Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 570 questões.

Salvar em Meus Filtros Limpar filtro
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q768365

A Resolução Nº1, de 17 de junho de 2004 institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana a serem observadas pelas instituições de ensino. Dentre as diretrizes citadas abaixo, indique quais são VERDADEIRAS (V) e quais são FALSAS (F):

( ) As instituições de ensino superior incluirão nos conteúdos de disciplinas e atividades curriculares dos cursos que ministram, a Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como o tratamento de questões e temáticas que dizem respeito aos afrodescendentes.

( ) O cumprimento das referidas Diretrizes Curriculares, por parte das instituições de ensino, não interfere na avaliação das condições de funcionamento do estabelecimento.

( ) Os alunos, em sistema de colaboração, proverão através de campanhas e outras ações compra de material bibliográfico e de outros materiais didáticos necessários.

( ) Os sistemas de ensino incentivarão pesquisas sobre processos educativos orientados por valores, visões de mundo, conhecimentos afro-brasileiros, ao lado de pesquisas de mesma natureza junto aos povos indígenas, com o objetivo de ampliação e fortalecimento de bases teóricas para a educação brasileira.

( ) Os sistemas e os estabelecimentos de ensino poderão estabelecer canais de comunicação com grupos do Movimento Negro, grupos culturais negros, instituições formadoras de professores, núcleos de estudos e pesquisas, como os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros, com a finalidade de buscar subsídios e trocar experiências para planos institucionais, planos pedagógicos e projetos de ensino.

Assinale a opção que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Carregando...
Q648322

Segundo as ideias de Piaget, admite-se que o processo que leva à evolução de um estágio de desenvolvimento para o seguinte é o mesmo para todos os indivíduos e que o que vai produzir diferenças entre um dito normal e outro considerado superdotado e até entre superdotados é como as estruturas cognitivas se organizam nas tentativas de como entender o mundo e se adaptar a ele, cada um em seu(sua):

Carregando...
Q645998

Maria Helena, professora do 4º ano de uma Escola Municipal, com o objetivo de obter informações sobre os conhecimentos, aptidões e competências dos seus alunos e identificar a realidade da turma observando se as crianças apresentam ou não habilidades e pré-requisitos para os processos de ensino e aprendizagem deve utilizar a avaliação:

Carregando...
Q644306

Com base no livro Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário, indique a alternativa que não corresponde à ideia da autora Delia Lerner:

Carregando...
Q657001

Espera-se que, ao final do ensino fundamental, os alunos sejam capazes de:

( ) Solucionar problemas de ordem corporal especificamente em contexto escolar, regulando e dosando o esforço em um nível compatível com as possibilidades, considerando que o aperfeiçoamento e o desenvolvimento das competências corporais decorrem de perseverança e regularidade e que devem ocorrer de modo saudável e equilibrado.

( ) Conhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como reivindicar locais adequados para promover atividades corporais de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade do ser humano e um direito do cidadão, em busca de uma melhor qualidade de vida.

( ) Reconhecer condições de trabalho que comprometam os processos de crescimento e desenvolvimento, aceitando-as para si e para os outros.

( ) Conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo, percebendo-as como recurso valioso para a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais e étnicos.

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Ed. Física, indique se alternativas acima são verdadeiras V ou falsas F:

Carregando...
Q658600

A pesquisa de Emília Ferreiro permitiu-lhe identificar níveis de evolução da escrita, até o momento em que se pode considerar que a criança venceu as barreiras do sistema, sendo capaz de interpretar (ler) e reproduzir (escrever) símbolos gráficos. O nível em que a escrita constitui um grande avanço, e se traduz em um dos mais importantes esquemas construídos pela criança, durante o seu desenvolvimento; em que pela primeira vez, ela trabalha com a hipótese de que a escrita representa partes sonoras da fala, porém, com uma particularidade: cada letra vale por uma sílaba; portanto, utiliza tantas letras quantas forem as sílabas da palavra [Jacaré- F R A (silábico restrito)- a escrita da criança está restrita a letras de sua experiência no momento da escrita. Jacaré- J K R, J C E, A K E ou A A E (silábico evoluído) - a escrita da criança contém a correspondência sonora das vogais ou consoantes.] é denominado:

Carregando...
Q658395

Aprender é um processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação. Para que a aprendizagem ocorra com sucesso, é preciso que o professor considere, na organização do trabalho educativo:

Carregando...
Q647963

Para Luckesi (2006), a avaliação é:

Carregando...
Q648529

Ter um profissional surdo ou com capacitação profissional entre os demais professores na escola é necessário no processo de inclusão e de aquisição linguística. No planejamento de atividades, este profissional será de grande importância, enfatizando o respeito às condições peculiares dos surdos. A este propósito, Quadros esclarece que a educação de surdos, tendo uma proposta bilíngue, deve gozar de um currículo organizado com perspectiva:

Carregando...
Q659317

O espaço na instituição de Educação Infantil deve propiciar condições para que as crianças possam dele usufruir em benefício do seu desenvolvimento e aprendizagem. Para isto, é preciso que o espaço seja _____________________________________.

Assinale a alternativa que não complementa a frase adequadamente.

Carregando...
Q658965

A teoria de desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget descreve a interação entre os fatores biológicos e sociológicos. Ele estudou a maturação do cérebro e do sistema nervoso e a adaptação ao ambiente (Krebs, 1994) Sua teoria enfatiza cinco fatores, quais sejam:

Carregando...
Q647994

Segundo Luckesi (2006), o erro do aluno deve ser utilizado como fonte de crescimento e para tal é necessária uma efetiva verificação, para ver se estamos diante dele ou da valorização preconceituosa de um fato. Também é necessário um esforço para avaliar o erro quanto a:

Carregando...
Q658270

2018_03_15_5aaa653bace19.PNG

Considerando o acima exposto, é falso o que se afirma na letra:

Carregando...
Q662466

Estudos recentes (Fortinos e Debarbieux apud Ristum 2010) sobre o meio ou o ambiente escolar mostram a relação entre bullying e “clima escolar", de modo a descartar a possibilidade de isenção da escola no que diz respeito à participação na produção e na manutenção da violência. Vários estudiosos afirmam que o bullying ocorre em todas as escolas de todo o mundo e de todos os níveis de ensino, sejam elas públicas ou privadas. Afirmam que alguns estabelecimentos ou negam a existência de bullying entre seus alunos, ou apresentam desconhecimento sobre o assunto, ou se recusam a enfrentar o problema. Ristum (2010) apresenta uma proposta para se pensar um programa de intervenção nas escolas, ressaltando, porém, que tal proposta, não esgota a questão, e que ela apenas esclarece alguns aspectos que parecem cruciais para o bom funcionamento do cotidiano escolar. Partindo dessa premissa, assinale a alternativa que NÃO contribui para a superação e o enfrentamento das principais dificuldades encontradas nesse ato de violência.

Carregando...
Q661975

Os aspectos culturais e históricos da comunidade surda no Brasil são elementos atravessadores que refletem percepções diversas e representam sujeitos, inclusive em espaços escolares. De acordo com os estudos de Strobel (2007), as identidades e representações do surdo são produzidas na história e estabelecem relações entre discursos ouvintistas que incapacitam o sujeito surdo. Assim, observe a figura a seguir:

2018_03_22_5ab3b3feb18a8.PNG

Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 5) A
  • 9) B
  • 13) E
  • 2) B
  • 6) B
  • 10) C
  • 14) A
  • 3) D
  • 7) C
  • 11) E
  • 15) E
  • 4) C
  • 8) D
  • 12) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889