Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 466 a 480 de 481 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 466 a 480
Questões por página:
Q5058

Imagem 019.jpg
Imagem 020.jpg

A argumentação do espelho mágico demonstra que a avaliação se constitui em

Carregando...
Q5054

A forma como o ensino é concebido, o entendimento do que é aprender, do que é ensinar, do papel da escola está intimamente relacionado com a forma de avaliar. Portanto, uma mudança na avaliação dos processos de aprendizagem numa perspectiva da construção do conhecimento, exige que o professor tenha as seguintes concepções, EXCETO aquela na qual

Carregando...
Q164302

Segundo Vera Maria Candau (1999, p. 153), Luckesi define avaliação como “Um juízo de valor sobre dados relevantes, objetivando uma tomada de decisão”.O que conclui Luckesi com essa afirmativa?

Carregando...
Q333251

Avaliação é um elemento do processo de ensino e aprendizagem que deve ser considerado em direta associação com os demais. Baseando–se nas informações do documento de Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais, a avaliação informa ao professor o que foi aprendido pelo estudante; informa ao estudante quais são seus avanços, dificuldades e possibilidades; encaminha o professor para a reflexão sobre a eficácia de sua prática educativa e, desse modo, orienta o ajuste de sua intervenção pedagógica para que o estudante aprenda. Possibilita também à equipe escolar definir prioridades em suas ações educativas.
I – A avaliação ao final de um período de trabalho é o resultado tanto de um acompanhamento contínuo e sistemático pelo professor como de momentos específicos de formalização, ou seja, a demonstração de que as metas de formação de cada etapa foram alcançadas.
II – Nas provas que demandam definição de conceitos, as perguntas precisam estar contextualizadas para que o estudante não interprete a aprendizagem em Ciências Naturais como a aprendizagem de trechos de textos decorados para a prova.
III – Perguntas objetivas do tipo: O que é...?., nos primeiros ciclos do ensino fundamental, podem vir a ser respondidas com: – Por exemplo..... E o professor não deveria aceitar os exemplos como forma de os alunos revelarem suas primeiras elaborações.
IV –A avaliação se constitui no momento final do processo de ensino–aprendizagem, quando os estudantes põem em jogo seus conhecimentos adquiridos durante toda a situação escolar.
V – Avaliar também é buscar compreender, do ponto de vista do professor, a lógica do erro, que tradicionalmente expressa discrepâncias com conceitos e procedimentos da Ciência, de quem aprende, bem como compreender sua razão constitutiva como parte do processo, explicitá–la para quem está aprendendo.
Como está informado nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília: MEC, SEF, 1998, são afirmativas CORRETAS, apenas:

Carregando...
Q440172

Quanto aos instrumentos e aos objetivos da avaliação, julgue os itens subsequentes

Ao propor a discussão sobre determinado assunto, o professor, por meio das opiniões expressas, pode avaliar os valores éticos que norteiam os comportamentos dos alunos. Pelas notas atribuídas às falas, o professor pode determinar o nível de conhecimento dos alunos.

Carregando...
Q440169

Julgue os itens que se seguem, relativos à avaliação escolar.

Defesas de projetos, dissertações e teses são instrumentos válidos de avaliação.

Carregando...
Q440171

Quanto aos instrumentos e aos objetivos da avaliação, julgue os itens subsequentes

Provas orais ou escritas, questionários e redações são instrumentos da avaliação formal. Os juízos de valor emitidos pelo professor sobre as competências dos alunos fazem parte do plano da avaliação informal.

Carregando...
Q337389

A avaliação educacional acontece em duas modalidades distintas: a avaliação do sistema de ensino e a avaliação do rendimento escolar. Freitas (2003) defende que as informações decorrentes das avaliações do sistema sejam utilizadas de modo a considerar a relação entre as condi- ções oferecidas às escolas e os resultados apresentados. Isso significa que os dados de desempenho deverão

Carregando...
Q440170

Julgue os itens que se seguem, relativos à avaliação escolar.

A avaliação deve acontecer sempre ao final do conteúdo ministrado para que o professor possa descobrir o que o aluno não aprendeu.

Carregando...
Q440168

Julgue os itens que se seguem, relativos à avaliação escolar.

A atribuição de notas é preponderante na avaliação formativa.

Carregando...
Q440175

Quanto aos instrumentos e aos objetivos da avaliação, julgue os itens subsequentes

A LDB recomenda que o professor escolha, logo no início do ano, o tipo de avaliação que utilizará ao final do conteúdo ministrado, pois, assim, garantirá a segurança dos resultados alcançados.

Carregando...
Q66818

Uma boa avaliação, independente de ocorrer em ambientes escolares ou não-escolares depende da nítida correspondência dessa com o processo pedagógico vivenciado. Partindo dessa premissa, leia as frases a seguir e julgue-as conforme as alternativas:

I. A construção dos itens avaliativos deve ser deduzida diretamente dos objetivos formulados para o treinamento.

II. A finalidade imediata de um treinamento é a aprendizagem; o fato de que muitos treinamentos não possuem objetivos formulados em termos de desempenho impede que a avaliação eficaz ocorra.

III. Muitas vezes elabora-se um conjunto de itens avaliativos baseados numa amostragem do conteúdo incluído no programa.

IV. Assim, o controle do processo dificilmente fica nas mãos do avaliador, passando para as do especialista em conteúdo, o que impede uma apropriada construção e uma análise de itens avaliativos da aprendizagem.

Carregando...
Q48253

Segundo Luckesi, para que uma avaliação cumpra sua função diagnóstica, deve ser executada com um certo rigor técnico, o que implica algumas exigências. Para serem adequados, estes instrumentos devem, EXCETO:

Carregando...
Q440167

Julgue os itens que se seguem, relativos à avaliação escolar.

A avaliação diagnóstica é utilizada para identificar as patologias que impedem a criança de aprender na escola.

Carregando...
Q48254

A avaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico, incluindo outras ações que implicam na própria formulação dos objetivos da ação educativa, na definição de seus conteúdos e métodos, entre outros. Sendo parte de um processo maior, a avaliação pode ser formativa ou somativa. Considerando o enunciado, analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:

( ) A avaliação formativa é utilizada para uma apreciação final sobre o que o aluno pode obter em um determinado período.

( ) A avaliação somativa é utilizada ao longo do processo pedagógico, no sentido de acompanhamento do desenvolvimento e reorientação da aprendizagem do aluno.

( ) Tanto a avaliação somativa quanto a formativa, podem levar a processos de exclusão e classificação na dependência das concepções que norteiam o processo educativo.

( ) A avaliação formativa é aquela em que o professor deve estar atento aos processos e às aprendizagens dos seus alunos.

A sequência está correta em:

Carregando...
GABARITO:

  • 466) C
  • 467) C
  • 468) B
  • 469) A
  • 470) Certo
  • 471) Certo
  • 472) Certo
  • 473) A
  • 474) Errado
  • 475) Errado
  • 476) Errado
  • 477) D
  • 478) D
  • 479) Errado
  • 480) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282