Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 73 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q676284

Tendo como referência o hipotético documento apresentado, julgue as afirmativas a seguir:

I. O nome do destinatário deve constar logo após a identificação de seu cargo.

II. O fecho do documento deve ser substituído por “Respeitosamente", já que seu destinatário ocupa a direção-geral do campus.

III. No trecho “ficando a cargo desse campus", o pronome “desse" deve ser substituído por “deste", de forma a atender à norma-padrão da linguagem escrita.

IV. A emissora da mensagem valeu-se adequadamente do memorando, já que se trata de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão.

V. Por se tratar de memorando, não se faz necessário o registro do endereço do destinatário.

Assinale a opção correta:

Carregando...
Q690365

Responda V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que contém a ordem correta das respostas, de cima para baixo.

Em relação ao memorando:

(__) - É a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente;

(__) - Sua característica principal é a heterogeneidade;

(__) - Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes, a serem adotados por determinado setor do serviço público.

Carregando...
Q744674

O Manual de Redação da Presidência da República afirma que há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que se chama de padrão ofício. Considerando esse padrão, um assistente administrativo deve incluir as seguintes partes após o texto que redigir em um dos expedientes supracitados.

Carregando...
Q760042

No que se refere às correspondências oficiais, conforme o Manual de Redação da Presidência da República, assinale a alternativa correta quanto à definição e finalidades do memorando.

Carregando...
Q751317

O Manual de Redação da Presidência da República (2002) estabelece as seguintes definições de um determinado documento: • É a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. • Trata-se de uma forma de comunicação eminentemente interna. • Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público. • Quanto a sua forma, esse documento segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa. Que documento é esse?

Carregando...
Q682233

O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente:

Carregando...
Q738884

Leia as proposições sobre o Ofício o Aviso e o Memorando, e coloque (v) para as verdadeiras e (f) para as falsas ( ) Avisos são expedidos exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia. ( ) Avisos e Ofícios são modalidades de comunicação oficial perfeitamente idênticas, sem diferença quanto à sua expedição. ( ) Avisos e Memorandos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e também com particulares. ( ) Memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de diferentes órgãos, situadas em níveis hierarquicamente diferentes. Está CORRETO o que se afirma em

Carregando...
Q751305

Kaspary (2007) define que na digitação qualitativa, os espaços interlineares em documentos são os seguintes: I. Ofício, portaria e outros papéis: ______. II. Memorando:____ ou ______. III. Transcrições ou citações: ______. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Carregando...
Q738888

Leias as afirmações sobre Memorando e, em seguida, responda o que se pede. I- É a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de órgãos diferentes. II- Trata-se de uma forma de comunicação eminentemente interna. III- Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. IV- Os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, deve-se diminuir o tamanho da letra, pois não pode ter folha de continuação. Está CORRETO o que se afirma apenas em

Carregando...
Q678065

Assinale a alternativa cuja redação está em conformidade com a linguagem empregada em um memorando enviado ao Chefe do Departamento de Administração de um determinado órgão público.

Carregando...
Q734545

O aviso, o ofício e o memorando devem conter as seguintes partes, exceto:

Carregando...
Q567464

Na redação oficial, há três tipos de expedientes que se diferenciam mais pela finalidade que

pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Quanto a estes três expedientes, assinale a

alternativa CORRETA.

Carregando...
Q623735

A partir da comunicação hipotética apresentada, Memorando nº 150/2017/UEPB/PROGRAD/PROGRAD-CEPA, responda à questão.


Sobre a redação do memorando acima transcrito, no que se refere a sua composição, estrutura e linguagem, é CORRETO afirmar que:

Carregando...
Q623103

Leia as proposições sobre Memorando e marque V para verdadeira e F para falsa.

( ) É a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, por isso, devem estar hierarquicamente em mesmo nível.

( ) Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.

( ) Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.

( ) Trata-se de uma forma de comunicação interna e externa.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA:

Carregando...
Q621710

É a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna, chamada de:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) C
  • 3) B
  • 4) E
  • 5) A
  • 6) D
  • 7) B
  • 8) D
  • 9) D
  • 10) B
  • 11) D
  • 12) A
  • 13) C
  • 14) E
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282