Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 391 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q777199

A redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Nas opções abaixo são apresentadas algumas características fundamentais do texto oficial, EXCETO:

Carregando...
Q776948

Observe o corpo do texto de um aviso oficial:

Senhor Ministro, Convida-se V. Excia. a participar da sessão de abertura do Primeiro Seminário Regional sobre Economia de Energia, a ser realizado em 5 de março próximo, às 9 horas, no auditório da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, localizada aqui pertinho, no Setor de Áreas Isoladas Sul, nesta capital. O Seminário mencionado inclui-se nas atividades do Programa Nacional das Comissões Internas de Conservação de Energia em

Órgãos Públicos, instituído pelo Decreto nº 99.656, de 26 de outubro de 1990, que procura, juntamente com outras iniciativas, racionalizar a utilização de aparelhos elétricos, lâmpadas etc. nos prédios públicos.

A única característica da redação oficial que é respeitada neste documento é:

Carregando...
Q761660

Julgue o item. O termo concisão pode ser conceituado como a união íntima das partes de um todo. Assim, o texto conciso é aquele em que as palavras, as orações, os períodos e os parágrafos estão interligados e coerentemente dispostos.

Carregando...
Q777192

O Manual de Redação Oficial da Presidência da República estabelece que a redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. Dos relacionados a seguir, é um atributo da redação oficial:

Carregando...
Q769163

A Redação Oficial caracteriza-se pela maneira como o Poder Público redige atos normativos e comunicações.

A seu respeito é INCORRETO afirmar que

Carregando...
Q759757

Podemos considerar que a correspondência é toda e qualquer forma de comunicação escrita. Quanto a sua classificação no ambiente organizacional, que afirmação podemos considerar?

Carregando...
Q734544

O documento firmado por servidor em razão do cargo que ocupa, ou função que exerce, declarando um fato existente, mas que não consta em livros, papéis ou documentos em poder da Administração é denominado:

Carregando...
Q676323

Quanto à modalidade de comunicação ofício, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q703152

De acordo com as regras de redação oficial, a sigla encontra-se incorretamente grafada em:

Carregando...
Q680482

Atenção: Para responder à questão, considere o ato normativo abaixo reproduzido, cujas partes são identificadas por algarismos romanos, para fins de análise.

As partes II e III correspondem, respectivamente,

Carregando...
Q715397

As comunicações oficiais devem ser necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (o Serviço Público) e o receptor dessas comunicações ou é o próprio Serviço Público (no caso de expedientes dirigidos por um órgão a outro) – ou o conjunto dos cidadãos ou instituições, tratados de forma homogênea (o público). Tal afirmação se refere ao princípio da:

Carregando...
Q715498

Conforme o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, as comunicações oficiais devem possuir os seguintes elementos: I. Pessoalidade. II. Formalidade. III. Linguagem culta. IV. Clareza.

Carregando...
Q751315

Medeiros e Hernandes (2010), na parte que trata sobre a comunicação escrita e oral, definem que a mensagem eletrônica (e-mail) é como outra qualquer mensagem escrita, que requer os mesmos cuidados de clareza, simplicidade, coerência, coesão entre as ideias, precisão. Os mencionados autores definem diversas recomendações de como escrever um texto para veiculá-lo por e-mail, dentre essas recomendações destacamos as que seguem: I. Relativamente à redação do texto, alguns cuidados são elementares, como: evitar construir uma mensagem literária; escrever com clareza, apresentando as ideias em ordem direta; usar poucos adjetivos e advérbios. Ideias são transmitidas por substantivos. II. Relativamente à estrutura, o texto deve ter um vocativo (saudação inicial), a mensagem propriamente dita, uma despedida respeitosa e assinatura (nome do remetente) III. Relativamente à digitação do texto, utilize bastante o destaque das palavras, com o uso de letras maiúsculas, itálico, sublinhar ou negrito. É recomendável o uso de frases longas (de mais 15 palavras), e de orações coordenadas, para causar boa impressão no destinatário. Quais estão corretas?

Carregando...
Q678747

A forma "Vossa Magnificência" é empregada, por força da tradição, em comunicações dirigidas a

Carregando...
Q675104

De que se trata ato administrativo expedido por autoridade pública por meio do qual instruções são dadas para a execução de um serviço, uma lei, regulamento, nomeação, demissão ou medida disciplinar?

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) B
  • 3) Errado
  • 4) C
  • 5) A
  • 6) A
  • 7) B
  • 8) A
  • 9) D
  • 10) A
  • 11) B
  • 12) B
  • 13) B
  • 14) B
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282