Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 72 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

A última eleição presidencial no Brasil, ocorrida em 2018, conduziu o então deputado federal Jair Bolsonaro à Presidência da República. A esse propósito, marque a alternativa que NÃO indica um nome que também concorreu à Presidência na última eleição.

Carregando...

Em 1680, a coroa portuguesa fundou a Colônia do Sacramento com o objetivo de:

Carregando...

O estado de Minas Gerais, durante o período colonial, foi um dos centros econômicos mais importantes do Brasil, justamente pela sua atividade mineradora durante o Ciclo do Ouro. Além do auge dessa época, o estado continua sendo um importante produtor de minério, com presença de indústrias e outros ramos produtivos. Levando em consideração os seus conhecimentos sobre Minas Gerias, complete corretamente a seguinte frase.
A economia de Minas Gerais é caracterizada, principalmente, pela atividade mineradora, sendo o principal estado do país nesse setor. Nele, encontra-se uma das três minas de ___________ existentes em todo o mundo, com uma duração estimada de 400 anos, desde que mantidos os níveis atuais de extração. Assim, o estado é responsável por
29% de todos os minérios extraídos no país. Além disso, há uma forte presença de____________, com destaque para o ramo automobilístico. Na agropecuária, destaca-se a produção de__________, milho, soja, cana-de-açúcar e, principalmente, leite e café.

Assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem corretamente as lacunas, de cima para baixo:

Carregando...

Com base nos seus conhecimentos sobre os aspectos históricos brasileiros, a alternativa que descreve corretamente o que foi a revolução de 1930 é:

Carregando...

Leia a descrição abaixo e responda a questão subsequente:

    “Teve lugar na Região Sul do Brasil, entre as fronteiras do Paraná e Santa Catarina, e foi um conflito sócio-político causado pela disputa desses territórios. O motivo do conflito se deveu ao fato da construção da estrada de ferro que ligaria São Paulo ao Rio Grande do Sul ter deixado muitas pessoas em más condições de vida em detrimento dos interesses dos coronéis e da empresa norte-americana Brazil Railway Company.
    Com o objetivo de construir a estrada de ferro, a Brazil Railway Company precisava de mão-de-obra, levando, assim, muitas pessoas para a região.Ao mesmo tempo, o governo cedeu uma grande extensão de terra, cerca de 15 mil metros, nos limites do Estado do Paraná e de Santa Catarina, mas aproveitou o pretexto e desapropriou as terras dos camponeses porque descobriu que poderia lucrar com a erva-mate, bem como com a madeira existente na localidade.
    Quando a linha férrea ficou pronta, a empresa não garantiu o regresso das pessoas que tinham se deslocado para a região, permanecendo ali sem qualquer apoio; acresce ainda o fato de os camponeses terem ficado desempregados e sem as suas terras para trabalhar, situações que provocaram o empobrecimento da população dessa região.”

(Fonte adaptada: https://www.todamateria.com.br/).

A partir da leitura do trecho, podemos concluir que é uma descrição do seguinte conflito:

Carregando...

O território brasileiro encontra-se dividido em cinco regiões. A região que apresenta o maior número de estados é a Região

Carregando...

O Brasil possui uma extensa fronteira com diversos países sul-americanos. Analise as alternativas a seguir e assinale a que indica um estado brasileiro que NÃO faz fronteira com qualquer outro país sul-americano.

Carregando...

A respeito da vegetação no Brasil assinale a alternativa CORRETA:

Carregando...

Após o início do ciclo do ouro, o eixo econômico foi deslocado para outra região, assinale a alternativa CORRETA sobre esse deslocamento econômico.

Carregando...

A lei que permitiu que os filhos de escrava que nascerem após sancionamento da lei, seriam considerados livres.

Carregando...

Acerca do assunto abordado nesse fragmento de texto, bem como de múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.

O projeto de transposição do rio São Francisco é uma política pública que objetiva gerar mais energia hidráulica para o produtor rural do sertão nordestino.

Carregando...

A História do Brasil pode ser dividida em três períodos principais, são eles:

Carregando...

Observe a figura a seguir, que mostra a área do Bioma Cerrado no Brasil.

Esse bioma ocupa a segunda maior extensão do território nacional e abrange estados como:

Carregando...

Os ciclos econômicos do Brasil fazem referência as atividades econômicas que foram desenvolvidas no país em diversos momentos. Os principais ciclos econômicos são: EXCETO

Carregando...

Ao que se refere à História do Sul do Brasil, analise os postulados abaixo I. A Guerra do Contestado foi um conflito armado entre a população cabocla e os representantes dos poderes estadual e federal brasileiro, numa região rica em erva-mate e madeira disputadas pelos Estados do Paraná e Santa Catarina. O embate foi agravado ainda pelo fanatismo religioso, expresso pelo messianismo e pela crença, por parte dos caboclos revoltados, de que se tratava de uma guerra santa. II. A Coluna Prestes foi um movimento político-militar brasileiro ligado ao tenentismo, insatisfeitos com a República Velha. Exigiam ainda, o voto secreto, obrigatoriedade do ensino secundário e a renúncia do atual presidente Artur Bernardes. Na defesa desses interesses, muitos revoltosos do Contestado uniram-se a Coluna Prestes, ficando conhecidos como Cidadãos de Cristo, dando um caráter messiânico ao movimento. III. Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha foi uma revolta contra o governo imperial do Brasil. A revolução, que com o passar do tempo adquiriu um caráter separatista, influenciou movimentos que ocorreram em outras províncias brasileiras. A justificativa original para a revolta baseia-se no conflito político entre os liberais, que propugnavam o modelo de estado com maior autonomia às províncias. Nas alternativas abaixo, assinale a correta.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) A
  • 3) D
  • 4) D
  • 5) A
  • 6) D
  • 7) B
  • 8) C
  • 9) C
  • 10) B
  • 11) Errado
  • 12) D
  • 13) B
  • 14) B
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282