Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 471 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q768365

A Resolução Nº1, de 17 de junho de 2004 institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana a serem observadas pelas instituições de ensino. Dentre as diretrizes citadas abaixo, indique quais são VERDADEIRAS (V) e quais são FALSAS (F):

( ) As instituições de ensino superior incluirão nos conteúdos de disciplinas e atividades curriculares dos cursos que ministram, a Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como o tratamento de questões e temáticas que dizem respeito aos afrodescendentes.

( ) O cumprimento das referidas Diretrizes Curriculares, por parte das instituições de ensino, não interfere na avaliação das condições de funcionamento do estabelecimento.

( ) Os alunos, em sistema de colaboração, proverão através de campanhas e outras ações compra de material bibliográfico e de outros materiais didáticos necessários.

( ) Os sistemas de ensino incentivarão pesquisas sobre processos educativos orientados por valores, visões de mundo, conhecimentos afro-brasileiros, ao lado de pesquisas de mesma natureza junto aos povos indígenas, com o objetivo de ampliação e fortalecimento de bases teóricas para a educação brasileira.

( ) Os sistemas e os estabelecimentos de ensino poderão estabelecer canais de comunicação com grupos do Movimento Negro, grupos culturais negros, instituições formadoras de professores, núcleos de estudos e pesquisas, como os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros, com a finalidade de buscar subsídios e trocar experiências para planos institucionais, planos pedagógicos e projetos de ensino.

Assinale a opção que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Carregando...
Q769267

Leia as afirmativas a seguir:

I. A Libras é um sistema linguístico de natureza visual-motora com estrutura gramatical própria.

II. A avaliação deve acontecer contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q769332

Leia as afirmativas a seguir:

I. O ensino de língua estrangeira deve impedir o aluno de perceberse como parte integrante de um mundo plurilíngue.

II. A avaliação não deve se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q781418

As funções da avaliação podem ser classificadas em três modalidades. Relacione-as abaixo:

1. Avaliação diagnóstica

2. Avaliação formativa

3. Avaliação somativa

( ) Supõe-se que sejam detectados os pontos fracos do ensino e da aprendizagem e se extraiam as consequências pertinentes sobre onde se deva colocar, posteriormente, a ênfase no ensino e na aprendizagem.

( ) Deve fornecer informações que permitam identificar progressos, registrar dados, estabelecer juízos e estabelecer decisões.

( ) É orientadora, porque orienta o trabalho do aluno e do professor, além de controlar e informar o aluno e o professor sobre os resultados atingidos durante o desenvolvimento do processo, e, sendo contínua dá condições para a recuperação imediata, se necessário.

Tem-se como sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo:

Carregando...
Q770092

A defesa por uma prática avaliativa emancipatória, que considera que o processo de aprendizagem não se encerra no momento da realização de uma prova e obtenção de uma nota, parece não ter ainda se efetivado no contexto das salas de aula. Para que de fato a avaliação da aprendizagem cumpra seu papel de forma significativa espera-se que:

Carregando...
Q769300

Leia as afirmativas a seguir:

I. A educação escolar é uma instância educativa que não trabalha com o desenvolvimento do educando.

II. Paulo Freire propôs uma prática de sala de aula que pudesse tolher a criticidade dos alunos.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q769292

Leia as afirmativas a seguir:

I. A avaliação deve se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno.

II. Paulo Freire propôs uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q778979

Atualmente, os currículos escolares, em sua maioria, abordam questões de identidade, alteridade, diferenças, subjetividade e multiculturalismo. De acordo com as teorias de currículo, essas categorias estão incluídas nas teorias:

Carregando...
Q659242

Sobre a avaliação formativa na Educação Infantil é coerente afirmar que:

Carregando...
Q727253

A educação não remete apenas para a escola. Se o sentido corrente da palavra educação e as próprias ciências da educação, tantas vezes, remetem o ensino e a aprendizagem para o domínio das aulas e das escolas, a verdade é que a antropologia há muito que faz notar que a escolarização dá às crianças e jovens apenas um pequeno contributo para a inculturação e construção identitária. Sabendo disso a educação e a aprendizagem são construídas a todo o momento de maneira formal e informal. Assinale o que for correto frente ao processo de aprendizagem formal.

Carregando...
Q735833

No passado, o cuidado e a educação das crianças eram exclusivamente tarefas da família. Posteriormente, as crianças passaram a ser vistas como “pequenos adultos" e tinham que trabalhar logo cedo, quando alcançavam certo grau de independência. Já, nos dias atuais:

Carregando...
Q726281

O sentido de ser um bom coordenador não apenas de uma instituição, mas de processos de aprendizagem e de desenvolvimento tão complexos como os que temos nas escolas, remete a reflexão acerca do seu verdadeiro papel que vai além da resolução de problemas emergenciais que surgem no cotidiano da escola.

Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-coordenador-pedagogico-na-escola.htm. (Adaptado). Acesso em: 16/06/2018.

Nessa perspectiva, qual das opções não configura adequadamente os deveres do Coordenador Pedagógico?

Carregando...
Q687541

Segundo Hoffmann, em seu livro Avaliar para promover: as setas do caminho, o professor tem que ter o papel de:

I. Organizador de experiências.

II. Esclarecedor.

III. Conteudista.

Está incorreto o que se afirma em:

Carregando...
Q687527

Conforme Libâneo (1994), são componentes fundamentais do ensino:

I. os objetivos da educação e da instrução.

II. os conteúdos, o ensino, a aprendizagem.

III. os métodos, as formas e os meios de organização das condições da situação didática.

IV. a avaliação.

Em relação às afirmativas acima, estão corretas:

Carregando...
Q702008

O aluno traz uma riqueza de conhecimentos sobre o mundo e seu funcionamento. Na maioria das vezes, tais conhecimentos entram em conflito com o que é imposto pela escola e tem de ser aprendido. Para que as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professor sejam mais adequadas à formação de conceitos científicos, é necessário, EXCETO:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) A
  • 3) C
  • 4) A
  • 5) C
  • 6) D
  • 7) C
  • 8) D
  • 9) D
  • 10) C
  • 11) C
  • 12) B
  • 13) D
  • 14) D
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282