Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 23 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q739481

Em sua “Memória Descritiva do Plano Piloto" para Brasília, o arquiteto Lucio Costa escreveu que a solução apresentada “nasceu do gesto primário de quem assinala um lugar ou dele toma posse".

Este gesto foi representado, graficamente, na forma de

Carregando...
Q739480

Leia o fragmento a seguir.

“Tratava-se de um entramado de varas, cipós ou bambus, constituindo um estrado vertical, engastado na estrutura autônoma coberta por uma mistura de barro, água e fibras vegetais amassados, por ambos os lados da parede."

O fragmento apresenta detalhes da técnica construtiva denominada

Carregando...
Q731570

O casarão da Fazenda Santa Maria, uma das maiores fazendas do século XIX na região de Campinas, foi:

I. uma construção do ciclo do café, geratriz de outras, vindas com o grande progresso que o chamado ouro verde assumiu naquelas terras de excepcional produtividade.

II. um edifício cujo porão foi construído com taipa de pilão, sobre embasamento de pedra.

III. uma edificação com dois anexos mais estreitos, um em cada lateral, contendo, em um lado, a zona de serviços e, no outro, dormitórios e capela.

Está correto o que consta de

Carregando...
Q737355

Com relação aos sistemas construtivos e à tecnologia de construções tradicionais e contemporâneas, julgue o item subsequente.

Ainda nos primeiros séculos do Brasil colonial, o vidro era artigo de luxo, por isso era comum utilizar nas janelas postigos, pequenas portinholas fixadas nas folhas principais para auxiliar na iluminação e na vigilância.

Carregando...
Q737354

Com relação aos sistemas construtivos e à tecnologia de construções tradicionais e contemporâneas, julgue o item subsequente.

Conforme se depreende da figura a seguir, que representa a planta da Matriz de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto, foram utilizadas nessa edificação duas técnicas diferenciadas para a vedação: as paredes externas são de alvenaria de pedra; para a construção da nave, foi utilizada a técnica denominada de tabique, composta por tramas em madeira amarrada com cordões de seda, linho, cânhamo ou buriti e de barro, que era jogado e apertado à mão, moldando-se as paredes em forma poligonal.

Carregando...
Q523151

Acerca da historiografia da arquitetura brasileira, julgue os

próximos itens.

Antes da consolidação da arquitetura moderna no Rio de Janeiro, desenvolveu-se, no Recife, um movimento autônomo de arquitetura moderna sob a liderança do arquiteto Luiz Nunes

Carregando...
Q523150

Acerca da historiografia da arquitetura brasileira, julgue os

próximos itens.

O costume de revestir com azulejos as fachadas das casas urbanas nas regiões Norte e Nordeste comprova a transferência das tradições da arquitetura portuguesa para a arquitetura brasileira.

Carregando...
Q516119

Em suas alegações em favor do tombamento de um bairro, uma associação de moradores sustenta que o local abrigaria obras significativas de arquitetos modernistas pioneiros, já falecidos, expoentes do Modernismo em São Paulo que tiveram produção significativa nas décadas de 1950 e 1960. Tais alegações corresponderiam à presença, no bairro, dentre outras, de obras de

Carregando...
Q552408

Considerando o conceito de “arquitetura vernacular”, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. (...) Envolve atividades técnicas relacionadas à concepção e à execução de projetos para espaços externos, livres e abertos, privados ou públicos, como parques e praças, considerados isoladamente ou em sistemas, dentro de várias escalas, inclusive a territorial. (...) Corresponde à forma de arquitetura em que são empregados recursos, técnicas e materiais regionais, do próprio ambiente onde a edificação é construída, apresentando, assim, um caráter regional ou local em decorrência desses fatores. Ao mesmo tempo, também são denominadas formas de arquitetura vernacular aquelas em que os conhecimentos de edificações ou utilização de materiais são transmitidos de geração para geração. (...) Corresponde à linguagem arquitetônica mais antiga e uma das mais sustentáveis e adequadas ao ambiente onde está inserida. São exemplo de arquitetura vernacular as casas de pau-a-pique, de adobe, de bambu, de madeira, de pedras, com telhado de palha etc.. (...) Consiste na intervenção em ambientes internos ou externos de edificação, definindo a forma de uso do espaço em função de acabamentos, mobiliário e equipamentos, além das interfaces com o espaço construído, para adequação às novas necessidades de utilização. Esta intervenção se dá no âmbito espacial; estrutural; das instalações; do condicionamento térmico, acústico e lumínico; da comunicação visual; dos materiais, texturas e cores; e do mobiliário.

