou seja, como instrumento de gestão, de orientação e promoção de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade do ensino, a avaliação externa possibilita aos gestores e às escolas confrontarem o que “seu ensino" é com o que ele deveria ser, em relação às expectativas de aprendizagens.

III. A avaliação externa se distingue, portanto, da interna, porque focaliza o ensino e não a aprendizagem.

IV. A avaliação externa pode ser amostral ou censitária. A avaliação censitária procura abranger totalmente ou a maior parte dos alunos do período escolar a que se destina. Já o modelo amostral é aplicado para uma parcela, um grupo considerado estatisticamente representativo do conjunto de alunos do ano escolar avaliado, a fim de que os dados obtidos e as análises feitas possam ser considerados válidos para o conjunto da população.

É CORRETO afirmar que

Carregando...
Q686764

Considerando o texto precedente, julgue o item subsecutivo, acerca do uso de recursos e habilidades didáticos no ensino de química.

Um currículo de ciências com abordagem interdisciplinar pode fazer da escola um ambiente propício para o ensino da educação ambiental e o desenvolvimento de práticas pedagógicas, como uma horta comunitária, por exemplo.

Carregando...
Q687053

O processo de popularização da língua escrita originou a preocupação com o “como alfabetizar”. Desde então, a busca pelo melhor método de alfabetização é uma constante. No que diz respeito aos métodos de alfabetização sintético e analítico (Moll, p. 60), pode-se afirmar que: 1) O método de marcha sintética é o mais antigo; usado na Grécia e Roma Antiga tem mais de 2.000 anos. Parte do elemento para o todo, isto é, da letra para a sílaba e da sílaba para a palavra; propõe partir dos elementos mais simples para chegar aos mais complexos. 2) Pelo método sintético, no processo fônico, a fase inicial da aprendizagem concentra-se no reconhecimento das sílabas prontas, assim como há uma maior preocupação em dar ênfase à articulação das consoantes com as vogais. 3) Os métodos sintéticos conduzem a uma decodificação automática, que pode provocar o desinteresse da criança pela leitura e o consequentemente afastamento da realidade social. 4) Os métodos sintéticos têm como pressuposto o conceito de que, para ensinar a ler, é preciso partir de unidades significativas da língua: palavras, sentenças ou textos. Buscam uma alfabetização mais significativa; entretanto centram a atenção em estratégias visuais, cristalizando o processo de alfabetização em etapas e procedimentos que desconsideram o processo de aprendizagem do aluno. 5) Os métodos sintéticos se desdobram em processos de palavração, sentenciação e contos, assim como os analíticos se desdobram em processos como o alfabético, o silábico e o fônico. Está (estão) correta(s):

Carregando...
Q686492

Tendo como referência inicial as informações apresentadas no texto precedente, é correto afirmar que a avaliação formativa

deve ser feita in loco, para compreender os processos que os alunos utilizam na resolução das tarefas que lhes sejam propostas ou que escolham para resolver.

Carregando...
Q696011

A dinâmica desenvolvida no processo ensino-aprendizagem tem como essência assegurar a apropriação, por parte dos alunos, de um saber próprio selecionado das ciências e da experiência acumulada, historicamente pela humanidade, organizado para ser trabalhado na escola, denominado de saber sistematizado. Ao apropriar-se desse saber, os alunos adquirem condições para:

Carregando...
Q698478

Assinale a alternativa que NÃO está relacionada ao significado do letramento:

Carregando...
Q656995

“[...] é aquela que, como o nome sugere, ocorre junto ao processo de ensino e aprendizagem, fornecendo dados importantes para o ajustamento das ações educativas, possibilitando a tomada de decisões quanto à continuidade do programado ou da necessidade de alterações. Poderá, além disso, tornar-se em si um objeto de ensino, pois dela derivam as reflexões sobre os valores e conceitos envolvidos e sobre a validade do próprio instrumento [...]". (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Ed. Física).

A que tipo de avaliação a definição acima se refere?

Carregando...
Q668161

A avaliação é um instrumento fundamental para investigar e fornecer informações sobre o processo educativo.

Relacione os tipos de avaliação listados na coluna I com as características apresentadas na coluna II.

Coluna I

1- Avaliação Diagnóstica

2- Avaliação Formativa

3- Avaliação Som ativa

Coluna II

( ) Identifica os progressos, dificuldades e aprendizagens ao longo do período letivo.

( ) Deve ser realizada no início de uma nova fase de aprendizagem.

( ) Deve ser realizada durante o processo ensino aprendizagem.

( ) Identifica estratégias, hipóteses e esquema de conhecimentos sobre novo conteúdo ou situação.

( ) Classifica os alunos com base nos resultados obtidos de acordo com níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q697843

Observe:

( ) O significado é o guia que orienta a seleção da informação visual.

( ) A leitura é sempre – desde o começo – um ato centrado na construção do significado.

( ) As crianças reelaboram simultaneamente o sistema de escrita e a “linguagem que se escreve".

( ) O significado é um subproduto da oralização.

De acordo com Délia Lerner, assinale abaixo a sequência correta quanto as alternativas verdadeiras V e falsas F.

Carregando...
Q700893

Para Gatti (2002), a pesquisa é o ato pelo qual procuramos obter conhecimento sobre alguma coisa. Considerando a pesquisa como estratégia de ensino e aprendizagem, analise os itens abaixo. I. Trata-se de um processo sistemático que propicia a formulação de conhecimento e contribui para o desenvolvimento da capacidade de questionar, levantar hipótese, coletar e analisar dados, fundamentar decisões, elaborar propostas. II. Na prática educativa escolar, como estratégia de ensino, a pesquisa não se confunde com uma investigação científica; todavia, como esta prática, ela também pressupõe preparação, acompanhamento sistemático por parte do professor e não existe a necessidade de publicização dos resultados. III. Em situações com crianças do ensino fundamental, por exemplo, cabe propiciar a vivência de práticas investigativas tendo em vista o desenvolvimento de habilidades como: observar, colher dados, registrar e analisar fatos. Está correto o afirmado:

Carregando...
Q702433

Sobre as estratégias que propiciam a formação e a aprendizagem da criança com transtorno global do desenvolvimento no campo da comunicação, marque a alternativa correta

Carregando...
Q664215

Os Cursos para o aperfeiçoamento das práticas democráticas devem ser acompanhados e avaliados de modo a contribuir:

Carregando...
Q687522

O Relatório Delors (1996), da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, argumenta que a educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo, para cada indivíduo, os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. “Aprender a conhecer” também tem como significado a descrição contida na alternativa:

Carregando...
Q712937

O ensino, como atividade específica da escola, tem como propósito central a aprendizagem e o estudo dos alunos. Significa que:

Carregando...
GABARITO:

  • 46) D
  • 47) D
  • 48) Certo
  • 49) B
  • 50) Certo
  • 51) D
  • 52) E
  • 53) D
  • 54) E
  • 55) A
  • 56) A
  • 57) B
  • 58) A
  • 59) B
  • 60) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282