Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 84 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q768790

Podem ser identificados dois tipos de cromatina: a heterocromatina e a eucromatina. Sobre a eucromatina, assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q772537

T. H. Morgan e seus colaboradores, na “Sala das Moscas", como ficou conhecido o seu Laboratório na Columbia University, realizaram inúmeros experimentos sobre mutações utilizando as mostras das frutas (Drosophila melanogaster). Esses experimentos foram fundamentais para lançar as bases cromossômicas da herança e correlacionar as ideias de Mendel com o comportamento cromossômico na meiose. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q772549

Existem inúmeras mutações genéticas, as quais podem ser gênicas ou cromossômicas. Essas mutações podem resultar em patologias de maior e menor gravidade. Nesse sentido, qual tipo de mutação está envolvido no surgimento da Anemia Falciforme?

Carregando...
Q788399

  Um pesquisador observou, em uma árvore, um ninho de uma espécie de falcão. Apenas um filhote apresentava uma coloração típica de penas de ambos os pais. Foram coletadas amostras de DNA dos pais e filhotes para caracterização genética dos alelos responsáveis pela coloração das penas. O perfil de bandas obtido para cada indivíduo do ninho para os lócus 1 e 2, onde se localizam os genes dessa característica, está representado na figura.

Dos filhotes, qual apresenta a coloração típica de penas dos pais?

Carregando...
Q788432

  Um herbicida de largo espectro foi desenvolvido para utilização em lavouras. Esse herbicida atua inibindo a atividade de uma enzima dos vegetais envolvida na biossíntese de aminoácidos essenciais. Atualmente ele é bastante utilizado em plantações de soja, podendo inclusive inibir a germinação ou o crescimento das plantas cultivadas.
De que forma é desenvolvida a resistência da soja ao herbicida?

Carregando...
Q788398

  Atualmente, uma série de dietas alimentares têm sido divulgadas com os mais diferentes propósitos: para emagrecer, para melhorar a produtividade no trabalho e até mesmo dietas que rejuvenescem o cérebro. No entanto, poucas têm embasamento científico, e o consenso dos nutricionistas é que deve ser priorizada uma dieta balanceada, constituída de frutas e vegetais, uma fonte de carboidrato, uma de ácido graxo insaturado e uma de proteína. O quadro apresenta cinco dietas com supostas fontes de nutrientes.

A dieta que relaciona adequadamente as fontes de carboidrato, ácido graxo insaturado e proteína é a

Carregando...
Q772539

Com a criação da Rede Brasileira de Banco de Perfis Genéticos na década de 2010 e a aprovação da Lei nº 12.654, em 2012, foi possível inserir perfis genéticos de vestígios e condenados em um banco nacional de perfis genéticos e confrontar esses perfis utilizando o software CODIS. Recentemente, o Governo Federal, através do ministério da justiça, tem enfatizado a necessidade de ampliação do número de perfis nesse banco. Em relação ao processamento de amostras biológicas para inclusão no banco de perfis genéticos, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de procedimentos adotados pela equipe pericial.

Carregando...
Q772553

A Eritroblastose Fetal é uma doença hemolítica que decorre de uma incompatibilidade do grupo RH entre a mãe e seu bebê. O contato do sangue da mãe com o sangue do bebê induzirá a produção de anticorpos Anti-RH na mãe. Assim sendo, qual dos seguintes fenótipos é o responsável pelo aparecimento dessa doença no feto em uma posterior gestação?

Carregando...
Q785885

   A esquistossomose (barriga-dʼágua) caracteriza-se pela inflamação do fígado e do baço causada pelo verme Schistosoma mansoni (esquistossomo). O contágio ocorre depois que larvas do verme são liberadas na água pelo caramujo do gênero Biomphalaria, seu hospedeiro intermediário, e penetram na pele humana. Após o diagnóstico, o tratamento tradicional utiliza medicamentos por via oral para matar o parasita dentro do corpo. Uma nova estratégia terapêutica baseia-se na utilização de uma vacina, feita a partir de uma proteína extraída do verme, que induz o organismo humano a produzir anticorpos para combater e prevenir a doença.

Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Fiocruz anuncia nova fase de vacina para esquistossomose. Disponível em: http://agencia.fiocruz.br. Acesso em: 3 maio 2019 (adaptado).

Uma vantagem da vacina em relação ao tratamento tradicional é que ela poderá

Carregando...
Q772538

No início da década de 2000, foi decodificado o Genoma Humano e, através desse estudo que uniu laboratórios de várias partes do mundo, além da descoberta de que existiam pouco mais de 20 mil genes no genoma humano, foi possível compreender de forma mais profunda as semelhanças e as diferenças moleculares (polimorfismos) observadas entre os seres humanos, com grandes implicações na medicina, nos estudos evolutivos e na investigação forense. Em relação aos polimorfismos moleculares e o genoma humano, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q745995

A ausência dessa proteína poderá favorecer a

Carregando...
Q701625

Os vegetais e os animais multicelulares, assim como os protistas e fungos, são seres eucariotos. Uma das maiores diferenças entre os eucariotos e os procariotos está na presença de organelas celulares. Sobre a diferença entre os seres eucarióticos e procarióticos, assinale a alternativa incorreta:

Carregando...
Q746066

Suponha que do cruzamento de um pato e uma pata, ambos de pelo branco, nasça um pato de pelo preto, que é a característica recessiva. Sobre essa situação, é correto afirmar que afirmar que

Carregando...
Q754994

Uma idosa residente em uma cidade do interior do país foi levada a um hospital por sua neta. Ao examiná-la, o médico verificou que a senhora apresentava um quadro crônico de edema linfático nos membros inferiores e nos seios, concluindo ser um caso de elefantíase ou filariose linfática. Preocupada com a possibilidade de adquirir a mesma doença, a neta perguntou ao médico como era possível se prevenir. Qual foi a orientação dada à jovem pelo médico?

Carregando...
Q746022

Considere, em um fragmento ambiental, uma árvore matriz com frutos (M) e outras cinco que produziram flores e são apenas doadoras de pólen (DP1, DP2, DP3, DP4 e DP5). Foi excluída a capacidade de autopolinização das árvores. Os genótipos da matriz, da semente (S1) e das prováveis fontes de pólen foram obtidos pela análise de dois locos (loco A e loco B) de marcadores de DNA, conforme a figura.

A progênie S1 recebeu o pólen de qual doadora?

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) B
  • 3) E
  • 4) A
  • 5) D
  • 6) D
  • 7) D
  • 8) D
  • 9) E
  • 10) E
  • 11) E
  • 12) A
  • 13) C
  • 14) A
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282