Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 570 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Pode-se corretamente considerar como desenvolvimento escolar no requisito “normas e regulamentos escolares” a seguinte característica pedagógica:

Carregando...

A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas escolas. Ela é essencial em todas as funções da administração: o administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar. “Na educação, em âmbito internacional, está sendo destacada como condição fundamental para determinar a qualidade do ensino e a formação efetiva de seus alunos; daí porque a proliferação de estudos a respeito no contexto educacional. Destaca-se, por exemplo, que há uma relação direta entre a qualidade de liderança dos gestores e a qualidade do ensino e desempenho dos alunos.”

(NCSL, 2002, apud LUCK 2008.)

A teoria mais conhecida que explica liderança por meio de comportamento refere-se a três estilos: autocrática, liberal e democrática. Considere as três características citadas a seguir, relacionando-as com os três estilos de líder.

  1. Determina as providências para a execução das tarefas, cada uma por vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo.
  2. Apresenta apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem; sua participação é limitada.
  3. Aconselha somente quando é solicitado e sugere alternativas para o grupo escolher; pois é o grupo que esboça as providências para atingir o alvo. As tarefas ganham novas perspectivas com os debates.

A sequência está correta em

Carregando...

A ação educativa exige uma prática avaliativa intencional e planejada, ou seja, exige cuidados metodológicos na proposição dos atos avaliativos, na seleção dos instrumentos que permitirão coletar os dados necessários para a avaliação; exigirão cuidados metodológicos na construção dos instrumentos, na sua aplicação, assim como na compreensão dos resultados obtidos e, principalmente, na;

Carregando...

A ____________________de acordo com Jussara Hoffmann (2009), exige prestar muita atenção no aluno, conhecê-lo, ouvir seus argumentos, propor-lhe questões novas e desafiadoras, guiando-o por um caminho voltado à autonomia moral e intelectual, pois estamos vivendo um momento caracterizado por uma infinidade de fontes de informação.

Assinale a alternativa que completa a lacuna no texto CORRETAMENTE.

Carregando...

Segundo Libâneo (1994), a avaliação é uma tarefa complexa que não se resume à realização de provas e atribuição de notas. A mensuração apenas proporciona dados que devem ser submetidos a uma apreciação qualitativa. A avaliação escolar, para o autor,

Carregando...

“Apresenta indicações sobre conhecimentos, aptidões, interesses (ou outras qualidades do aluno). Determina a posição dos alunos no início de uma unidade de ensino, período ou ano, além das causas subjacentes de dificuldade de aprendizagem”. O tipo de avaliação descrito acima é o seguinte: 

Carregando...

Como se sabe, a mediação entre professores, conteúdos e alunos é uma condição para que a avaliação formativa ocorra. Nessa concepção, a avaliação possui o objetivo de:

I – regular os processos de aprendizagem para que a escola possa formar as turmas por meio
de mérito.
II – acompanhar a forma como o aluno aprende e orientar o professor para ajustar suas ações
pedagógicas.
III – orientar os professores para que possam tomar decisões quanto à hierarquização das aprendizagens dos alunos. 

Carregando...

Com relação ao Sistema de Avaliação da Educação atual no Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(  ) A avaliação tem o caráter problematizador e dialógico, proporcionando momentos de troca de ideias em seu conjunto: valores, organização curricular, preceitos metodológicos, visão política e comunitária.
(  ) A avaliação obrigatória e de controle pode funcionar como elemento orientador de ações na busca da melhoria de qualidade da educação infantil brasileira.
(  ) A avaliação, como provocação e acompanhamento da construção do conhecimento, proporciona momentos de questionamentos, busca de informações pertinentes e resolução de problemas.
(  ) Avaliações periódicas podem funcionar para deliberar sobre a aprovação ou reprovação do aluno em cada série ou nível de ensino.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Carregando...

De acordo com Sanmartí (2009, p. 14), “a avaliação é o motor da aprendizagem, já que dela depende tanto o que e de que forma se ensina, quanto o que e de que forma se aprende”.
Com base nas reflexões da autora sobre a avaliação, é incorreto afirmar

Carregando...

No que se refere ao portfólio, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – É eficiente na obtenção de dados acerca da aprendizagens dos estudantes, constituindo-se
num conjunto despretensioso de tarefas realizadas ao longo do ano.
II – É um instrumento de avaliação que permite a quantificação dos erros e acertos dos estudantes, sendo de grande valia para a atribuição das notas finais.
III – É um dossiê da trajetória do estudante, constituindo-se em um instrumento de registro
que propicia a memória dos processos de ensino e de aprendizagem. 

Carregando...

A avaliação serve para, dentre outros objetivos, perceber o nível de aprendizado dos alunos. Porém, não necessariamente, deve classificar os sujeitos em uma visão competitiva. Sendo assim, diversas são as formas de avaliar e diversos são resultados obtidos. Se uma avaliação diagnóstica for aplicada, ela visa:

Carregando...

Sobre avaliação escolar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, assinale a opção correta:

Carregando...

Para Hoffmann, avaliação significa ação provocativa do professor, desafiando o educando a refletir sobre as situações vividas, a formular e a reformular hipóteses, encaminhando-se um saber enriquecido. Nesse sentido, afirma a autora, os professores precisam contemplar dois princípios na avaliação, enquanto mediação, para favorecer o sucesso dos alunos. São eles:

Carregando...

De acordo com os estudos de Bloom (1993) a avaliação do processo ensino-aprendizagem, apresenta três tipos de funções: diagnóstica (analítica), formativa (controladora) e somativa (classificatória). Analise as afirmativas a seguir sobre tais funções e marque V (verdadeiro) ou F (falso).

  • A avaliação diagnóstica é adequada para o início do o período letivo, pois permite conhecer a realidade na qual o processo de ensino-aprendizagem vai acontecer.
  • A avaliação formativa é utilizada objetivando pré-determinar a maneira pela qual o educador deverá encaminhar, através do planejamento, a sua ação educativa. Terá como função estabelecer os limites para tornar o processo de aprendizagem mais eficiente e eficaz.
  • A avaliação somativa visa, basicamente, avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem, antes de avançar para outra etapa subsequente de ensino-aprendizagem.
  • Por depender mais da sensibilidade e do olhar técnico do educador, a avaliação somativa fornece mais informações que permitem a customização do trabalho do professor com base nas necessidades de cada aluno.

A sequência CORRETA é:

Carregando...
GABARITO:

  • 1
    C
  • 2
    A
  • 3
    C
  • 4
    C
  • 5
    B
  • 6
    A
  • 7
    C
  • 8
    B
  • 9
    A
  • 10
    D
  • 11
    C
  • 12
    C
  • 13
    D
  • 14
    A
  • 15
    D

Em caso de dúvidas com relação à solução de alguma questão, assista às videoaulas de resolução no site. Digite na barra de busca o ID da pergunta desejada, você irá encontrá-lo ao lado do número da questão.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282