Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 18 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q772548

Assinale a alternativa que apresenta as principais enzimas envolvidas no processo de replicação do DNA na ordem de participação de cada uma delas nesse processo.

Carregando...
Q766581

O uso de marcadores moleculares nos estudos populacionais tem crescido de forma exponencial. É uma ferramenta que permite monitorar eventos de endogamia, por exemplo, que levam ao aumento da homozigose e redução da variabilidade genética. A análise de genes exclusivamente maternos permite refinar o estudo de relações filogenéticas e discriminação de subpopulações. Nesse caso, qual é o marcador molecular utilizado?

Carregando...
Q685172

Considerando essa afirmação, julgue o próximo item, a respeito da genética.

A estrutura molecular do DNA (desoxirribose, fosfato e nucleotídeos em dupla hélice) fornece a base para as quatro propriedades que caracterizam a informação genética: diversidade, replicação, mutabilidade e tradução.

Carregando...
Q700437

Um fragmento da molécula de DNA com capacidade de transcrever tem a seguinte sequência de bases nitrogenadas: AACGTTCTG. Portanto o filamento do RNA formado será:

Carregando...
Q668855

Uma indústria farmacêutica está encarregada de realizar a produção da insulina humana, a partir de seu respectivo RNAm. Para isso os pesquisadores irão utilizar uma cultura de células bacterianas, na síntese desse hormônio pancreático. O primeiro passo que eles deverão seguir, é obter moléculas de DNA, usando como molde o RNAm, para que essas moléculas de DNA possam ser inseridas no genoma das células bacterianas.

A enzima que os pesquisadores deverão utilizar na obtenção dessas moléculas de DNA é a:

Carregando...
Q647614

Durante o processo de replicação do DNA, a enzima primase sintetiza uma molécula de ácido nucleico que é pareada à fita-molde, à qual a DNA polimerase pode ligar o primeiro nucleotídio que fará parte da nova fita. A molécula e o ponto de ligação desse nucleotídio são

Carregando...
Q744408

Em um bairro nobre de determinada cidade no Brasil, houve um assassinato na madrugada fria do mês agosto. A vítima, um homem de quarenta e dois anos de idade, foi encontrada morta com golpes de faca na região torácica. Sua residência tinha sido saqueada e exibia sinais de violação, como, por exemplo, uma janela quebrada que estava manchada de sangue. Como havia sinais de que a vítima pudesse ter resistido ao ataque e revidado até ser imobilizada e morta, amostras biológicas do corpo da vítima foram coletadas pelos investigadores e encaminhadas para análise, a fim de se obterem evidências que levassem à identificação do assassino. Uma das amostras de sangue recolhidas no local do crime promovia aglutinação de hemácias somente na presença de soro anti-B e de soro anti-Rh; outra amostra não apresentava aglutinação na presença de soros anti-A, anti-B e anti-Rh. Durante a investigação, descobriu-se, ainda, que a vítima sofria de hemofilia e que uma amostra de sangue de tipo sanguíneo diferente do da vítima apresentava mutação no alelo do fator VIII. Após vários meses de investigação, os investigadores chegaram a um suspeito, que era portador do tipo sanguíneo A negativo.

Considerando a situação hipotética apresentada e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item a seguir.

Como as hemácias possuem núcleos, amostras de DNA poderiam ser obtidas a partir do isolamento dos núcleos das hemácias presentes nas manchas de sangue nos destroços de vidro.

Carregando...
Q716166

Considere a replicação e expressão gênica de procariotos e marque a alternativa INCORRETA.

Carregando...
Q729758

Durante o desenvolvimento embrionário, o zigoto sofre repetidas mitoses até formar um embrião. Esse embrião continua se desenvolvendo até formar um feto, que por sua vez se desenvolve até nascer. As células do recém-nascido, por serem frutos de mitose, têm o mesmo DNA. No entanto, apesar de possuírem o mesmo material genético, essas células apresentam uma imensa diversidade de formas e funções. Isto se deve ao fato de

Carregando...
Q700431

Sobre a composição química dos ácidos nucleicos do DNA, é INCORETO afirmar que:

Carregando...
Q668861

Os alelos Z, Y, W e K estão situados em um mesmo cromossomo. Um indivíduo homozigoto para esses quatro alelos, foi cruzado com outro indivíduo, também homozigoto, porém, para os alelos z, y, w e k. A F1 originada desse cruzamento foi retrocruzada com um indivíduo homozigoto z, y, w e k, resultando em uma descendência, na qual ocorreu: - 40% de permuta entre Z e K; - 30% de permuta entre W e K; - 20% de permuta entre Z e Y; - 10%. de permuta entre W e Y. A sequência mais provável dos quatro alelos no cromossomo é

Carregando...
Q665817

São características do DNA, exceto:

Carregando...
Q685124

A classificação dos organismos vivos em cinco reinos tem como base as características desses seres e objetiva agrupar as espécies de determinado reino de acordo com caracteres específicos. Acerca desse assunto e da diversidade da vida, julgue o item que se segue.

Após a dessecação, as sementes de determinadas plantas entram em estado quiescente (de repouso), enquanto as de outras plantas tornam-se dormentes.

Carregando...
Q674835

O esquema abaixo representa vários processos necessários para a produção do pigmento melanina pelos melanócitos, destacando algumas organelas celulares, moléculas e processos metabólicos.

Com base no esquema, é INCORRETO afirmar:

Carregando...
Q483146

Na metade do século XX, com a descoberta da estrutura e função do DNA, a Biologia entrou na fase do “determinismo genético”. Isso significa que todas as características dos indivíduos estariam determinadas no DNA. Os trabalhos publicados, nesse início de século, na área da Biologia do Desenvolvimento (DEVO) mudaram alguns paradigmas da própria teoria evolutiva. A Biologia do Desenvolvimento vem confirmando a maior participação do ambiente na criação da variabilidade genética. Com relação à citação acima, analise as seguintes afirmativas. 1.O sexo em tartarugas e crocodilos é determinado pela temperatura de incubação dos ovos. 2.Pessoas que se transferem de regiões de baixa altitude para regiões altas passam a apresentar maior número de hemácias, sem que tenham ocorrido alterações genéticas. 3.Além da informação genética, o ambiente e as alterações epigenéticas são importantes na criação de variabilidade nas espécies de seres vivos, tanto morfológicas quanto comportamentais. A citação inicial é corroborada

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) D
  • 3) Certo
  • 4) B
  • 5) E
  • 6) B
  • 7) Errado
  • 8) B
  • 9) B
  • 10) A
  • 11) B
  • 12) C
  • 13) Certo
  • 14) E
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282