Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

A Biologia da Conservação é a área que estuda as causas de ameaças e extinção de espécies a fim de desenvolver métodos de preservação de genes, espécies, comunidades e ecossistemas, como por exemplo, formas para estimar as taxas atuais de extinção e identificar espécies em risco de extinção. A partir do contexto, analise a adequação das estratégias propostas abaixo:

  1. O estudo longitudinal da relação entre o número de espécies e o tamanho de uma área analisada é uma forma de estimar o número de extinções em consequência da destruição do habitat, como por exemplo, o estudo das florestas tropicais brasileiras ao longo das décadas relacionando a taxa de desmatamento com o número de espécies.
  2. A análise da interação entre a variação genética da população, a morfologia, a fisiologia, o comportamento e seu ambiente físico e biológico é usada para estimar o risco de extinção de uma população, pois espécies cuja população esteja aumentando rapidamente em uma área provavelmente serão extintas por perturbações locais tais como incêndios.
  3. As informações demográficas e genéticas coletadas ao longo do tempo são usadas para determinar o risco de extinção de populações que vivem em diferentes locais com perturbações naturais frequentes, tais como a análise dos dados de sobrevivência, crescimento e reprodução de plantas submetidas a periódicos eventos naturais de incêndios (cerrado) ou enchentes (região amazônica).

É CORRETO o que se afirma em:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282