Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 42 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q675205

As questões nacionais no Oriente Médio e na África, que marcam conflitos históricos atuais no mundo, envolvem, sobretudo, disputas atuais e ideologia. Nos movimentos ocorridos na Tunísia e no Egito,conhecidos como Primaveras Árabes, é CORRETO afirmar:

Carregando...
Q754972

Segundo Marcuse, um dos pesquisadores da chamada Escola de Frankfurt, tais forças externas são resultantes de

Carregando...
Q675211

O neoliberalismo chegou com atraso ao Brasil e terminou cedo. O Pacto Liberal-Dependente de 1991 foi dominante no Brasil entre, aproximadamente, 1991 a 2005. Nasceu do colapso do Plano Cruzado e do decorrente vácuo de poder que se estabeleceu entre 1987 e 1990. Para a classe capitalista de um país em desenvolvimento como o Brasil, a opção política fundamental está sempre em decidir se deve se aliar aos trabalhadores e às classes médias profissionais que constituem seu mercado interno ou às elites dos países ricos; em outras palavras, se deve ser parte da construção de uma nação ou se deve assumir a dependência. No primeiro caso, ela tem de aceitar maiores salários da burocracia pública e dos trabalhadores, e maiores gastos do Estado com educação, saúde e assistência social. Em compensação, tem um mercado interno maior e mais seguro para realizar lucros e investir; conta com o apoio do Estado na competição internacional; e se beneficia de maior estabilidade política, porque os governos são dotados de maior legitimidade. No segundo caso, as elites capitalistas locais globalistas pagam menos impostos e contam com aprovação maior da parte das elites dos países ricos à qual agrada sua submissão. [...] (BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. A construção política do Brasil: Sociedade, economia e Estado desde a Independência. 2. ed. São Paulo: Editora 34. p. 296)

A globalização e a chamada “nova ordem mundial" não são movimentos espontâneos, mas a articulação de pactos e de afirmação de modelos. Entre 1991 e 2005, como afirma Bresser-Pereira, o Brasil aderiu ao chamado neoliberalismo com o Pacto Liberal-Dependente. No trecho, é perceptível uma crítica do autor que está expressa corretamente em:

Carregando...
Q729455

De acordo com as charges, que se referem ao processo de Globalização, pode-se afirmar que

Carregando...
Q732686

Leia o texto e escolha a opção certa.

“O Consenso de Washington foi uma recomendação internacional elaborada em 1989 que tinha a intenção de combater as crises e misérias dos países subdesenvolvidos, sobretudo os da América Latina. Sua elaboração ficou a cargo do economista norte-americano John Williamson. EUA e, posteriormente, o FMI adotaram as medidas recomendadas como obrigatórias para fornecer ajuda aos países em crises e negociar as dívidas ex-ternas."

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/consensowashington.htm

Tal recomendação internacional aponta para o modelo político-econômico do:

Carregando...
Q674333

Em 17 de janeiro de 1991, iniciou o bombardeio a Bagdá, capital iraquiana, liderada por forças norte-americanas. Uma poderosa coligação militar internacional foi enviada ao Golfo pérsico. Essa operação militar foi denominada:

Carregando...
Q645738

A globalização é um processo econômico e social com crescente integração e interdependência entre os países e as pessoas do mundo todo. E, acerca da globalização podemos corretamente afirmar que:

Carregando...
Q685896

Os estudos africanos, área de crescente interesse entre os historiadores brasileiros, têm revelado a existência de um grande número de sociedades e culturas na África que poderiam ser estudadas nas escolas. Além disso, há algumas décadas, pesquisadores africanos produzem qualificadas investigações que possibilitam o reconhecimento de importantes contribuições do passado africano para o patrimônio histórico da humanidade. Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue os itens a seguir, a respeito do processo de humanização e das dinâmicas na formação das sociedades africanas.

O aparecimento dos Estados em África ocorreu por influência das sociedades orientais e mediterrâneas; as sociedades africanas antigas desconheciam as organizações estatais.

Carregando...
Q754970

Nos últimos anos do século XX, o sistema industrial experimentou muitas modificações na forma de produzir, que implicaram transformações em diferentes campos da vida social e econômica. A redefinição produtiva e seu respectivo impacto territorial ocorrem no uso da

Carregando...
Q675210

A Globalização que se segue à internacionalização do capitalismo, adota práticas comuns que

Carregando...
Q731705

No mundo globalizado, alguns fenômenos envolvendo as modalidades e formas de trabalho, vem ganhando destaque desde as últimas décadas do século XX. É esse o caso

Carregando...
Q566163

O surgimento da globalização e o fim da Guerra Fria criaram uma situação denominada pelo então presidente americano George Bush de Nova Ordem Mundial. Esta se estruturou sob a hegemonia econômica e ideológica dos Estados Unidos. Essa nova ordem corresponde ao capitalismo globalizado, tendo como alicerce ideológico o neoliberalismo. Sobre o neoliberalismo, julgue as afirmações abaixo: I- O neoliberalismo propõe a total liberdade às leis de mercado;
II- O neoliberalismo limita a intervenção do Estado na economia;
III- O neoliberalismo propõe a ilimitada intervenção do Estado na economia;
IV- O neoliberalismo anula a abertura comercial entre os países, aumentando taxas alfandegárias sobre importações.
Assinale a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q624092

A ideia de nação como lugar de pertencimento, ao qual os indivíduos têm ligação por nascimento, constitui-se na Europa do final do século XIX. Sua difusão resultou

Carregando...
Q703089

Assinale a alternativa correta. Em maio de 2017, Emmanuel Macron, de 39 anos, tornou-se o político mais jovem a assumir a Presidência da França. O candidato venceu a disputa após derrotar a líder de extrema direita Marine Le Pen. A candidatura de Marine Le Pen repercutiu internacionalmente principalmente em razão de suas propostas controversas. Dentre as principais promessas de campanha de Marine Le Pen estava:

Carregando...
Q599013

A Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação surge de um conflito muito sério de interesses: de um lado a atividade ilimitada e expansiva de exploração de recursos naturais, de outro a necessidade de garantir a manutenção das bases naturais, para a existência do homem e para a própria continuidade da atividade econômica expansiva que se quer represar.

RODRIGUES, J. E. R. Sistema Nacional de Unidades de Conservação Revista dos Tribunais, 2005

A diversidade na classificação das unidades de conservação, definidas pela lei, revela a existência de um impasse, pois

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) D
  • 3) B
  • 4) D
  • 5) B
  • 6) C
  • 7) A
  • 8) Errado
  • 9) D
  • 10) E
  • 11) B
  • 12) A
  • 13) C
  • 14) B
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282