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Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


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A ação educativa exige uma prática avaliativa intencional e planejada, ou seja, exige cuidados metodológicos na proposição dos atos avaliativos, na seleção dos instrumentos que permitirão coletar os dados necessários para a avaliação; exigirão cuidados metodológicos na construção dos instrumentos, na sua aplicação, assim como na compreensão dos resultados obtidos e, principalmente, na;

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A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas escolas. Ela é essencial em todas as funções da administração: o administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar. “Na educação, em âmbito internacional, está sendo destacada como condição fundamental para determinar a qualidade do ensino e a formação efetiva de seus alunos; daí porque a proliferação de estudos a respeito no contexto educacional. Destaca-se, por exemplo, que há uma relação direta entre a qualidade de liderança dos gestores e a qualidade do ensino e desempenho dos alunos.”

(NCSL, 2002, apud LUCK 2008.)

A teoria mais conhecida que explica liderança por meio de comportamento refere-se a três estilos: autocrática, liberal e democrática. Considere as três características citadas a seguir, relacionando-as com os três estilos de líder.

  1. Determina as providências para a execução das tarefas, cada uma por vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo.
  2. Apresenta apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem; sua participação é limitada.
  3. Aconselha somente quando é solicitado e sugere alternativas para o grupo escolher; pois é o grupo que esboça as providências para atingir o alvo. As tarefas ganham novas perspectivas com os debates.

A sequência está correta em

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Pode-se corretamente considerar como desenvolvimento escolar no requisito “normas e regulamentos escolares” a seguinte característica pedagógica:

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A avaliação serve para, dentre outros objetivos, perceber o nível de aprendizado dos alunos. Porém, não necessariamente, deve classificar os sujeitos em uma visão competitiva. Sendo assim, diversas são as formas de avaliar e diversos são resultados obtidos. Se uma avaliação diagnóstica for aplicada, ela visa:

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Para Hoffmann, avaliação significa ação provocativa do professor, desafiando o educando a refletir sobre as situações vividas, a formular e a reformular hipóteses, encaminhando-se um saber enriquecido. Nesse sentido, afirma a autora, os professores precisam contemplar dois princípios na avaliação, enquanto mediação, para favorecer o sucesso dos alunos. São eles:

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Sobre avaliação escolar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, assinale a opção correta:

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De acordo com os estudos de Bloom (1993) a avaliação do processo ensino-aprendizagem, apresenta três tipos de funções: diagnóstica (analítica), formativa (controladora) e somativa (classificatória). Analise as afirmativas a seguir sobre tais funções e marque V (verdadeiro) ou F (falso).

  • A avaliação diagnóstica é adequada para o início do o período letivo, pois permite conhecer a realidade na qual o processo de ensino-aprendizagem vai acontecer.
  • A avaliação formativa é utilizada objetivando pré-determinar a maneira pela qual o educador deverá encaminhar, através do planejamento, a sua ação educativa. Terá como função estabelecer os limites para tornar o processo de aprendizagem mais eficiente e eficaz.
  • A avaliação somativa visa, basicamente, avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem, antes de avançar para outra etapa subsequente de ensino-aprendizagem.
  • Por depender mais da sensibilidade e do olhar técnico do educador, a avaliação somativa fornece mais informações que permitem a customização do trabalho do professor com base nas necessidades de cada aluno.

A sequência CORRETA é:

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Para Penteado (2011), os conceitos de espaço e de tempo são básicos no estudo da Geografia e da História, respectivamente. É nessas duas dimensões que as relações sociais humanas se travam, transformando natureza, produzindo cultura, construindo a História. Segundo a autora, a construção mental desses conceitos por parte do ser humano se dá

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Em relação a verificação do rendimento escolar na educação básica, é incorreto afirmar:

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Leia as afirmativas a seguir:

I. Paulo Freire propôs uma prática de sala de aula que pudesse tolher a criticidade dos alunos.

II. O substantivo comum é aquele que designa os seres de uma mesma espécie de forma específica. Por exemplo: Maria, Nova Iorque e São Paulo.

Marque a alternativa CORRETA:

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As funções da avaliação podem ser classificadas em três modalidades. Relacione-as abaixo:

1. Avaliação diagnóstica

2. Avaliação formativa

3. Avaliação somativa

( ) Supõe-se que sejam detectados os pontos fracos do ensino e da aprendizagem e se extraiam as consequências pertinentes sobre onde se deva colocar, posteriormente, a ênfase no ensino e na aprendizagem.

( ) Deve fornecer informações que permitam identificar progressos, registrar dados, estabelecer juízos e estabelecer decisões.

( ) É orientadora, porque orienta o trabalho do aluno e do professor, além de controlar e informar o aluno e o professor sobre os resultados atingidos durante o desenvolvimento do processo, e, sendo contínua dá condições para a recuperação imediata, se necessário.

Tem-se como sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo:

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Com base na análise da proposta pedagógica dos Institutos Federais, realizada por Pacheco (2011, p. 14-15), observe as proposições e verifique quais são VERDADEIRAS (V) e quais são FALSAS (F):

( ) Sua orientação pedagógica deve recusar o conhecimento exclusivamente enciclopédico, assentando-se no pensamento analítico, buscando uma formação profissional mais abrangente e flexível.

( ) A organização pedagógica verticalizada, da educação básica à superior, é um dos fundamentos dos Institutos Federais.

( )Devem se ater a compreensão da educação profissional tecnológica como mera instrumentalizadora de pessoas para ocupações determinadas por um mercado.

( ) Derrubar as barreiras entre o ensino técnico e o científico, articulando trabalho, ciência e cultura na perspectiva da emancipação humana, é um dos objetivos basilares dos Institutos Federais.

( ) A organização pedagógica verticalizada dificulta aos docentes atuarem em diferentes níveis de ensino.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

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Com o acúmulo de fracassos acadêmicos ao longo dos anos, crianças e adolescentes que se encontram em defasagem idade-ano de escolaridade, tornam-se desinteressados do processo ensino/aprendizagem.

Uma das soluções para reestabelecer a confiança e o interesse dos alunos faz parte do conjunto de princípios da Educação Nacional, preconizada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Trata-se:

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Leia as afirmativas a seguir:

I. A avaliação constitui-se um processo contínuo e permanente de análise das variáveis que não interferem no processo de ensino e de aprendizagem.

II. A educação ambiental é como um processo educativo que conduz a um saber ambiental materializado nos valores éticos e nas regras políticas de convívio social e de mercado, que implica a questão distributiva entre benefícios e prejuízos da apropriação e do uso da natureza.

Marque a alternativa CORRETA:

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Leia as afirmativas a seguir:

I. A avaliação não deve se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno.

II. A regra da marcha atlética diz que os atletas devem correr sem tirar totalmente os pés do chão.

Marque a alternativa CORRETA:

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GABARITO:

  • 1) C
  • 2) A
  • 3) C
  • 4) C
  • 5) A
  • 6) D
  • 7) D
  • 8) E
  • 9) A
  • 10) D
  • 11) A
  • 12) C
  • 13) A
  • 14) C
  • 15) A
  •  

Questões de concurso

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Questões de concurso por assunto

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