Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 105 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q762329

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item. A crise econômica na Venezuela é concomitante à instabilidade política, situação que se arrasta há anos, provocando êxodo de boa parte da população nacional

Carregando...
Q762210

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item. Nicolás Maduro foi reeleito para um segundo mandato em eleições ocorridas em 2018, em pleito não reconhecido pelos Estados Unidos, pela União Europeia e por diversos países da América Latina.

Carregando...
Q774974

A notícia aborda a crise política

Carregando...
Q777672

Tendo como referência o assunto abordado no texto, julgue o item a seguir, dentro de um contexto geopolítico contemporâneo.

A estabilidade da governabilidade venezuelana tem como resultado a legitimidade do poder social de oposição.

Carregando...
Q709600

O país busca auxílio do Fundo Monetário Internacional (FMI) para estabilizar sua economia, que sofre com fortes pressões cambiárias, 17 anos depois da maior crise de sua história. Todas as moedas da região sofreram com o aumento do rendimento da dívida americana, pois investidores migraram para o dólar. Mas a sua moeda foi a mais abalada: desvalorizou mais de 10% em maio. Esse é um duro golpe para o presidente do país, que eliminou os controles cambiais ao assumir o poder.

(http://www.jb.com.br/economia, 11.05.2018. Acesso em 12.05.2018. Adaptado)

O país da notícia é

Carregando...
Q709680

Leia as notícias.

I. Na última sexta-feira, 18 de maio deste ano, o governo anunciou uma trégua de dois dias na repressão às manifestações, no marco de uma mesa de diálogo nacional. A medida ocorreu no dia seguinte ao início das inspeções da missão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
As manifestações no país ocorrem desde 18 de abril. Os manifestantes queixam-se da violência do governo do presidente Daniel Ortega, e das mudanças que pretende impor na Previdência Social.

(http://agenciabrasil.ebc.com.br/. Adaptado)

II. A Coordenação Nacional para Redução de Desastres confirmou, no começo da tarde de hoje, 04 de junho deste ano, que o número de mortos em decorrência da erupção do Vulcão Fogo subiu de 25 para 56, em três departamentos do país que estão em estado de calamidade.
Pelo menos 1,7 milhão de pessoas foram atingidas, principalmente no departamento de Escuintla, uma das áreas mais afetadas pelas lavas e cinzas do vulcão.

(http://agenciabrasil.ebc.com.br/. Adaptado)

As notícias I e II tratam, respectivamente,

Carregando...
Q712620

O presidente apresentou seu pedido de renúncia ao Congresso após alegações de compra de votos atingirem seu partido às vésperas de uma votação pelo impeachment do mandatário. Na semana passada, o Congresso aprovou a abertura de um segundo pedido de destituição contra o presidente por suas declarações mentirosas sobre os vínculos com a Odebrecht. Tratou-se da segunda moção de destituição apresentada em três meses, dado que o Congresso debateu em dezembro do ano passado um primeiro processo de impeachment também impulsionado pelos vínculos com a construtora brasileira.

(Veja, 22.03.18. Disponível em: . Adaptado)

A notícia trata de um fato político ocorrido

Carregando...
Q741376

Observe o país destacado no mapa.

Pode-se afirmar que se trata da(o):

Carregando...
Q741368

A América Latina está se aproximando da integração de seus dois principais blocos comerciais. Os presidentes da Aliança do Pacífico assinaram julho de 2018 um plano de ação com medidas concretas e prazos que os encaminha para a integração regional e de livre comércio com o MERCOSUL. Essa decisão dada pelos países membros dos blocos aponta para a formação de um mercado que concentra 79% da população da América Latina e 85% do PIB da região.

(EI País -adaptado)

A Aliança do Pacífico é um bloco de integração econômica entre os países latino-americanos. O acordo que deu origem ao bloco foi assinado em 28 de abril de 2011, em Lima. Sua formalização, entretanto, foi ratificada em 6 de junho de 2012, quando foi publicado documento oficial denominado Acordo Marco da Aliança do Pacífico.

(A. Guimarães)

São membros da Aliança do Pacífico:

Carregando...
Q704227

Julgue os itens subsecutivos, a respeito das tendências contemporâneas do narcotráfico no plano global e regional.

O acordo de paz entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (FARC), firmado em novembro de 2016, não resultou, até o presente, na diminuição do tráfico de drogas originado na Colômbia, que, ao contrário, expandiu-se significativamente no transcurso do processo de negociação e durante o primeiro ano de vigência do referido acordo.

Carregando...
Q658626

Eleito pelo PSD e com o apoio do PTB, Eurico Gaspar Dutra conseguiu uma fácil vitória após obter o apoio do antigo presidente Getúlio Vargas. O momento histórico foi marcado pela tentativa de retorno à normalidade democrática, exigindo a convocação de uma Assembleia Constituinte que pudesse substituir a Carta de 1937, a qual apresentava feições fascistas. Elaborada no primeiro ano de mandato do Governo Dutra, a Constituição de 1946:

Carregando...
Q659781

Assinale a alternativa correta em relação aos países da América Central.

Carregando...
Q593363

Assinale a alternativa correta que apresenta um fato ocorrido na nova república:

Carregando...
Q593349

As correntes historiográficas Nova História, Nova História Cultural e Nova Esquerda Inglesa se desenvolveram, especialmente, na segunda metade do século XX e propuseram, de uma forma mais radical, a construção de uma nova racionalidade nãolinear do pensamento histórico sem eliminar as necessárias contribuições da antiga racionalidade.
Assinale a alternativa CORRETA relacionada a Nova História Cultural:

Carregando...
Q593351

Algumas competências e habilidades podem ser desenvolvidas no ensino de História no ensino médio: Representação e comunicação, Investigação e compreensão e Contextualização sociocultural. Sobre Investigação e compreensão é CORRETO afirmar:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Certo
  • 2) Certo
  • 3) E
  • 4) Errado
  • 5) B
  • 6) C
  • 7) C
  • 8) E
  • 9) B
  • 10) Certo
  • 11) C
  • 12) B
  • 13) C
  • 14) C
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282