Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 399 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q789018

Sobre a linguagem da redação oficial recomendada pelo Manual de Redação da Presidência da República, analise as proposições abaixo, colocando V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A impessoalidade é uma característica que deve ser dada aos assuntos nas comunicações oficiais, entretanto, devem ser
estimuladas as impressões individuais de quem as comunica.

( ) A clareza, que diz respeito à compreensão imediata do texto pelo leitor, é prejudicada pela ambiguidade e é conferida ao texto mediante fatores como uso do padrão culto da língua, padronização e concisão.

( ) Por seguir parâmetros ditados pelo Manual de Redação, o texto oficial dispensa uma releitura do texto redigido.

( ) Impessoalidade discursiva, linguagem clara e objetiva são essenciais para que a administração pública aja sem prejudicar ou privilegiar ninguém.

( ) Para atingir a clareza, além de cumprir as demais características da Redação oficial, é necessário revisar o texto.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETAde preenchimento dos parênteses.

Carregando...
Q777199

A redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Nas opções abaixo são apresentadas algumas características fundamentais do texto oficial, EXCETO:

Carregando...
Q761660

Julgue o item. O termo concisão pode ser conceituado como a união íntima das partes de um todo. Assim, o texto conciso é aquele em que as palavras, as orações, os períodos e os parágrafos estão interligados e coerentemente dispostos.

Carregando...
Q788006

Uma das alternativas abaixo cita uma característica relativa à linguagem dos atos oficiais que NÃO corresponde às recomendações do Manual de Redação da Presidência da República quanto à linguagem a ser empregada em gêneros dessa natureza. Marque-a:

Carregando...
Q788001

Leia as proposições sobre a linguagem dos documentos oficiais recomendada pelo Manual de Redação da Presidência da
República.

I- A linguagem dos documentos oficiais difere das demais pelos critérios de formalidade e de rigor próprios desse gênero de texto.

II- Dependendo do grau de formalidade entre emissor e receptor, pode-se usar uma variante mais informal da linguagem.

III- A linguagem figurada é incompatível com a recomendada pelo Manual.

IV- Devem-se utilizar palavras e expressões simples, em seu sentido comum, salvo quando o texto versar sobre aspectos específicos, hipótese em que se utilizará nomenclatura própria da área técnica.

É CORRETO o que se afirma em:

Carregando...
Q776948

Observe o corpo do texto de um aviso oficial:

Senhor Ministro, Convida-se V. Excia. a participar da sessão de abertura do Primeiro Seminário Regional sobre Economia de Energia, a ser realizado em 5 de março próximo, às 9 horas, no auditório da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, localizada aqui pertinho, no Setor de Áreas Isoladas Sul, nesta capital. O Seminário mencionado inclui-se nas atividades do Programa Nacional das Comissões Internas de Conservação de Energia em

Órgãos Públicos, instituído pelo Decreto nº 99.656, de 26 de outubro de 1990, que procura, juntamente com outras iniciativas, racionalizar a utilização de aparelhos elétricos, lâmpadas etc. nos prédios públicos.

A única característica da redação oficial que é respeitada neste documento é:

Carregando...
Q769163

A Redação Oficial caracteriza-se pela maneira como o Poder Público redige atos normativos e comunicações.

A seu respeito é INCORRETO afirmar que

Carregando...
Q777192

O Manual de Redação Oficial da Presidência da República estabelece que a redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. Dos relacionados a seguir, é um atributo da redação oficial:

Carregando...
Q759757

Podemos considerar que a correspondência é toda e qualquer forma de comunicação escrita. Quanto a sua classificação no ambiente organizacional, que afirmação podemos considerar?

Carregando...
Q734544

O documento firmado por servidor em razão do cargo que ocupa, ou função que exerce, declarando um fato existente, mas que não consta em livros, papéis ou documentos em poder da Administração é denominado:

Carregando...
Q676323

Quanto à modalidade de comunicação ofício, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q703152

De acordo com as regras de redação oficial, a sigla encontra-se incorretamente grafada em:

Carregando...
Q680482

Atenção: Para responder à questão, considere o ato normativo abaixo reproduzido, cujas partes são identificadas por algarismos romanos, para fins de análise.

As partes II e III correspondem, respectivamente,

Carregando...
Q715397

As comunicações oficiais devem ser necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (o Serviço Público) e o receptor dessas comunicações ou é o próprio Serviço Público (no caso de expedientes dirigidos por um órgão a outro) – ou o conjunto dos cidadãos ou instituições, tratados de forma homogênea (o público). Tal afirmação se refere ao princípio da:

Carregando...
Q715498

Conforme o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, as comunicações oficiais devem possuir os seguintes elementos: I. Pessoalidade. II. Formalidade. III. Linguagem culta. IV. Clareza.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) D
  • 3) Errado
  • 4) E
  • 5) C
  • 6) B
  • 7) A
  • 8) C
  • 9) A
  • 10) B
  • 11) A
  • 12) D
  • 13) A
  • 14) B
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282