Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 49 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

“Fenômeno resultante do transitório hidráulico, quando ocorre variação brusca de pressão acima ou abaixo do valor normal de funcionamento”. De acordo com a ABNT NBR 12218/2017 – Projeto de rede de distribuição de água para abastecimento público, esta afirmação se refere

Carregando...

As Políticas de Gestão Ambiental buscam administrar os recursos ambientais com o objetivo de conservá-los e garantir que as gerações futuras encontrem um ambiente compatível com as suas necessidades. No que concerne às políticas de gestão ambiental, analise as assertivas a seguir: I. O conceito de gestão ambiental privado ressalta o aspecto conciliador do Estado quanto às questões ambientais. Caracteriza-se como um processo de mediação de interesses e conflitos entre atores sociais que agem sobre os meios físico-natural e construído; II. O conceito de gestão ambiental privado pode ser entendido como a declaração de uma organização, expondo suas intenções e princípios em relação ao seu desempenho ambiental global, que provê uma estrutura para ação e definição de seus objetivos e metas ambientais. Esse tipo de política é amplamente tratado nas normas ISO da série 14000; III. A gestão ambiental pública é definida através de políticas públicas e instrumentos que permitem alcançar o melhor padrão de qualidade em relação ao uso dos recursos naturais. Está correto o que se afirma em:

Carregando...

Um sistema de abastecimento de água foi concebido para uma cidade que conta com uma estação chuvosa de seis meses e uma estação seca de seis meses. Para reduzir a variabilidade temporal da vazão e viabilizar a captação de água bruta durante o ano todo, foi construída, em um vale estreito, encaixado em um maciço rochoso fraturado, uma barragem de concreto, com vertedor tipo Creager, sem extravasor controlado. Na construção, houve necessidade de desmonte de rocha por meio de explosivos. Na sequência, houve a concretagem do dissipador e do maciço da barragem (vertedor Creager). O reservatório foi projetado para reservar a quantidade de água necessária para fazer frente ao consumo nos meses de estiagem. No entanto, após a inauguração e entrada em operação da barragem e estação de captação, verificou-se que, nos períodos de estiagem, a barragem não reservava o volume projetado. A perda do volume era rápida, o que obrigou as autoridades locais a instituir o racionamento no município.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

I - A rápida perda de volume observada pode ter como causa a fuga de água pela fundação, permeável em face da existência de fraturas no maciço rochoso. O diagnóstico pode ser feito por meio de sondagens rotativas e de análise ecográfica, e o tratamento consiste na injeção de calda de cimento, ou de bentonita, ou, ainda, de aditivos químicos.

II - O fato de a barragem não possuir extravasor controlado, por meio de comporta, por exemplo, impede que o reservatório exerça a função de amortecer ou atenuar cheias, o que restringe seu emprego à regularização da vazão para controle de estiagem.

III - Para o dimensionamento da vazão na rede de distribuição da cidade devem ser considerados os coeficientes do dia e da hora de maior consumo.

IV - É correto o critério de cálculo da população de projeto que considere a soma da população residente e temporária, mas desconsidere a população flutuante.

Estão certos apenas os itens

Carregando...

Os filtros utilizados na remoção de sólidos e impurezas das águas destinadas ao consumo humano são dimensionados tendo como premissa fundamental a taxa de filtração ou velocidade de aproximação, que é fixada com base em estudos realizados em instalações piloto e na qualidade da água do manancial. Em uma ETA composta por quatro unidades de filtração rápida de fluxo descendente, cada uma medindo 5,50x7,00 m, e tendo sido adotada uma taxa de filtração de 350 m³/dia.m², a vazão máxima diária que a estação pode tratar é de

Carregando...

A figura mostra a curva de cloração ao ponto crítico, que é muito utilizada para obtenção de um residual de cloro livre ao final do tratamento de água em uma estação.

Assinale a opção que apresenta a fase onde ocorre a formação do cloro livre, ainda que tenha a presença de compostos organoclorados não destruídos.

Carregando...

