Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 18 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q740159

O adicional incidente sobre o salário mínimo é determinado pelo grau de insalubridade a que o funcionário, no exercício de trabalho, é submetido.

Os adicionais, para os graus mínimo, médio e máximo, são, em percentuais, respectivamente, iguais a

Carregando...
Q740178

O trabalhador e o empregador devem agir sempre com segurança. A esse respeito, considere as afirmativas a seguir.

I. Imperícia é a inabilidade ou a inexperiência, compreendendo a falta de prática ou o não-conhecimento técnico necessário para o exercício da tarefa.

II. Negligência é a falta de atenção no trabalho, onde o resultado do ato do agente poderia ser previsto.

III. Imprudência consiste em desprezar ou não dispensar o devido cuidado nas tarefas a serem executadas causando danos.

Está correto o que se afirma em

Carregando...
Q740731

Do ponto de vista teórico, o Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes do Trabalho – MAPA, pode ser descrito como guia prático de condução de análise com o apoio em conceitos da ergonomia da atividade, da engenharia de segurança, da psicologia cognitiva, e da análise de acidentes em sociologia e antropologia, entre outras disciplinas.

Nesta condução, faz-se necessária a descrição do acidente em 3 etapas distintas: a descrição sucinta do acidente, a análise de mudanças e a

Carregando...
Q724309

Pedro exercia há 9 meses suas atividades como funcionário de uma empresa automotiva, quando sofreu um acidente de trabalho que diminuiu sua capacidade laboral, porém, não o impediu de continuar trabalhando. Em razão disso, Pedro buscou informações sobre o auxílio-acidente. Assinale a opção que indica a informação correta.

Carregando...
Q759014

Um enfermeiro que trabalha na enfermaria de doenças infectocontagiosas de um grande hospital, com trinta e cinco anos de idade e oito anos de serviço nessa instituição, ao realizar exame periódico, foi diagnosticado com tuberculose pulmonar. O paciente negou diagnóstico anterior.

A respeito desse quadro, julgue o próximo item.

O caso não deverá ser considerado acidente de trabalho, uma vez que a tuberculose é doença endêmica no Brasil.

Carregando...
Q739318

Acidente do trabalho é o acidente que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a perda ou a redução da capacidade para o trabalho, de forma permanente ou temporária.

Assinale a opção que apresenta um exemplo de acidente ou doença de trabalho.

Carregando...
Q475691

A NR 32 tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral. De acordo com o estabelecido por esta norma, assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...
Q515207

Quando um local de trabalho possui medidas de controle de risco inadequadas ou insuficientes, pode ocorrer um evento adverso.
A investigação efetiva desse evento requer uma metodologia estruturada que envolve as seguintes etapas:

Carregando...
Q515200

O evento que provoca lesão corporal, comprometimento funcional ou morte, desde que atenda aos preceitos estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, é denominado acidente ou doença de trabalho.
Assinale a opção que pode ser considerada acidente ou doença de trabalho.

Carregando...
Q212716

As estatísticas oficiais sobre acidentes de trabalho e doenças ocupacionais já consolidadas mais recentes dizem respeito ao ano 2011. Com base nesses dados, julgue os itens a seguir.

Em 2011, nos acidentes típicos e nos de trajeto, a faixa etária decenal com maior incidência de acidentes foi a constituída por pessoas de vinte a vinte e nove anos de idade.

Carregando...
Q212719

Acerca da perícia médica do INSS, julgue os itens que se seguem.

Caso um empregado de uma empresa de construção de redes de abastecimento de água e de coleta de esgoto desenvolva miocardiopatia infecciosa, o quadro deverá ser considerado como acidente de trabalho, por meio de nexo técnico epidemiológico.

Carregando...
Q212721

Julgue os seguintes itens, acerca das LER/DORT.

Cervicalgia, lombalgia, dedo em gatilho e fibromatose da fáscia palmar são diagnósticos possivelmente relacionados ao trabalho e, portanto, podem ser enquadrados como LER/DORT.

Carregando...
Q212717

As estatísticas oficiais sobre acidentes de trabalho e doenças ocupacionais já consolidadas mais recentes dizem respeito ao ano 2011. Com base nesses dados, julgue os itens a seguir.

No referido ano, a incidência de doenças do trabalho registradas mediante CAT no INSS foi maior em mulheres que em homens.

Carregando...
Q212724

A respeito das doenças pulmonares de origem ocupacional, julgue os próximos itens.

A siderose, decorrente da exposição a fumos de óxido de ferro, caracteriza-se por alterações radiológicas pulmonares difusas, que são associadas ao desenvolvimento precoce de insuficiência respiratória grave.

Carregando...
Q582271

De acordo com a Lei n.º 8.213/91, o segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantida a manutenção de seu contrato de trabalho, após seu retorno ao trabalho, pelo prazo de

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) A
  • 3) B
  • 4) B
  • 5) Errado
  • 6) D
  • 7) D
  • 8) A
  • 9) D
  • 10) Certo
  • 11) Certo
  • 12) Certo
  • 13) Errado
  • 14) Errado
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282