Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Diretor de “Araguaia” quer novela “densa” para alavancar ibope – O diretor Marcos Schechtman é um entusiasta do seu trabalho. Graduado em ciências sociais e filosofia
pela UFRJ, Schechtman é um intelectual. Estreou na TV fazendo uma adaptação da “Comédia Humana”, de Balzac. Para caracterizar o ambiente de “Araguaia”, vale-se do conceito “rurbano”. “O interior projetado na nossa literatura não é o que existe na prática. Encontrei na região fazendeiros que passavam o fim de semana em Nova York”, diz.

Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2010/09/804411-diretor-de-araguaia-quer-noveladensa-para-alavancar-ibope.shtml>.Acesso em: 12 jul. 2019 (Adaptação).

A respeito do conceito de “rurbano”, considere as afirmativas a seguir.

  1. O termo indica um tipo de sociedade intermediária que concilia os aspectos contraditórios de uma vida rural e urbana; assim, remete à ideia de um atravessamento do rural pelo urbano, e vice-versa.
  2. O termo foi originalmente cunhado pelo geógrafo Gilberto Freyre, que o usou pela primeira vez em meados da década de 1940, quando a população brasileira deixou de ser majoritariamente rural para ser majoritariamente urbana.
  3. Um retrato das áreas “rurbanas” pode ser observado no trânsito, onde se encontram bicicletas, carroceiros e cavalos transitando e disputando lugar com automóveis nas vias mais urbanizadas das cidades.
  4. Um reflexo da rurbanização está na geração de emprego e renda no meio rural, impulsionada por demandas não agrícolas das populações urbanas, como é o caso das demandas geradas por residência no campo e de serviços ligados ao lazer (turismo rural e preservação ambiental, por exemplo).

Estão corretas as afirmativas

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282