A figura mostra uma rede malhada de distribuição de água onde as linhas representam as canalizações e os pontos denotam nós de onde saem as demandas concentradas de água, mostradas nas setas contínuas. As setas tracejadas representam as vazões e o sentido do fluxo conduzido nas tubulações. O Círculo R mostra o reservatório de montante que alimenta a rede.

A partir da análise da figura, é correto concluir que a vazão X, que escoa no trecho AD, é de

Carregando...

Nos projetos de rede de distribuição de água para abastecimento público, deve-se incorporar na concepção da rede de distribuição a delimitação de Distritos de Medição e Controle (DMC), considerando as condições topológicas e operacionais da rede, e os critérios estabelecidos pela operadora. Com o objetivo de proporcionar controle e eficiência, salvo justificativa técnica, recomenda-se que o DMC abranja uma área que apresente, no máximo, uma das seguintes características:

Carregando...

Considere os dados a seguir para o dimensionamento de decantadores convencionais de fluxo horizontal nos projetos de Estação de Tratamento de Água (ETA) para abastecimento público:

Parâmetros de projeto:

− Vazão: 1,0 m3/s

− Velocidade de sedimentação de flocos: 32 m/dia

− Número de unidades de decantação: 2

− Fator de área:1

− Período de funcionamento da ETA: 24 horas/dia A área superficial útil da zona de decantação de cada decantador, em m², é

Carregando...

Observe as operações unitárias apresentadas abaixo, e assinale a alternativa que possui a ordem correta para o tratamento da água: I. Fluoretação II. Decantação III. Filtração IV. Floculação V. Desinfecção

Carregando...

Relacione as operações unitárias de tratamento de água para abastecimento às suas respectivas funções.

1- aglutinação das impurezas desestabilizadas em suspensão na água através de mistura lenta.

2- arraste de impurezas em suspensão para superfície através da ação de microbolhas.

3- remoção de compostos voláteis e precipitação de ferro e manganês dissolvidos na água.

4- desestabilização das impurezas em suspensão na água através de mistura rápida e adição de sais.

( ) coagulação

( ) aeração

( ) flotação

( ) floculação

Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Carregando...

A figura mostra o reservatório de um pequeno sistema de abastecimento de água e sua tubulação de saída. O diâmetro do tubo é de 50 mm, as cotas do nível d'água e da seção X são respectivamente 80 m e 50 m e a vazão do escoamento, na seção S, é de 0,628 L/s.

Considerando a aceleração de gravidade = 10 m/s2, Pi = 3,14 e o peso específico da água = 10 kN/m3, determine a pressão no líquido na seção S, em kPa.

Carregando...

Julgue os seguintes itens, referentes a sistemas, métodos e processos de abastecimento, tratamento, reserva e distribuição de águas.

Quanto maior a turbidez da água captada, mais rápida será a colmatação do meio filtrante na estação de tratamento.

Carregando...

Um sistema de abastecimento está sendo projetado para atender duas redes (A e B). O sistema, representado na figura a seguir, conta com um reservatório para regularização das vazões. A vazão média requerida para o sistema é de 200 L/s, sendo 100 L/s para cada rede. Os coeficientes do dia de maior consumo e hora de maior consumo são, respectivamente, 1,2 e 1,5.

Nessa situação hipotética, as vazões de projeto, em L/s, dos segmentos 1 e 2 são, respectivamente, iguais a

Carregando...

A figura abaixo mostra a curva de variação do consumo de água de um município, no dia de maior consumo.

De acordo com essa curva, o coeficiente da hora de maior consumo desse município é:

Carregando...

Os serviços públicos de saneamento básico devem ser pautados, entre outros, pelos princípios fundamentais da universalização do acesso. Acerca desse tema, julgue o item a seguir.

Os serviços públicos de saneamento básico terão a sustentabilidade econômico-financeira assegurada, sempre que possível, mediante remuneração pela prestação desses serviços.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) D
  • 3) B
  • 4) B
  • 5) E
  • 6) A
  • 7) D
  • 8) E
  • 9) C
  • 10) E
  • 11) D
  • 12) Certo
  • 13) D
  • 14) C
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282