Carregando...
Q68492

A arquitetura brasileira contemporânea tem sido mundialmente reconhecida. Observe abaixo desenhos e imagens de quatro projetos do arquiteto paulista Angelo Bucci, referência internacional entre a nova geração de arquitetos.

Imagem 001.jpg
Imagem 002.jpg

Em relação aos princípios fundamentais dessa arquitetura, constata-se que

Carregando...
Q100953

Considere os croquis do projeto para o Rio de Janeiro, de Le Corbusier (1929), e as fotomontagens realizadas a partir de matriz informática e de fotografias de época, a seguir,
Imagem 006.jpg
Imagem 007.jpg
e as afirmativas:

I. Os projetos revelam a observação minuciosa de Le Corbusier e um conhecimento notável dos lugares.

II. Le Corbusier queria "autoestrada" praticável e, portanto, realizável, negociando, de um jeito ou de outro, com as curvas de nível, a cidade existente.

III. Nenhuma inovação tecnológica adicional era necessária para a realização dessa "serpente" diante do mar.

IV. Para Le Corbusier, a arquitetura participa de maneira decidida, prática, total e mesmo totalitária do desejo de transformação do mundo.

Está correto o que se afirma em

Carregando...
Q107536

Considerando o conforto acústico e a figura 5 como referência, assinale a opção correta.

Carregando...
Q100948

Para uma compreensão da obra de Oscar Niemeyer do ponto de vista dos conceitos fundamentais sobre arquitetura, sociedade e cultura, são importantes:

I. A busca de uma identidade cultural-arquitetônica nacional.

II. A inclusão de um pensamento arquitetônico internacional.

III. O uso e incentivo dos avanços inerentes à estrutura de concreto armado.

IV. O estabelecimento de conceitos para uma visão científica da cidade, a serviço de uma sociedade mais consciente e responsável.

Está correto o que se afirma APENAS em

Carregando...
Q100949

Lucio Costa, por meio de suas reflexões e formulações, definiu qual modernidade deveria ser abraçada pela arquitetura brasileira. Segundo a sua escolha, a arquitetura moderna do país deveria, necessariamente, passar pela

Carregando...
Q100951

Considere os desenhos e imagens de seis obras de Lina bo Bardi, abaixo,
Imagem 003.jpg
e a seguinte frase de Lina:

Mas o tempo linear é uma invenção do Ocidente, o tempo não é linear, é um maravilhoso emaranhado onde, a qualquer instante, podem ser escolhidos pontos e inventadas soluções, sem começo nem fim.

Observando-se tais obras constata-se que

I. sua criação é um mosaico capaz de juntar o impensável, não porque parta de projetos, não porque tenha fantasias, mas, ao contrário, porque trabalha com o material disponível.
II. ela exercia a arquitetura pela arquitetura, sem ficar pincelando em seu trabalho referências de outros campos como arte, filosofia, antropologia, literatura e psicanálise.
III. seu trabalho apoia-se na ideia anti-intervencionista, representando a defesa do caráter sagrado dos edifícios con- siderados monumentos.
IV. Lina foi uma defensora do novo, sem se deixar perturbar pelo pré-existente, sem necessidade de contar com o entorno para recriá-lo ou traduzir em sua obra. Está correto o que se afirma APENAS em

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) E
  • 3) B
  • 4) Certo
  • 5) Errado
  • 6) Certo
  • 7) Errado
  • 8) B
  • 9) E
  • 10) A
  • 11) A
  • 12) A
  • 13) A
  • 14) E
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282